Audi lança novos a3 sportback e s3
-
audi a3 sportback terá três opções de motores a gasolina, o mais potente entrega 180 cavalos
a audi está em ritmo acelerado de novidades. em dois dias, apresentou os novos a3 sportback e s3, que serão mostrados ao público no salão de paris. o a3 sportback, versão quatro portas do modelo, traz algumas diferenças em relação ao hatch duas-portas revelado em março. as primeiras aparecem já nas dimensões. a distância entre-eixos passou para 2,64 m (35 mm a mais), enquanto o comprimento ficou em 4,31 m (ante 4,24 m). a capacidade do porta-malas também aumentou em 10 litros, para 380 l - e pode chegar a 1.220 l com os bancos rebatidos. o novo a3 sportback usa a plataforma mbq da volkswagen, o que o deixa 90 kg mais leve que a geração anterior - são 1.205 kg na versão 1.4 tfsi. por falar nos motores, o a3 sportback terá, inicialmente, cinco opções de motorização na europa - fora a versão híbrida prevista para o futuro. todas receberão dispositivos especiais que podem reduzir o consumo de combustível em até 10%, como o sistema start/stop (que desliga o motor quando o carro para por um determinado período e o religa quando o motorista pisa no acelerador). os propulsores tfsi, a gasolina, serão o 1.2 (105 cv), o 1.4 (122 cv ou 140 cv, na unidade com desativação de dois cilindros) e o 1.8 (180 cv). com o mais potente deles, o a3 sportback pode chegar a 232 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos, segundo a audi. já os motores tdi estarão disponíveis nas versões 1.6 de 150 cv e 2.0 de 184 cv. todos são combinados com câmbio manual de seis velocidades. o automático s tronic de dupla embreagem fica disponível como opcional.
audi a3 sportback no interior, o modelo conta com o sistema mmi, que controla recursos multimídia, como navegador e telefone, além de monitor retrátil de 7 polegadas na parte central do painel. o som da bang & olufsen tem 705 watts e 14 alto-falantes. além disso, o a3 sportback completo é equipado com vários dispositivos de assistência ao motorista, como o adaptative cruise control, que mantém o veículo a uma distância fixa do carro à frente, e o side assist, que monitora os pontos cegos e até corrige a posição do volante eletronicamente caso o motorista mude de faixa sem avisar. um novo dispositivo de proteção ao pedestre levanta o capô do carro para amortecer o impacto de um possível atropelamento.
apesar de já possuir visual agressivo,o sportback poderá ser equipado com o pacote de acabamento s line, que dá linhas esportivas ao design, ou com o kit o s line sport package, que traz modificações no motor e melhora o desempenho.
s de esportividade
mas quem quer uma versão espertinha de verdade pode partir direto para o s3. baseado na versão duas portas do a3, ele já sai de fábrica com motor 2.0 turbo de 300 cv e 38,7 kgfm, torque disponível já a partir de 1.800 rpm e até 5.500 rpm. com essas credenciais, e o auxílio do câmbio s tronic, ele atinge velocidade máxima de 250 km/h e promete aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos - o que o torna 0,4 s mais veloz que o s3 atual, equipado com propulsor de 256 cv e 33,6 kgfm. a transmissão manual de seis marchas também é oferecida. com ela, o 0 a 100 km/h é cumprido em 5,4 s.
audi s3 é a mais apimentada das versões, com 300 cm e 0 a 100 km/h em 5,1 s entre os recursos do propulsor 2.0 está o variador de fase, que atua sobre as válvulas tanto na admissão quanto no escape e o sistema direto de injeção de combustível, que trabalha em conjunto com o indireto. o som emitido pelo escapamento também está turbinado , graças à presença de uma válvula que se abre quando o motor trabalha em giros mais altos - um atuador eletromecânico transmite o ruído para o interior do carro. tudo em prol da esportividade. a tração integral é de série e prioriza as rodas dianteiras no s3. o condutor ainda conta com o drive select, que ajusta as características do acelerador eletrônico, da direção elétrica progressiva e as trocas de marcha do câmbio s tronic de acordo com o modo escolhido - são quatro, no total.os mesmos itens de segurança e assistência ao condutor do a3 sportback são ofertados aqui.
motor 2.0 turbo tem torque de 38,7 kgfm a partir de 1.800 rpm no visual,destaque para os para-choques com entradas de ar mais amplas, grade prateada,rodas de 18 polegadas com novo desenho e quatro ponteiras de escape na traseira.
a previsão é de que o a3 sportback apareça nas lojas brasileiras no começo do ano que vem. na europa, sua versão mais simples deve custar cerca de € 22.500, o equivalente a cerca de r$ 60 mil. no brasil, o a3 sportback atual não sai por menos de r$ 119 mil. já o s3 tem preço inicial de € 38.900, ou pouco mais de r$ 100 mil. ele também deve desembarcar por aqui no próximo ano.