Hyundai hb20: será um sucesso?
-
fotos divulgação
quando se assume o primeiro lugar em algo, um prêmio é colocado automaticamente sobre a sua cabeça. a história dos esportes não me deixa mentir. o primeiro lugar é, ao mesmo tempo, o posto mais desejado e temido por todos que estão em uma competição. e é isso que torna tão sedutora a sensação de estar no topo.
em nosso mercado de veículos, ninguém está acima do vw gol. desde que este assumiu o primeiro lugar em vendas, em duas ocasiões distintas houve um italiano que tentou colocar água no chopp alemão, mas a ofensiva durou pouco, nem arranhou a hegemonia do campeão. fiat tipo e fiat uno foram os únicos veículos que, por pelo menos uma vez, e sem a devida consistência, impediram a liderança de ponta-a-ponta do compacto das auto.
mas agora a disputa pelo cinturão dos compactos de entrada ficou mais séria. nunca na história desse país houveram tantos lançamentos importantes nessa divisão de veículos. a japonesa toyota trouxe o seu indiano etios, enquanto a chevrolet optou por desenvolver o onix voltado para as necessidades tupiniquins. em outra ocasião abordarei os dois postulantes ao título em questão, mas os holofotes no momento estão sobre o top contender hyundai hb20.
desde que o primeiro rabisco da fábrica nacional foi feito, os coreanos já sabiam o que queriam: destronar o vw gol. imagino que os designers e engenheiros da marca coreana dormiram e acordaram todos os dias com fotos do gol ao lado de suas camas, durante cada etapa do projeto. a tarefa dada a eles não seria fácil, mas a glória requer sacrifícios e lutas que sequer o melhor romance de drama poderia relatar com exatidão.
a partir do dia 10 de outubro, nas concessionárias hyundai com portas emolduradas em azul, o consumidor brasileiro poderá entregar suas economias na compra de um carro pensado exatamente para ele, ou pelo menos é essa a idéia.
bonito ele é. carrega em seu genoma as linhas da tal õescultura fluída?, capaz de fazer consumidores formarem fila por modelos superfaturados no brasil como sonata, veloster e elantra. é similar ao efeito de colocar uma panicat (de biquini) para vender gelo a esquimós, cobrando um dólar por cubo. a beleza enfeitiça e traz resultados, é fato, mas não põe mesa. e os pais do hb20 já tinham isso em mente.
custando a partir de r$ 31.995, o compacto busca superar o vw gol em todos os aspectos. se não supera, pelo menos iguala. por exemplo, os motores são 1.0 e 1.6 em ambos os casos, mas no hb20 os motores são mais modernos: o 1.0 é o mesmo que equipa o kia picanto, com três cilindros, comando de válvulas variável, quatro válvulas por cilindro e 80 cv com etanol. já o 1.6 é aquele mesmo que empurra o kia soul, com 16v e duplo comando variável, rendendo 128 cv com etanol. em tecnologia e cavalaria, dá um banho nos motores ea-111 da vw.
o vw gol mais ?pelado? é mais barato, mas o hb20 entrega ar-condicionado e airbag duplo de série. o alemão era o único compacto de entrada com coluna de direção regulável em altura e profundidade, agora não é mais. nas dimensões, os 3,90 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de entre-eixos são similares às medidas do seu alvo, que perde por 2 cm na largura e 3 cm entre as rodas. no porta-malas, o hb20 coloca 15 litros a mais (totalizando 300 litros) do que o alemão, o suficiente para acomodar sua mochila entre a bagagem da sua esposa.
infelizmente a hyundai levou a sério demais a idéia de ?pelo menos igualar? e se esqueceu de se destacar nos lances aonde o gol é contra. ar-condicionado digital ou cruise control? não há. teto solar? nem em sonho. controles de tração e estabilidade? conta outra. e ainda que ofereça airbag duplo frontal de série em todas as versões, infelizmente não passa disso. enquanto isso o fiat palio ri de orelha a orelha com seus airbags laterais e teto solar gigante (ainda que opcionais).
se desejar, o consumidor adepto do conforto pode levar o hb20 equipado com câmbio automático de (argh) quatro velocidades, desde que escolha a versão 1.6 confort style por r$ 45.995 ou a premium por r$ 47.995, com o mesmo propulsor. ainda que possa argumentar que oferece um câmbio automático de verdade contra o asg automatizado do vw gol, o hb20 at ficará corado de vergonha quando o chevrolet onix revelar as seis velocidades sequenciais do seu câmbio.
mas, afinal, será o hyundai hb20 um sucesso? levando em consideração o preço, seus equipamentos oferecidos, o status que a marca coreana atingiu entre os brasileiros e o conjunto da obra, qualquer um afirma de olhos fechados que o sucesso é quase garantido, basta a hyundai se comprometer em oferecer um bom pós-venda e colocar a fábrica à todo vapor para suprir a demanda por esse carro e seus componentes, que será bem alta.
porém, a presença do hb20 no mercado não trará um novo campeão de vendas a princípio, e sim irá provocar uma maior divisão do mercado de compactos entre carros cada vez melhores, e esta será a provável razão da queda do atual detentor do cinturão, que será obrigado a se aprimorar, se ainda quiser continuar com essa dura vida de campeão. ao consumidor dessa categoria, sugiro que se prepare, pois a briga pelo seu dinheiro nunca foi tão boa. como diria bruce buffer, it?s tiiiiiiiiime!