Coluna mecânica online® nº 18 é quem consome mais combustível? volkswagen gol 1.6 litro ou boeing 747-400 é parte i
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foto: divulgação / vw gol
para muitos a economia de combustível é fator determinante na escolha de um automóvel, mas no projeto de desenvolvimento e engenharia de um veículo, quando comparado com um avião, como o dinâmico e possante boeing 747-400, pode parecer simples a solução para nossa dúvida: quem consome mais combustível? o automóvel ou o avião?
vamos considerar um automóvel volkswagen gol com motorização 1.6 litro na configuração de três passageiros e um motorista, que será nosso ?tripulante?, enquanto do outro lado temos simplesmente um boeing 747-400 em sua configuração mais usual: 416 passageiros e 20 tripulantes.
o desafio é sair da cidade de guarulhos, em são paulo e chegar em manaus, no amazonas. por via terrestre o percurso será por várias rodovias federais e com os maiores trechos situados na br 364 até porto velho e br 319 de porto velho até manaus, alcançando uma distância de 3.873 quilômetros entre trechos de rodovias e cidade.
já o avião para essa rota utiliza as famosas aerovias, partindo de guarulhos, passando nas rotas de poços de caldas, goiânia, teres e finalmente manaus. uma distância bem menor que totaliza 2.798 quilômetros, quase que 1.000 quilômetros a menos quando comparado com o percurso terrestre.
para facilitar nossos cálculos, como acontecia no tempo da escola, vamos desconsiderar algumas e utilizar outras variáveis mais diretas, permitindo assim uma rápida comparação. apenas velocidade e consumo de combustível em função do número de passageiros serão considerados nesse primeiro momento.
o consumo médio do volkswagen gol na estrada com quatro pessoas a bordo, carga de bagagem completa, fica na média de 12 km/l, de forma que precisaríamos de 323 litros de gasolina para fazermos o percurso entre são paulo e amazonas. desconsiderando nosso ?tripulante?, o motorista, ficamos com um consumo aproximado de 108 litros de gasolina para cada um dos três passageiros a bordo. vamos considerar que a velocidade média em nossa viagem com o veículo fique em 80 km/h.
agora vamos para o boeing. em velocidade de cruzeiro o 747-400 tem um consumo horário de 15.000 litros de querosene, com nível de voo em 35 mil pés, cerca de 10.668 metros de altitude em relação ao nível do mar. a temperatura externa é de 50º c negativos. já a velocidade em cruzeiro será de 926 km/h. o tempo para realizar o percurso é de 181 minutos, ou seja, 3 horas e um minuto.
agora que você já tem as variáveis definidas, percurso, velocidade e tempo, fica fácil colocar na ponta do lápis e decidir: quem consome mais combustível, o volkswagen gol 1.6 litro ou boeing 747-400? na próxima edição da coluna mecânica online® vamos demonstrar quem leva vantagem em nosso comparativo.
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a última geração da transmissão xtronic cvt®, que equipa modelos como juke e o reestilizado altima, será uma das atrações da nissan durante o salão do automóvel. o estande da marca contará com uma unidade da transmissão continuamente variável para que os visitantes conheçam seu funcionamento e benefícios.
a iveco deu mais um passo à frente no desenvolvimento de tecnologia de combustíveis alternativos ao entregar o primeiro caminhão movido a gás natural veicular para aplicação em coleta de lixo no brasil, o iveco tector gnv, para ser testado em porto alegre (rs) pela companhia de gás do estado, a sulgás, e pelo dmlu (departamento municipal de limpeza urbana).
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contatos do autor: tarcisio dias é profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecatrônico e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. e-mail: [email protected]