Usando mapas de eficiência de turbinas
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resumo 2, vc não vai ter 1,98 de pr naquela rotação pois a vazão do motor não vai dar conta de tocar a turbina.
esse mapa é do compressor para deixar bem claro… o mapa da turbina é diferente e nunca se encontra disponível... a curva não ficaria daquela forma, o inicio teria uma inclinação menor trabalhando dentro da ilha de rendimento
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aquela região é de choke e não surge… surge fica a direita do gráfico... em resumo, é um turbo muito grande para esta aplicação
é o contrário… a esquerda do grafico é surge, a direita é choke.
pressure ratio, tá errado vc precisa levar em consideração a perta na pressurização (a garret fala em cerca de 0,07 em sistemas com intercooler) e a perda na admissão (se vc for usar filtro de ar ele pode causar pequena restrição na ordem de 0,01bar)
assim ao nivel do mar (aonde temos 1.040mbar) com 1bar de turbo seria algo como p2/p1= (1,00+0,07+ 1,04)/(1,04-0,01) = 2,05
já o calculo do aumento de pressão no coletor segue: (1+1,04)/(1,04) = 1,96%
vc precisa calcular o fluxo em potencia máxima (como vc fez) e no regime de torque máximo assumir que o rendimento volumétrico é maior e recalcular... note que vc usou 7.500rpm, mas nesta faixa certamente o seu ve será bem menor do que estes 75%... um motor 2valvulas por cilindro tem cerca disso em torque máximo e uns 80% deste valor em potência máxima devido as restrições de fluxo (ainda mais se for carburado)
eu calculo diferente... um motor destes tem cerca de 12mkgf a 3.000rpm e uns 75cv a 5.500rpm (corrija se estiver errado), portanto uns 5lbs/min a 3.000 e uns 9,8lbs/min a 5.500
ai entra a suposição, considerando que aos 3.000rpm vc tenha 100% de pressão (vc pode brincar com outras pressões) vc terá 5 x 1,96 = 9,8lbs @ 2,05 (ligeiramente acima do grafico e em surge) e 9,8 x 1,6 = 15,68lbs/min@2,05 na condição de potência máxima.
entram ainda temperatura de admissão e mais algumas outras coisas, mas da pra ter noção assim...
por ultimo...cuidado com esse grafico ai handmade quer dizer que ele traçou a unha ou no minimo a olho... ja peguei um grafico destes que ta longe de representar a verdade qdo comparado com um real da garret que vazou (circula na net, só procurar)
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para complementar a bela correção do over, segue trecho do site da borg warner
linha de surge
o gráfico é limitado à esquerda pela linha de surge, que é basicamente a “interrupção” do fluxo de ar na entrada do compressor. com uma vazão de ar muito baixa e razão de_compressão_ muito elevada, o escoamento não consegue mais aderir ao lado de sucção das palhetas e o resultando é a interrupção do processo de descarga. o fluxo de ar pelo compressor é revertido até que uma razão de compressão estável com vazão de ar positiva seja alcançada, a pressão aumenta novamente e o ciclo se repete. esta instabilidade na vazão continua com frequência fixa e o ruído resultante é conhecido como “surge”.linha de “choke” ou blocagem
a vazão de ar máxima de um compressor centrífugo é normalmente limitada pela área de seção transversal na admissão do compressor. quando a vazão na admissão do rotor atinge velocidade sônica, não é mais possível nenhum aumento na vazão de ar. a linha de “choke” se localiza à direita no mapa do compressor, sendo caracterizadas por um declínio acentuado da razão de compressão à rotação constante. -
dicalegal… entre no site da garret e use o simulador heheeh ele traça os dois pontos de operação e te da modelos de turbinas que comportam a vazão, ai vc escolhe o que ambos os pontos caibam no grafico (alguns entram em surge e vc tem que descartar pois o simulador não é tão perfeito assim)...se tiver um pouco mais de zelo escolhe o que os pontos estejam nas ilhas de maior eficiência
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hanks, se mecânica automotiva é ou será sua profissão, compre esse simulador aqui http://www.speed-wiz…turbo/index.htm
além de auxiliar a calcular qualquer coisa em um automóvel, especialmente o motor, tem várias curvas de turbinas além daquelas que você pode entrar manualmente.
uso ele à anos e sempre deu certo nas aplicações que fiz.
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outra dica: faça o básico bem feito. sério, mas, mtos caras bons tecnicamente, esquecem de detalhes como limpeza do ambiente, manter o carro do cliente limpo, organização e afins. e boa sorte na empreitada
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obrigado, meu foco é em preparação e manutenção p/ pessoas exigentes, apesar de não ser o guru da mecânica automotiva, sou bastante caprichoso, paciente, organizado e limpo… e muito obrigado pelo apoio, eu jamais chegaria onde estou sem o pp team. aqui vão algumas fotos da oficina:
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valeu pessoal
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parabéns hanks e boa sorte. é bastante promissor seu projeto.
só não esqueça de melhorar a iluminação e ter tomadas de energia - é fundamental em oficinas.
não essencial mas uma rede network com cabo, para interligação de notebooks e computadores ajuda e é mais fácil e segura do que wireless.
um elevador seria utilíssimo, investimento caro mas de retorno rápido.
se tiveres $$ para de fazer o piso industrial granilite (couro-duro) o chão durará uma eternidade além de ser fácil de lavar em casos de vazamento de óleo.
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mestre lancia, iluminação tem, e muita, muita mesmo, e além do local ter uma bela iluminação, eu tenho dois pendentes de luz, o sistema elétrico já é todo reforçado e usa padrão industrial já que antes esse local era utilizado por uma metalúrgica, já tenho internet com cabo e wireless um notebook e um computador exclusivos da oficina, os próximos upgrades serão: um elevador, um dinamômetro e o piso, nessa ordem. obrigado pelo apoio
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ah, também criei um tópico em outra sessão para ir postando coisas do dia a dia da oficina, é esse aqui:
http://www.preparados.com.br/topic/51587-dia-a-dia-na-oficina/