Usando mapas de eficiência de turbinas
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para complementar a bela correção do over, segue trecho do site da borg warner
linha de surge
o gráfico é limitado à esquerda pela linha de surge, que é basicamente a “interrupção” do fluxo de ar na entrada do compressor. com uma vazão de ar muito baixa e razão de_compressão_ muito elevada, o escoamento não consegue mais aderir ao lado de sucção das palhetas e o resultando é a interrupção do processo de descarga. o fluxo de ar pelo compressor é revertido até que uma razão de compressão estável com vazão de ar positiva seja alcançada, a pressão aumenta novamente e o ciclo se repete. esta instabilidade na vazão continua com frequência fixa e o ruído resultante é conhecido como “surge”.linha de “choke” ou blocagem
a vazão de ar máxima de um compressor centrífugo é normalmente limitada pela área de seção transversal na admissão do compressor. quando a vazão na admissão do rotor atinge velocidade sônica, não é mais possível nenhum aumento na vazão de ar. a linha de “choke” se localiza à direita no mapa do compressor, sendo caracterizadas por um declínio acentuado da razão de compressão à rotação constante. -
dicalegal… entre no site da garret e use o simulador heheeh ele traça os dois pontos de operação e te da modelos de turbinas que comportam a vazão, ai vc escolhe o que ambos os pontos caibam no grafico (alguns entram em surge e vc tem que descartar pois o simulador não é tão perfeito assim)...se tiver um pouco mais de zelo escolhe o que os pontos estejam nas ilhas de maior eficiência
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hanks, se mecânica automotiva é ou será sua profissão, compre esse simulador aqui http://www.speed-wiz…turbo/index.htm
além de auxiliar a calcular qualquer coisa em um automóvel, especialmente o motor, tem várias curvas de turbinas além daquelas que você pode entrar manualmente.
uso ele à anos e sempre deu certo nas aplicações que fiz.
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outra dica: faça o básico bem feito. sério, mas, mtos caras bons tecnicamente, esquecem de detalhes como limpeza do ambiente, manter o carro do cliente limpo, organização e afins. e boa sorte na empreitada
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obrigado, meu foco é em preparação e manutenção p/ pessoas exigentes, apesar de não ser o guru da mecânica automotiva, sou bastante caprichoso, paciente, organizado e limpo… e muito obrigado pelo apoio, eu jamais chegaria onde estou sem o pp team. aqui vão algumas fotos da oficina:
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valeu pessoal
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parabéns hanks e boa sorte. é bastante promissor seu projeto.
só não esqueça de melhorar a iluminação e ter tomadas de energia - é fundamental em oficinas.
não essencial mas uma rede network com cabo, para interligação de notebooks e computadores ajuda e é mais fácil e segura do que wireless.
um elevador seria utilíssimo, investimento caro mas de retorno rápido.
se tiveres $$ para de fazer o piso industrial granilite (couro-duro) o chão durará uma eternidade além de ser fácil de lavar em casos de vazamento de óleo.
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mestre lancia, iluminação tem, e muita, muita mesmo, e além do local ter uma bela iluminação, eu tenho dois pendentes de luz, o sistema elétrico já é todo reforçado e usa padrão industrial já que antes esse local era utilizado por uma metalúrgica, já tenho internet com cabo e wireless um notebook e um computador exclusivos da oficina, os próximos upgrades serão: um elevador, um dinamômetro e o piso, nessa ordem. obrigado pelo apoio
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ah, também criei um tópico em outra sessão para ir postando coisas do dia a dia da oficina, é esse aqui:
http://www.preparados.com.br/topic/51587-dia-a-dia-na-oficina/