Que venha o ford fusion 2013
-
fotos: divulgação
antes de se tornar ?one ford?, a montadora americana oferecia dois sedãs de proporções semelhantes com características diferentes de acordo com o mercado. para os europeus, o dinâmico ford mondeo, para os americanos, o confortável ford fusion. mas graças à nova filosofia, mondeo e fusion agora formam um só carro, unindo o útil ao agradável, formando o ford fusion 2013. como água e óleo, esportividade e conforto não se misturam, então pode-se dizer que o novo fusion está mais para um mondeo 2013 que mudou de nome.
o novo sedã foi lançado pela ford em los angeles (eua) e será fabricado em cinco lugares é eua, bélgica, rússia, china e méxico, que atenderá ao mercado brasileiro é e vendido em 160 países. com o novo dna global da ford (que tem um visual ?ame ou odeie?), o fusion 2013 virá para terras brasileiras oferecendo na versão top o novo propulsor ecoboost 2.0 turbo de 240 cv e 34,7 kgfm de torque, que promete andar mais e consumir menos combustível que o antigo 3.0 v6. a ford divulgou apenas o preço desta versão para o mercado brasileiro: r$ 112.900. as vendas começam em fevereiro.
o fusion 2013 continuará a oferecer tração integral awd e câmbio automático sequencial de seis velocidades. a ford não optou pelo delicioso powershift de dupla embreagem, o que é uma pena. entre os itens oferecidos, estão presentes sistema de estacionamento automático, oito airbags e sync media system (que dessa vez falará português e trará mapas brasileiros). o cruise control evoluiu e agora oferece sistema adaptativo.
sua chave mykey é um show à parte, pois permite limitar o uso do veículo de acordo com a configuração de várias funções, como velocidade máxima e volume máximo do áudio por exemplo, o que é ótimo para cortar as asas do moleque de 18 anos que pede emprestada a chave do seu carro.
nas dimensões, o fusion 2013 agora possui 4,87 m de comprimento, 1,48 m de altura, 1,91 m de largura e 2,85 m de entre-eixos, mas o porta-malas sofreu da síndrome de new civic e perdeu 77 litros, oferecendo agora razoáveis 453 litros.
entre as versões oferecidas no brasil, a primeira prevista para chegar é a top de linha titanium 2.0 ecoboost awd, mas todos os gostos serão agradados com a oferta de outras versões: 2.0 ecoboost fwd (com tração dianteira), se duratec 2.5 16v (que será flex) e hybrid.