Avaliação “ fiat palio weekend trekking 1.6 16v flex 2012
-
fotos: marcus lauria
no segmento de peruas de entrada, a fiat sobrevive muito bem com o palio weekend em um terreno onde não é fácil emplacar boas vendas. surgido no tempo em que tinha o convívio com parati e corsa wagon, o veículo familiar da italiana é o único sobrevivente.
a linha oferece dois modelos “urbanos”, com motorizações 1.4 e 1.6 litro respectivamente, e o modelo adventure, de propulsor 1.8. as versões 2013 receberam algumas renovações estéticas. nossa versão de teste foi a trekking, que tem um novo para-choque dianteiro semelhante ao utilizado no grand siena na seção inferior (faróis de neblina e tomada de ar). a grade central também e nova e conta com um friso cromado na sua parte superior. por dentro está uma nova decoração no quadro de instrumentos, novos difusores de ar, porta-objetos diversos, novo apoio para o pé do motorista e nova chave telecomando. o preço desta versão parte de r$ 43.360.
o palio weekend trekking 1.6 16v flex conta com itens importantes para um veículo familiar: airbag duplo, freios abs, barras longitudinais no teto para fixação de bagagem e novos revestimentos internos. entre os opcionais, vale destacar a possibilidade do volante em couro com comandos do rádio, cd player/mp3 com interface bluetooth e rodas de liga leve de 14 polegadas. a chegada da linha 2013 não trouxe mais espaço interno para a perua, o principal ponto de atenção do veículo. no transporte de três adultos no banco traseiro, estes terão sensação de conforto comprometida.
o motorista deverá ter uma outra percepção do veículo. ele vai encontrar volante com regulagem de altura, ergonomia boa, com fácil acesso ao rádio, ar-condicionado (opcional) e demais comandos. para um carro de câmbio manual, é essencial um esforço para entregar ao motorista um câmbio e embreagem macios, tarefa que a fiat entrega no palio weekend trekking. essa boa sensação se completa com um habitáculo silencioso.