Lançamento é chevrolet onix chega por iniciais r$ 29.990
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fotos: marcus lauria
o ano era 1994. em meio a um mar de compactos comuns, parecidos entre si e com pouco a oferecer em questão de novidades, a chevrolet apostou suas fichas em um lançamento recente na europa, cujo nome era corsa wind. como seu sobrenome sugere, o compacto passou como um vento sobre o mercado, espalhando por todos os lados a antiga concepção sobre como deveriam ser os compactos de entrada. seu motor 1.0 era moderno e eficiente para a época, o carro reunia um design não encontrado em seus rivais, o espaço interno era interessante e bem aproveitado. foi um sucesso absoluto.
hoje os tempos são outros, mas a chevrolet está tão confiante como há 18 anos atrás, como pode ser visto no lançamento do onix, seu novo compacto. ainda que não seja tão revolucionário quanto o corsa wind, a novidade tem armamento de sobra para entrar na guerra por uma posição de destaque neste seguimento concorrido do mercado. passando desde um design bem resolvido a opcionais inexistentes em seus rivais, como a central multimídia mylink por exemplo, o onix não está afim de ser apenas um coadjuvante no mercado.
uma volta ao redor do compacto revela sua inspiração no gol, líder do mercado. a traseira é bem parecida, assim como a linha de cintura na lateral. mas a dianteira possui identidade chevrolet, e agrada bem mais do que em seus parentes de plataforma, cobalt, sonic e spin. oferecido nas versões ls, lt e ltz, o onix virá equipado com motores spe/4, 1.0 (80/78 cv @ 6400 rpm de potência e 9,8/9,5 kgfm @ 5200 rpm de torque, etanol/gasolina respectivamente) e 1.4 (106/98 cv @ 6000 rpm de potência e 13,9/12,9 kgfm @ 4800 rpm de torque, etanol/gasolina respectivamente). a boa caixa manual de 5 marchas do cobalt está disponível no pequeno, enquanto o automático sequencial de 6 marchas chegará em breve.
todas as versões são equipadas com abs/ebd, airbag duplo frontal e direção hidráulica. a versão lt incorpora pneus 185/65 r15 e vidros dianteiros/travas elétricas. o ar-condicionado só está disponível de série na versão ltz, junto com retrovisores elétricos, vidros elétricos na traseira e rodas de liga leve. o sistema mylink está disponível como opcional para a versão lt e de série na versão ltz.
infelizmente itens como controle de estabilidade e tração, airbags laterais, comandos de som no volante e cruise control não são encontrados nem como opcional. existem também os pacotes de personalização ?joy?, ?race? e ?24hoursó que oferecem os adesivos para carroceria que já estão se tornando moda entre as montadoras. e há também uma lista extensa de acessórios oferecidos, incluindo uma câmera de ré vinculada ao mylink. em breve traremos mais novidades sobre o comportamento do chevrolet onix em movimento, com o nosso editor marcus lauria que está presente no evento de lançamento.
confira a tabela de preços e os itens de série de cada versão:
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ls 1.0 (airbag duplo frontal, abs com ebd, direção hidráulica, ajuste de altura para o banco do motorista e coluna de direção e rodas de 14 polegadas com calotas): r$ 29.990.
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lt 1.0 (acrescenta protetor de cárter, espelhos e maçanetas na cor do veículo, travas elétricas, alarme, vidros elétricos dianteiros e chave tipo canivete): r$ 31.690.
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lt 1.4 (acrescenta ao lt 1.0 rodas de aço de 15 polegadas com calotas, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas): r$ 35.290.
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ltz 1.4 (acrescenta ao lt 1.4 com todos os opcionais vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, computador de bordo e regulagem elétrica dos espelhos externos): r$ 41.990.
confira a tabela de preços e os itens de série de cada versão:
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ls 1.0 (airbag duplo frontal, abs com ebd, direção hidráulica, ajuste de altura para o banco do motorista e coluna de direção e rodas de 14 polegadas com calotas): r$ 29.990.
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lt 1.0 (acrescenta protetor de cárter, espelhos e maçanetas na cor do veículo, travas elétricas, alarme, vidros elétricos dianteiros e chave tipo canivete): r$ 31.690.
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lt 1.4 (acrescenta ao lt 1.0 rodas de aço de 15 polegadas com calotas, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas): r$ 35.290.
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ltz 1.4 (acrescenta ao lt 1.4 com todos os opcionais vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, computador de bordo e regulagem elétrica dos espelhos externos): r$ 41.990.
primeiras impressões – por marcus lauria
bento gonçalves (rs) é assim que chegamos ao aeroporto salgado filho, em porto alegre, já nos deparamos com o novo onix no estacionamento, pronto para ser avaliado pelos jornalistas que chegavam da viagem. eu junto com mais dois jornalistas especializados escolhemos a versão mais completa e com motor 1.4 para avaliar primeiro.
visto de traseira, o modelo lembra muito a atual geração do volkswagen gol, só que com um aspecto mais robusto e musculoso. mesmo com a dianteira que segue o novo dna da marca, desta vez a gm não abusou muito e a traseira harmonizou com o restante do carro. o visual agradou a maioria das pessoas que puderam ver o carro com mais paciência.
por dentro, o padrão chevrolet é destaque, o acabamento é de boa qualidade, com plásticos agradáveis ao toque em sua maior parte. a posição de dirigir é excelente, os bancos são macios e não cansam em viagens longas. para quem vai atrás, o espaço é suficiente, cinco adultos de porte médio andam sem aperto.
na avaliação em uma estrada bem pavimentada, com curvas acentuadas e retas abundantes, o onix 1.4 se saiu bem, com três adultos no carro, mais bagagem. o 106 cv de potência com etanol se mostraram suficientes para empurrar o pequeno modelo da gm. as ultrapassagens foram feitas sem problema. nas curvas, a suspensão é bem acertada e não deixa o hatch sair, mesmo em velocidade mais elevada. um destaque é o silencio a bordo, percebido por todos os ocupantes do carro durante todo o trajeto.
já o modelo com motor 1.0, eu rende exatos 80 cv com etanol não foi páreo para o motor mais potente. o propulsor menos potente ?penou? para conseguir uma boa performance durante o teste. as subidas foram sacrificantes. assim como a necessidade de reduzir o excelente câmbio de cinco marchas, que possui trocas justas e macias.
viagem a convite da gm
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