Range rover vogue 2013
-
land rover range rover vogue 2013 (foto: land rover)
dirigir o novo range rover vogue é como voltar a ser criança, vestir a melhor e mais cara roupa e ouvir os pais dizerem: “tudo bem, pode brincar no parquinho”. no começo, a gente desconfia. depois, arrisca pisar com a ponta dos pés na areia – não sem antes olhar para trás para garantir a última aprovação. por fim, faz todo o tipo de estripulia e volta com lama até os cabelos e uma expressão de plena satisfação.
land rover range rover vogue 2013 (foto: land rover)
a equipe de engenharia da land rover reduziu em até 420 kg o peso do range rover - a diminuição varia de acordo com a versão.
a base do regime está no alumínio, que ocupa o lugar do aço no chassi, na carroceria, nos painéis, na suspensão e, também, no conjunto motor-câmbio. “o alumínio é mais difícil de trabalhar, especialmente na modelagem, até que se dê a ele a forma desejada. tem propriedades distintas do aço, mas oferece a mesma resistência. na verdade, até melhor porque é mais leve e isso permite o uso de motores e freios menores, o que se traduz em maior eficiência”, explica tony dale, gerente de manufatura da land. a estrutura em alumínio será empregada, também, no range rover sport – que deve ser mostrado no próximo salão de genebra, em março de 2013.
a eficiência prometida se traduz em números: a cada 100 kg retirados da massa, ganha-se 2% em economia de combustível. levando isso em consideração, chegamos à seguinte equação. a versão 4.4 tdv8 diesel libera 339 cavalos e 71,4 kgfm e cobra em consumo o equivalente a 12,5 km/l. já a 5.0 a gasolina despeja seus 510 cv e 63,7 kgfm em troca de 7,2 km/l – as aferições da land rover levam em conta a média registrada em trechos urbanos e rodoviários.
land rover range rover vogue 2013 (foto: land rover)
land rover range rover vogue 2013 (foto: land rover)