Ap 1.8 turbo 1kg pistão derretido
-
cara, comigo aconteceu uma vez justamente no cilindro que diminuí o gap da vela, não sei se estou errado, mas na minha concecpção as velas tem que estar todas iguais. detalhe, meu carro era injetado 4 bicos.
pode ser que nos quatro cilindros o gap estava alto demais, você diminuiu um que caiu no ideal e…
-
qdo vc fecha o gap vc facilita a queima, seja por mistura rica ou pobre….
peguei um carro uma vez que andava com 0,82 de lambda, só de acertar o ponto pro valor correto já subiu pra 0,85...mas ainda tinha uns misfiring que incomodavam.
deixamos assim porque o dono resolveu trocar bobina (carro devia ter uns 7 anos), velas, cabos e voltaria pra reacertar se precisasse... pois bem sonda subiu pra 0,88 depois de tudo trocado.
-
qdo vc fecha o gap vc facilita a queima, seja por mistura rica ou pobre….
peguei um carro uma vez que andava com 0,82 de lambda, só de acertar o ponto pro valor correto já subiu pra 0,85...mas ainda tinha uns misfiring que incomodavam.
deixamos assim porque o dono resolveu trocar bobina (carro devia ter uns 7 anos), velas, cabos e voltaria pra reacertar se precisasse... pois bem sonda subiu pra 0,88 depois de tudo trocado.
foi o que eu quis dizer. talvez ele andasse com gap alto, fechou em um cilindro que facilitou a queima da mistura pobre e fuu.
-
depois de lixar pra tirar o material do pistão que estava na parede do cilindro, percebi umas cabas horizontais que vão de cima a baixo do mesmo… será que vai pra retífica??? se for, vai ficar 1.9...
-
aparentemente, este cilindro apresentara sim problemas na retencao da compressao e deficiencia na lubrificacao.
a lixa correu somente no sentido horizontal ne é o ideal e que as ranhuras tenham angulo para que assim possam reter o oleo.
apesar que ja tive conhecidos que montavam assim mesmo apos quebra de pistao…..hehehe.
-
ronalds, a lixa passei apenas na horizontal sim.
eu estava usando óleo 10-40 mas vou passar a usar novamente o 20-50.
penso que o óleo estava esquentando demais e afinando, pois não tenho radiador de óleo.
também desconfio que essas cavas já estavam ali há muito tempo, desde que foi montado da última vez, pois o pistão mesmo ferrado não prende neles. afinal, o pistão derreteu e largou material na parede. não faz sentido ele ter feito tais cavas estando tão perto do estado líquido.. rssrsr
abraço
-
rapaziada, seguinte…
estava eu pesquisando sobre os jet coolers dos ap 2000 e os acho de estrema importância.
procurei sobre como adapta-los ao meu 1.8 que é isento desse item. vi em um dos sites, que eles ficam na base do cilindro ligados diretamente na galeria principal. por isso fiquei pensando que em uma retífica seria possível instalar os bicos injetores, fazendo apenas a furação necessária. penso que teria que trocar a bomba de óleo pra dar conta deles sem reduzir demais a pressão do sistema para não comprometer o resto.
mas o que pra mim parece simples, para quem entende da coisa pode ser impossível devido os impedimentos que desconheço.
alguém aqui já fez esse tipo de adaptação, ou já viu alguém fazer? pode me dar umas ideias de como fazer isso???
é possível ou só trocando o bloco (opção inválida rsrs)???
o meu objetivo é resfriar os pistões com os injetores e instalar um radiador de óleo para aumentar a segurança contra quebras naquelas pisadas...
abraço
-
boa noite galera
me digam se estou certo nas contas:
volume da câmara do cabeçote: 35ml
distância do pistão até o cabeçote 2.5mm (junta 1.5mm, teto cilindro 1mm)
diâmetro do cilindro: 81.5mm
diâmetro do vira:86.5mm
volume 4 cilindros = 1805ml
volume 1 cilindro 451.25ml
volume compressão (cabeçote+junta): 58.07ml
taxa: 11.02:1
será que essa taxa em cima de pistões originais com 1kg, mesmo no álcool, seria alta demais??
não estou contando com a cava do pistão, não sei a medida e nem a medida da canaleta. acredito que tenha uma redução de 10ml, o que daria +/- 9.2:1 de taxa.
abraço
-
o que vcs acham???
pistões (83mm) e pinos forjados com bielas originais, 10:1 de taxa com 1kg de pressão… será que aguenta???
a intenção seria deixar ele melhor, com mais torque, na fase aspirada e usar pouca pressão, pois não é um carro pra puxar o tempo todo, então nessa caso ganho dirigibilidade e um pouco mais de rendimento (economia) enquanto estiver andando de boa .
-
deivde eu estou usando 10,4:1 de taxa com 1,2bar de turbo no alcool e está aguentando, mas se faltar combustivel ou for um pouco mais de ponto destroi tudo, tem que estar bem reguladinho e a parte mecãnica tudo em ordem.
meu motor é diferente do seu, o meu é um fiat tipo 1.6 8v 4 bicos.
-
no seu caso me parece que o problema foi falta de refrigeração por falta dos jet oils junto com falta de combstivel, aquelas ranhuras na parede do cilindro está com cara de que os aneis jambraram e fizeram aquelas cavas, o correto seria retificar/encamisar.
-
marcos,
eu vou mandar retificar os cilindros sim e colocar pistões forjados 83mm. vou correr atrás de um intercooler e de um radiador de óleo. os jetcoolers para os pistões não sei se será possível adaptar, se alguém aqui já fez isso ou sabe se é possível, por gentileza, me dê uma luz
agora estou estudando a respeito de deixar a taxa de compressão mais alta pra ganhar mais torque e economia em baixa (10:1 +/-), vou manter a pressão do turbo perto de 1kg pra não passar de 20:1 de taxa dinâmica.
mas meu medo é se as bielas originais vão aguentar, ou mesmo, apesar de serem forjados, se ainda corro o risco de derreter os pistões.
o hallmetter sempre mostrou verde nas minhas puxadas, mas já percebi que com pistões originais o risco é grande independente do que mostra o hall.
mas e com forjados, será que o hall ainda vai me dar um baile ??
-
não manjo de ap mas acredito que é possivel instalar os jet oils sim, porém pode ser que se o seu carro estiver bem acertado ele não necessite dos jet oils, com mais taxa o carro fica bem melhor em baixa, use no máximo 1bar e no alcool, se for de gasolina tem que ser podium e baixa um pouco a pressão de turbo, outra coisa compre um condicionardor wideband e sonda lambda widband como ja falaram ai sim da para confiar na mistura ar/combustivel, mesmo fazendo a média dos 4 cilindros, agora se quiser mais precisão é precisa colocar termopar para cada cilindro para medir a temperatura dos gases do escape individualmente e assim compensar nos bicos individualmente.
-
boa dica marcos valeu
quem aqui sabe me dizer qual a medida máxima segura de um pistão para um bloco ap original 1.8?
tem gente que leva pra 2.0, mas acho arriscado, porém entre eu achar e ser verdade… vai longe...
qual seria então a medida máxima segura para não deixar o cilindro fino demais para turbo???
abraço