Etios conquista 4 estrelas em crash test. jac j3 e sandero, apenas uma
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toyota etios em crash test do latin ncap (foto: divulgação/latin ncap)
foram divulgados os resultados da terceira fase do programa de avaliação de carros novos para a américa latina, o latin ncap, que testa o nível de segurança de carros nacionais e realiza testes de impacto dos modelos vendidos na américa latina. nesta fase, foram oito modelos testados, todos à venda no mercado brasileiro. os dois modelos melhor avaliados foram o ford new fiesta e o honda city, ambos equipados com airbag duplo e isofix (sistema de engate para cadeirinhas infantis) receberam 4 estrelas na segurança para adultos e 4 para crianças.
o resultado foi alcançado após o crash test frontal, realizado a 64 km/h contra uma barreira deformável descentralizada, possuindo quatro manequins: dois com o tamanho de adultos no banco da frente, e dois menores, simulando uma criança de 3 anos e uma de 1 ano e 6 meses. a nota máxima possível atribuída aos modelos submetidos aos testes é de 5 estrelas.
recém-lançado, o toyota etios ganhou 4 estrelas na segurança para adultos e 2 para crianças, um resultado avaliado como bom pelos engenheiros, já que pelo histórico do programa, o desempenho dos populares nacionais é, no geral, bastante inferior ao seus similares europeus.
renault sandero em crash test do latin ncap (foto: divulgação/latin ncap)
o fluence, da renault, também conseguiu 4 estrelas na proteção dos ocupantes adultos, e 2 estrelas das crianças. na avaliação dos técnicos do latin ncap, o saldo não é tão positivo, pois pode ser notado que os resultados seriam mais críticos para os ocupantes se a batida fosse um pouco mais forte.
já o volkswagen polo conquistou 4 estrelas na segurança para adultos e 3 para crianças. o sedã borá, que aqui no brasil já saiu de linha, recebeu 3 estrelas em ambos os quesitos.
uma estrela
renault sandero e jac j3 foram os modelos com os piores resultados nos testes. o hatch popular da renault foi avaliado sem airbags, alcançando apenas 1 estrela na segurança dos ocupantes adultos e 2 estrelas na proteção de crianças, resultado apontado como péssimo pela instituição.
tão ruim quanto, foi o resultado do jac j3, que mesmo equipado com airbag duplo, alcançou a mesma avaliação: 1 estrela para adultos e 2 para crianças. a pontuação do chinês foi, inclusive, menor do que a conquistada pelo sandeiro. “isso mostra que não adianta nada o carro possuir os itens de segurança se a carroceria não consegue absorver o impacto apropriadamente”, comenta ronald vroman, da internacional consumer reserch and testing (icrt).
jac j3 em crash test realizado pelo latin ncap (foto: divulgação/latin ncap)
sobre o teste
o latin ncap realiza os crash tests com veículos cedidos pelas marcas ou patrocinados por instituições que opoiam o programa, e segue o padrão desenvolvido pelo global ncap, que também atua na europa. o teste de colisão é feito com bonecos de teste colocados dentro dos veículos, que têm 40% de sua parte frontal chocada contra uma barreira deformável a 64 km/h. os efeitos sobre os bonecos são medidos por sensores, que geram avaliações de proteção boa, adequada, marginal, fraca ou pobre.
a avaliação do engenheiro dino lameira, especialista da área automotiva do proteste brasil, é bastante positiva em relação à melhora no desempenho dos carros nacionais. embora afirme que os modelos mais básicos comercializados aqui e no restante da américa latina estejam 20 anos defasados em relação aos similares europeus e americanos, ele afirma que melhorias já estão sendo incorporadas aos projetos mais novos. “foi a primeira vez que conseguimos 4 estrelas no quesito segurança para crianças, por conta principalmente da presença do isofix . segundo o especialista, foi o equipamento que garantiu às cadeirinhas melhor fixação e estabilidade durante o impacto.
desde 2010, o latin ncap já realizou o test crash em 26 modelos. na próxima fase, a instituição pretende incluir o teste de impacto lateral, e talvez o teste feito com pedestres, ambos já realizados pelo euro ncap.