Latin ncap divulga os novos resultados
-
foto: divulgação
carro não é feito para bater, isso é fato. mas embora os sistemas de segurança ativa (abs, esp, controle de tração, etc) estejam cada vez mais comuns hoje em dia, há momentos em que a dama da sorte pode se distrair com um outdoor da victor hugo e nós acabamos sendo obrigados a depender da segurança passiva de nossos veículos (airbags, célula de sobrevivência, etc), e nessa hora é bom que ele tenha um céu bem estrelado em sua pontuação nos ncaps da vida.
ao contrário do que ocorreu nos anos de 2010 em 2011, a amostragem 2012 do latin ncap resultou em uma maioria de carros com 4 estrelas, um carro com 3 estrelas e dois vexames, com uma estrela cada. começando por baixo, vemos o jac j3, que conseguiu uma estrela e pontuação de 3,50/16,00 na proteção para adultos. no banco traseiro, foram 13,03/49,00 pontos na proteção de crianças. apesar do duplo airbag, a estrutura do j3 não foi capaz de suportar o impacto, demonstrando grande invasão do habitáculo e potenciais riscos aos passageiros.
outro resultado lastimável foi o renault sandero sem airbags, uma estrela e 4,61 pontos na proteção para adultos e 18,68 pontos na proteção para crianças. a estrutura do sandero se revelou não muito firme, com grande deformação da coluna ?a? e potencial risco para as pernas dos ocupantes, por culpa dos pedais. uma crítica para a renault foi o resultado de 3 estrelas para o dacia sandero no euroncap. e embora o europeu estivesse ocupado com airbags frontais, a deformação da coluna ?a? foi ligeiramente menor, talvez denunciando o uso de aço menos resistente no modelo brasileiro.
com três estrelas e 10,27 pontos na proteção para adultos, ficou o nosso antigo vw bora, que ainda é fabricado no méxico e usa a mesma plataforma do vw golf brasileiro. já no pelotão de cima, renault fluence conseguiu 4 estrelas e 11,97 pontos na proteção para adultos e 20,92 pontos na proteção para crianças. a falta de cintos com pré-tensionadores atrapalhou o resultado do sedã francês.
e dignos de aplausos ficaram vw polo, com 11,34 pontos na proteção para adultos e toyota etios, que fez 12,87 pontos na proteção para adultos, com 4 estrelas para ambos. o polo ficou com 3 estrelas na proteção infantil e o etios com apenas 2, fruto da falta de isofix para fixação de cadeirinhas infantis. honda city (12,03 pontos protegendo adultos) e ford new fiesta (12,87 pontos nas mesmas condições) conseguiram 4 estrelas tanto na proteção para adultos quanto na proteção para os pequenos, graças ao isofix. em comum entre os carros com 4 estrelas está a carroceria íntegra, com boa absorção do impacto.
esse resultado demonstra que, apesar de o brasileiro ainda estar dirigindo carros sem o mesmo padrão de segurança passiva que europeus/americanos, a nossa situação está melhorando, e o número de carros õestreladosó em nosso mercado é maior do que nunca.