Avaliação é kawasaki ninja zx-14r 2013
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fotos: eduardo azeredo
é uma moto? é um avião? é uma nave espacial? bom… na prática é um pouquinho de cada. mesclando seu fantástico design, que parece de uma nave espacial, com o conforto de um avião, essa máquina é capaz de proporcionar sensações incríveis a quem a pilota.
apesar de seu porte bastante avantajado, com mais de 2 metros de comprimento, pesando 268 kg, e da enorme potência, ostentando seus 210 cv, se mostra uma moto extremamente dócil, com manobrabilidade e ciclística sensacionais. sua construção foi muito bem definida, com centro de gravidade no ponto certo, fazendo com que mesmo no meio do trânsito se tenha grande tranquilidade para conduzi-la.
nos mais de 10 dias em que realizei os testes, rodando mais de 2.800 km, tive o enorme prazer de poder botar essa máquina no dinamômetro da oficina center moto, em botafogo, no rio de janeiro, para aferir potência e velocidade final, e os números foram impressionantes. com seu assustador motor 1441 cc, com quatro cilindros em linha, a fera rendeu 213 cv, acima do declarado pela kawasaki, e velocidade superior a 300km/h.
para segurar isso tudo a zx-14r conta com excelente conjunto de freios, com sistema abs no modelo testado, capazes de proporcionar reduções bastante bruscas com total segurança. outros componentes importantes são o controle de tração, com 3 estágios de regulagem, que tornam a pilotagem ainda mais segura praticamente eliminando, enquanto ativado, a possibilidade de ?patinar? com a roda traseira em uma aceleração, seja em reta ou curva, e também o controle de injeção eletrônica, com as opções ?low? e ?full?, que mapeiam o sistema para entrega de potência em 75% e 100%, respectivamente.
o seu design é um capítulo à parte, com linhas que transmitem extrema agressividade e pura esportividade, associados a uma estrutura onde cada um dos seus componentes, desde a suspensão até os faróis, montam um conjunto primoroso de muito beleza e robustez. há ainda a opção de monoposto, quando é coberto o assento do carona, fazendo a máquina ganhar um ar ainda mais esportivo.
um ponto negativo que identifiquei na máquina foi em relação ao acabamento de montagem. alguns detalhes, que iam de componentes da carenagem até a lanterna traseira, apresentavam falhas visíveis de encaixe, provavelmente ocasionados por deficiência na hora de montá-la.
uma característica que me chamou bastante a atenção foi o conforto, pois com meus 1.95 m de altura esta ninja me ofereceu um encaixe perfeito, proporcionando excelente posição de pilotagem. mesmo em trajetos mais longos, com rodagens superiores a 500 quilômetros em um curto espaço de tempo, o cansaço foi praticamente nulo. para pessoas mais baixas complica um pouco pois obriga o piloto a adotar uma postura extremamente esportiva, muito projetado para frente, o que pode gerar algum desconforto.
em resumo, uma moto dos sonhos para os apaixonados por velocidade, assim como eu. quem quiser, e puder, ter essa excelente máquina na garagem, deverá desembolsar r$ 56.990,00 pela versão standard ou r$ 60.990,00 pela versão com abs (preço público sugerido pela kawasaki, frete não incluso), e poderá optar pelas cores golden blazed green ou metallic spark black.
*ficha técnica:
motor: 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida
cilindrada: 1.441 cc
diâmetro x curso: 84,0 x 65,0 mm
taxa de compressão: 12,3:1
sistema de válvulas: dohc, 16 válvulas
potência máxima: 147,2 kw (200 cv) / 10.500 rpm
potência máxima com ram air: 154,5 kw (210 cv) / 10.000 rpm
torque máximo: 162.5 ném (15,7 kgf?m) / 7.500 rpm
sistema de combustível: injeção eletrônica
sistema de ignição: bateria e bobina (ignição transistorizada)
sistema de partida: partida elétrica
sistema de lubrificação: lubrificação forçada (cárter úmido com óleo refrigerado)
transmissão: 6 velocidades
sistema de acionamento: corrente de transmissão
relação de redução primária: 1,556 (84/54)
relação da 1ª marcha: 2,611 (47/18)
relação da 2ª marcha: 1,947 (37/19)
relação da 3ª marcha: 1,545 (34/22)
relação da 4ª marcha: 1,333 (32/24)
relação da 5ª marcha: 1,154 (30/26)
relação da 6ª marcha: 1,036 (29/28)
relação de redução final: 2,471 (42/17)
sistema de embreagem: multidisco, banhado à óleo
tipo de quadro: monocoque em alumínio
caster / trail: 23º / 93 mm
suspensão dianteira: garfo invertido de 43 mm com compressão, retorno e pré-carga da mola ajustáveis
suspensão traseira: uni-trak com amortecedor a gás, com compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis
curso da suspensão dianteira: 117 mm
curso da suspensão traseira: 124 mm
pneu dianteiro: 120/70zr17m/c (58w)
pneu traseiro: 190/50zr17m/c (73w)
freio dianteiro: disco duplo de 310 mm em forma de pétala, pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos (abs)
freio traseiro: disco simples de 250 mm em forma de pétala, pinça com 2 pistões opostos
ângulo de esterço (esq. / dir.): 31º / 31º
dimensões c x l x a: 2.170 mm x 770 mm x 1.170 mm
distância entre eixos: 1.480 mm
distância do solo: 125 mm
altura do assento: 800 mm
capacidade do tanque: 22 litros
peso em ordem de marcha: 265 kg / 268 kg (abs)
cores: golden blazed green e metallic spark black*dados do fabricante