Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Motos
  4. Avaliação é kawasaki ninja zx-14r 2013

Avaliação é kawasaki ninja zx-14r 2013

Agendado Fixado Trancado Movido Motos
2 Posts 2 Posters 935 Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    mlbimmer
    escreveu em última edição por
    #1

    fotos: eduardo azeredo

    é uma moto? é um avião? é uma nave espacial? bom… na prática é um pouquinho de cada. mesclando seu fantástico design, que parece de uma nave espacial, com o conforto de um avião, essa máquina é capaz de proporcionar sensações incríveis a quem a pilota.

    apesar de seu porte bastante avantajado, com mais de 2 metros de comprimento, pesando 268 kg, e da enorme potência, ostentando seus 210 cv, se mostra uma moto extremamente dócil, com manobrabilidade e ciclística sensacionais. sua construção foi muito bem definida, com centro de gravidade no ponto certo, fazendo com que mesmo no meio do trânsito se tenha grande tranquilidade para conduzi-la.

    nos mais de 10 dias em que realizei os testes, rodando mais de 2.800 km, tive o enorme prazer de poder botar essa máquina no dinamômetro da oficina center moto, em botafogo, no rio de janeiro, para aferir potência e velocidade final, e os números foram impressionantes. com seu assustador motor 1441 cc, com quatro cilindros em linha, a fera rendeu 213 cv, acima do declarado pela kawasaki, e velocidade superior a 300km/h.

    para segurar isso tudo a zx-14r conta com excelente conjunto de freios, com sistema abs no modelo testado, capazes de proporcionar reduções bastante bruscas com total segurança. outros componentes importantes são o controle de tração, com 3 estágios de regulagem, que tornam a pilotagem ainda mais segura praticamente eliminando, enquanto ativado, a possibilidade de ?patinar? com a roda traseira em uma aceleração, seja em reta ou curva, e também o controle de injeção eletrônica, com as opções ?low? e ?full?, que mapeiam o sistema para entrega de potência em 75% e 100%, respectivamente.

    o seu design é um capítulo à parte, com linhas que transmitem extrema agressividade e pura esportividade, associados a uma estrutura onde cada um dos seus componentes, desde a suspensão até os faróis, montam um conjunto primoroso de muito beleza e robustez. há ainda a opção de monoposto, quando é coberto o assento do carona, fazendo a máquina ganhar um ar ainda mais esportivo.

    um ponto negativo que identifiquei na máquina foi em relação ao acabamento de montagem. alguns detalhes, que iam de componentes da carenagem até a lanterna traseira, apresentavam falhas visíveis de encaixe, provavelmente ocasionados por deficiência na hora de montá-la.

    uma característica que me chamou bastante a atenção foi o conforto, pois com meus 1.95 m de altura esta ninja me ofereceu um encaixe perfeito, proporcionando excelente posição de pilotagem. mesmo em trajetos mais longos, com rodagens superiores a 500 quilômetros em um curto espaço de tempo, o cansaço foi praticamente nulo. para pessoas mais baixas complica um pouco pois obriga o piloto a adotar uma postura extremamente esportiva, muito projetado para frente, o que pode gerar algum desconforto.

    em resumo, uma moto dos sonhos para os apaixonados por velocidade, assim como eu. quem quiser, e puder, ter essa excelente máquina na garagem, deverá desembolsar r$ 56.990,00 pela versão standard ou r$ 60.990,00 pela versão com abs (preço público sugerido pela kawasaki, frete não incluso), e poderá optar pelas cores golden blazed green ou metallic spark black.

    *ficha técnica:

    motor: 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida
    cilindrada: 1.441 cc
    diâmetro x curso: 84,0 x 65,0 mm
    taxa de compressão: 12,3:1
    sistema de válvulas: dohc, 16 válvulas
    potência máxima: 147,2 kw (200 cv) / 10.500 rpm
    potência máxima com ram air: 154,5 kw (210 cv) / 10.000 rpm
    torque máximo: 162.5 ném (15,7 kgf?m) / 7.500 rpm
    sistema de combustível: injeção eletrônica
    sistema de ignição: bateria e bobina (ignição transistorizada)
    sistema de partida: partida elétrica
    sistema de lubrificação: lubrificação forçada (cárter úmido com óleo refrigerado)
    transmissão: 6 velocidades
    sistema de acionamento: corrente de transmissão
    relação de redução primária: 1,556 (84/54)
    relação da 1ª marcha: 2,611 (47/18)
    relação da 2ª marcha: 1,947 (37/19)
    relação da 3ª marcha: 1,545 (34/22)
    relação da 4ª marcha: 1,333 (32/24)
    relação da 5ª marcha: 1,154 (30/26)
    relação da 6ª marcha: 1,036 (29/28)
    relação de redução final: 2,471 (42/17)
    sistema de embreagem: multidisco, banhado à óleo
    tipo de quadro: monocoque em alumínio
    caster / trail: 23º / 93 mm
    suspensão dianteira: garfo invertido de 43 mm com compressão, retorno e pré-carga da mola ajustáveis
    suspensão traseira: uni-trak com amortecedor a gás, com compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis
    curso da suspensão dianteira: 117 mm
    curso da suspensão traseira: 124 mm
    pneu dianteiro: 120/70zr17m/c (58w)
    pneu traseiro: 190/50zr17m/c (73w)
    freio dianteiro: disco duplo de 310 mm em forma de pétala, pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos (abs)
    freio traseiro: disco simples de 250 mm em forma de pétala, pinça com 2 pistões opostos
    ângulo de esterço (esq. / dir.): 31º / 31º
    dimensões c x l x a: 2.170 mm x 770 mm x 1.170 mm
    distância entre eixos: 1.480 mm
    distância do solo: 125 mm
    altura do assento: 800 mm
    capacidade do tanque: 22 litros
    peso em ordem de marcha: 265 kg / 268 kg (abs)
    cores: golden blazed green e metallic spark black

    *dados do fabricante

    1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      Gaucho
      escreveu em última edição por
      #2

      maquinaço, pena q é feia

      1 Resposta Última resposta

      • Login

      • Não tem uma conta? Cadastrar

      • Primeiro post
        Último post
      0
      • Recente
      • Usuários