a corrida em interlagos neste domingo (25) tinha todos os ingredientes para ser histórica. não só porque definiria, pela sétima vez na história, um campeão mundial, como pelo fato de essa ser uma disputa entre dois pilotos que queriam o tricampeonato mundial.como um ingrediente a mais, o clima instável - já conhecido no autódromo paulistano - resolveu ser protagonista no último fim de semana da temporada 2012 da fórmula 1. e deixou a todos preocupados.o tempo nublado com nuvens pesadas ameaçava, mas a chuva não vinha. e os pilotos largaram mesmo com pneus de pista seca. mas logo, tudo mudaria e os intermediários foram necessários, quando a garoa começou, de fato, a ciar em interlagos.mas isso foi depois de sebastian vettel quase jogar fora toda sua vantagem no lixo logo na primeira volta. na descida do lago - hoje, curva chico landi - o alemão foi tocado por bruno senna, rodou e viu todos os carros passarem por ele, tomando o maior cuidado em desviar do rb8.era preciso uma corrida de recuperação a partir dali, assim como aconteceu em abu dhabi. e, mais uma vez, o piloto da red bull calou os críticos e demonstrou porque queria ser tricampeão mundial. foram várias ultrapassagens.enquanto isso, a soberania da mclaren era evidente. ainda que nico hulkenberg tenha assumido a ponta da corrida, nunca conseguiu abrir uma grande vantagem para o segundo colocado.vettel se aproximava de fernando e os pneus então precisavam ser trocados pelo aumento da garoa; mas button e hulkenberg decidiram arriscar e permaneceram na pista com os pneus slicks. e tinham a corrida nas mãos, já que logo depois ficou evidente que a pista secava e os pneus que usavam eram melhores.a prova seria dos dois, não fosse alonso pedir um safety car e a direção de prova, sem necessidade e a fim claramente de beneficiar o espanhol, decidiu atender ao pedido do piloto da ferrari. todos juntos de novo, vettel não queria se arriscar, foi ultrapassado por kamui kobayashi e passou a perder rendimento.quando a red bull decidiu trocar os pneus de sebastian, era evidente que a chuva aumentaria. um erro grosseiro. dito e feito, na volta seguinte, a água apertou e o alemão teve que voltar aos boxes.mas o que parecia decidido mudou quando hulkenberg tentou passar lewis, então líder da corrida. o alemão da force india perdeu o ponto de freada e se tocou com o inglês da mclaren. o primeiro conseguiu retornar à corrida, o segundo não, por conta da quebra da suspensão dianteira esquerda.e quem se dava bem com isso era fernando, que conseguia ir ao pódio. assumindo a segunda posição - cedida por massa - o espanhol via o adversário pelo título na sétima colocação, limite para levantar o caneco. sebastian ainda conseguiu passar michael schumacher. nesse momento, só o abandono de vettel ou de button dava o título para o piloto da ferrari.nem um nem outro. na antepenúltima volta, paul di resta perdeu o controle de sua vjm05 no final da reta dos boxes, bateu e obrigou a entrada do safety car novamente. naquele momento, o título ficava decidido a favor de sebastian e o resultado final da corrida também: jenson button vencia pela primeira vez em interlagos, seguido de alonso e massa. uma corrida para a história, como se esperava desde o início.confira o resultado final do gp brasil 2012:
![](https://2.bp.blogspot.com/--za-he5yeti/ulkgsqjhpmi/aaaaaaaapke/qxkzege4zec/s1600/1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/tracker/8468576526576236405-4818410162484397256?l=motorizzados.blogspot.com)