Novo audi rs6 avant
-
vamos direto ao ponto: o novo audi rs6 avant perdeu potência. o motor 5.0 v10 de 579 cv deu lugar a um novo 4.0 v8 biturbo tfsi que entrega 560 cv entre 5.700 e 6.700 rpm. mas, espera aí, essa não deveria ser uma versão mais, digamos, apimentada? pois é. não se deixe enganar pela cavalaria. se a potência foi reduzida, o torque aumentou de 66,3 kgfm para 71,4 kgfm e passou a ser constante. além do mais, esse novo propulsor não é um bloco qualquer. ele equipa nada menos que o audi s8 e o bentley continental.
assim, não há motivos para preocupação. o rs6 avant pode ter perdido cavalos, mas ganhou tempo. mais precisamente 0,5 s, que o deixaram mais rápido que o antecessor na prova de 0 a 100 km/h - agora cumprida em 3,9 segundos, de acordo com a audi. isso faz com que o modelo seja somente 0,2 segundos mais lento que uma lamborghini gallardo ou que uma ferrari ff. nada mal, não é?
a velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas pode atingir 280 km/h com a instalação do pacote dynamic e 305 km/h com o kit dynamic plus. a colaboração para se chegar a esses resultados vem do câmbio tiptronic de oito marchas, com opção de troca através de borboletas atrás do volante. a tração é permanente nas quatro rodas.
o novo motor possui ainda o sistema de cilindro sob demanda (cod), que reduz o consumo de combustível e as emissões porque permite que o 4.0 tfsi atue como um quatro-cilindros em velocidades intermediárias e quando há pouca demanda. a audi anuncia consumo de 10,2 km/l, média que seria 40% melhor que a do rs6 avant anterior.
estreia
pela primeira vez um audi da linha rs ganha suspensão adaptativa a ar. ela deixa o rs6 avant até 20 mm mais baixo. o recurso não estará disponível em todos os mercados. alguns ficarão com o sistema sport, que tem molas de aço e controle dinâmico de trajetória (drc) e reduz a inclinação e o rolamento da carroceria em curvas. para conter tamanha esportividade, freio ventilados de alto desempenho foram instalados. como opcionais, há os de carbono-cerâmica.
o estilo casa com os atributos do carro: inclui rodas de 20 polegadas, difusor traseiro preto brilhante, spoiler traseiro, grandes entradas de ar e detalhes metálicos, que se repetem no interior - onde há bancos de couro, detalhes em fibra de carbono e alcantara, 15 alto-falantes bang & olufsen, sistema com conexão com internet, entre outros.
no reino unido as vendas começam em meados de 2013, onde o preço é estimado em 77 mil libras, algo como r$ 260 mil. no mercado nacional, a expectativa é de que ele chegue no fim do próximo ano.