Método ou software para definir curva de ignição
-
alguem conhece algum método para definição da curva de ignição de um motor.
além da tentiva e erro e chutometro.
alguma maneira como as fabricas fazem uma pré definição da curva, levando em conta a taxa o combustivel, o tipo de cabeçote entre outras variáveis?
-
julian, eu adoto um processo simplorio, que não leva em conta tantas variaveis como a engenharia das montadoras, mas tem sido satisfatorio:
eu abasteço um grafico em excel com os valores da curva em tabela, partindo do principio de suavidade da curva e desenho dela, onde posso relacionar giro e ponto. o grafico é em 2d, então me mostra apenas o mapa principal, utilizo um grafico tb em 2d com a relação das correções x carga. não consegui anexar aqui, me passa teu e-mail q eu te mando a planilha pra ter uma ideia e ver se atende tua necessidade.
boa sorte…
-
refiz meu motor sem o turbo agora
era um fiasa 1.5 mpi taxa 9.35 a gasolina original
eu usava uma junta para destaxar porque meu cabeçote estava bem taxado;
agora sem a junta a taxa está por volta dos 11:1 com gasolina no tanque o ponto final não pode passar de 10º
senão grila. então vou coloca-lo no alcool e queria uma curva de avanço bem agressiva, pois esta taxa não é muito alta para o alcool.
o ponto original destes motores a alcool inicia em 10º , só que se me engano os motores a alcool tem menos ponto final. perto dos 30º
detalhe o comando é original
valew
-
o ponto, nada é mais do que o tempo que a faísca leva pra ir do ponto inicial (vela) até a parede mais próxima, sabendo a velocidade de propagação (que muda com a densidade da mistura, tanto por afr qto por combustivel) vc calcula o valor de avanço baseado no tempo disponível pra cada rotação (120/rpm) … existe um ajuste para que o pico de pressão no cilindro aconteça entre 12 e 14°dpms.
baseado nisso a fabrica instala sensores e vai ajustando o avanço empiricamente e ajustando pra cada temperatura (qdo disponivel na central)
-
sim o ponto de pico é por volta dos 14 dpms. o diametro do cilindro também deve influenciar bastante.. vou bolar algo em cima de uma tabela original a alcool daquele motor e ir adiantando; solicitando carga e etc; tenho controle de ponto por temperatura na ecu.
aproveitando que ta fazendo na base de 40ª graus essa semana aqui na região. vou acertar assim e fazer um avanço pré determinado para temperaturas mais baixas. a injeção reconhece e adianta. acho que vai dar para deixar bem avançado porque deve estar com 11~11.5 de taxa. vou testar até que ponto ele vai sem batida de pino. pena que minha ecu não tem entrada para sensor de batida de pino.