O que depreender da queda das vendas de veículos em novembro?
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foto: divulgação
notícias recentes evidenciam que as vendas de veículo automotores em novembro no brasil, caíram e torno de 9% se comparado com o mês anterior, e 2,7% sobre o mesmo mês de 2011.
qual a leitura que devemos fazer deste indicador? estaria o setor automobilístico dando sinais de quedas ainda maioresó naturalmente, há muitas leituras, mas eu particularmente penso que o desempenho das vendas em novembro foi o que dele se podia esperar.
afinal de contas, a teoria de que redução temporária de impostos não cria mercado, apenas antecipa compra, parece se confirmar mais uma vez. em setembro muita gente antecipou compras e em novembro houve quem deixou para comprar em dezembro. pois, pelo que tudo indica, será o último mês com o benefício do desconto no imposto sobre produtos industrializados é ipi.
além do mais, outubro teve menos dias úteis. tanto assim, que se compararmos a média de vendas diárias de novembro (15.263 unidades), com a do mês anterior (14.848), chegaremos a conclusão que a queda foi de apenas 2,3%.
também, devemos levar em conta que o mercado automobilístico não deve crescer muito acima do indicador econômico. aliás, não fosse a intervenção do governo concedendo descontos no ipi, a indústria automobilística brasileira, provavelmente, não registraria, como deve contabilizar, crescimento em 2012 na ordem de 4%. a invés disso ficaria com queda igual ou superior a prevista para a indústria brasileira este ano (2,3%, segundo o boletim focus).
como o pib vem reduzindo, é natural que o setor sofra as consequências e diminua o ritmo, também. aliás, esse deve ser um recado para o governo, que se realmente decidir suspender os benefícios do ipi em dezembro, conforme previsto será bem possível que o setor tenha uma grande queda nos primeiros três meses do ano de 2012, agravado pelas férias e período de carnaval.
naturalmente, o desempenho de qualquer setor não é linear. logo, assim que os números forem divulgados em detalhes, provavelmente comprovaremos que alguns fabricantes, a exemplo da hyundai, deve ter crescido significativamente e outra apresentada queda.
o fato é que o brasil crescerá em 2013, mas não para todos, apenas para os que estiverem melhor organizado, contar com produtos modernos, preços atrativos, qualidade comprovada e que detenha força comercial exemplar. já os que não estiverem alinhados com os interesses dos consumidores, seguramente pagarão o preço do descuido.
pense nisso e ótima semana,
evaldo costa – escritor, conferencista e diretor do instituto das concessionárias do brasil