Vendas da hyundai cresceu 143,9% e com fôlego para continuar
-
foto: divulgação
todos já sabiam que os novos entrantes iriam exigir a sua cota de participação no mercado automobilístico brasileiro. é exatamente isso que está acontecendo com a chegada dos novos modelos da hyundai, nissan e toyota.
em novembro de 2012, segundo dados da anfavea, o mercado nacional de autoveículos vendeu 311,8 mil unidades e caiu 8,7% em relação ao mês anterior. as únicas marcas que cresceram em novembro foram a hyundai (143,9%) e a nissan (45,88%).
o carro da hyundai parece estar agradando muito o consumidor. todos já sabíamos disso. eu, particularmente, que conheci o veículo há dois anos atrás, quando fui conferencista em um seminário da marca coreana, não me surpreendo. eles produziram um carro especialmente para conquistar a preferência do consumidor brasileiro e cuidaram muito bem de todos os detalhes, inclusive o preço.
daí, o resultado não poderia mesmo ser outro. há dois meses do lançamento, a hyundai já ocupa o oitavo lugar no ranking das maiores marcas em volume de unidades vendidas no brasil.
os concessionários da marca estão muito felizes. dias atrás, três deles de diferentes regiões do país, me confidenciaram que havia fila para comprar o hb20. a marca coreana é forte e caso a concorrência não faça nada, eles irão agradecer, pois pelo que tudo indica, ganhar participação será mais fácil do que poderiam esperar.
em novembro de 2012, apenas três marcas caíram menos do que a média de mercado: toyota (-2,4%), gm (-2,6%) e mitsubishi (-7,0%). já as que mais perderam participação foram: peugeot (-21,5%), ford (-19,9%), honda (-18,9%), hyundai caoa (-15,9%) e renault (-15,8%).
a fiat contabilizou vendas de 71.332 unidades e, apesar da queda de 12,5% em relação ao mês anterior, manteve a liderança. a volkswagen, segunda colocada, vendeu 61.774 unidades e amargou queda de 11,7% em relação ao mês anterior.
as três marcas que introduziram novos modelos (hyundai, toyota e nissan) juntas colocaram um adicional de, aproximadamente, 16 mil veículos no mercado doméstico em novembro de 2012. como o mercado nacional caiu, as três abocanharam participação de seus concorrentes.
estamos em fase incipiente de uma disputa que promete novos capítulos. porém, ao final, quem vai mesmo decidir quem vencerá a disputa será o todo poderoso consumidor.
pense nisso e ótima semana,
fonte: anfavea
evaldo costa – escritor, conferencista e diretor do instituto das concessionárias do brasil