Honda civic vti - real time programing
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bom pessoal,
gostaria de apresentar a vocês a realização de um projeto e mostrar a todos que com um pouco de força de vontade tudo é possível.
a maioria me conhece e sabe que eu possuia um seat ibiza turbo / forjado / carburado / 2,5kg de pressão. mas depois de diversas dores de cabeça com manutenção resolvi desmont?-lo e partir para um projeto mais moderno .
hoje sou propriet?rio de um honda civic vti - 98, e desde adquiri este carro me sinto privilegiado por possuir um carro tamanha durabilidade e tecnologia.
vamos ao projeto:
o objetivo do projeto é controlar todos os par?metros do carro online e diretamente na ecu do meu automóvel. ou seja, nada de piggyback que engana os sensores do carro. também não quero ficar gravando chip toda hora que deseja mudar algum par?metro. quero ter full acesso ao carros dados do carro somente utilizando minha meu laptop. também está nos meus objetivos utilizar a ecu para fazer dataloggin, ou seja, ler todos os par?metros após uma acelerada e não somente ter condição de alterar par?metros. fantástico não ?
mãos a obra
primeira dificuldade que encontrei quando encarei este projeto de frente, foi descobrir que o honda 97/98 possui uma central obdii. esta central possui um sistema completamente diferente que impossibilita ( financeiramente ) a edição de seus par?metros. a solução encontrada foi utilizar uma central obdi, utilizada pelos hondas civics vti e hondas civic lx, ex. parti para uma central obdi p28 (devido a dificuldade de achar uma central p30 de vti). essa central ( como todas de honda ) possuem uma rom interna e não editável. como desejávamos que os dados fossem edit?veis, precisar?amos fazer com que a ecu fizesse a leitura dos dados utilizando um chip.
para isto, foi soldado um soquete conforme mostrado abaixo, juntamente com os seguintes resistores para que a central passasse a ler os dados contidos no chip, e não mais na rom original.
feito isso você vai precisar de alguns resistores para fazer com que sua central passe a ler os dados do novo chip, e não do antigo.
para fazer coleta de dados da ecu estou utilizando um cabo usb (optei por usb devido aos novos laptops possu?rem apenas usb, porém é possível fazer com sa?da serial).
para o fazer rtp (real time programing) utilize um emulador com flash memory inclusa, sendo assim conectei o emulador ao soquete do chip e conectei a usb no computador.
portanto, no meu caso, eu necessito de um laptop com 02 usbs, sendo uma usb para edição dos par?metros ( via emulador é rtp ) e uma segunda usb para coleta de dados da ecu ( datalogging ).
estou utilizando o software crome para edição dos par?metros. ele aceita perfeitamente minha central obdi e o emulador escolhido (moates.net é ostrich).
segue abaixo fotos dos par?metros que tenho controle atualmente.
dados que podem ser editados:
construção da central
fotos da ecu original mostrando a rom original
este foi o local onde foi soldado o soquete que receber? posteriormente o chip
fotos do local onde foi soldado o chip.
após a identificação do local, uma maquina de solda, um sugador de solda e estranho de boa qualidade resolvem o problema
fotos do soquete soldado na ecu.
fotos do cabo usb soldado na ecu
ps1: se você não sabe como soldar ou não tem experiencia de como fazer, mande fazer em alguém de confian?a. sai mais barato do que estragar sua ecu.
ps2: algumas fotos foram retiradas do site pgmfi.org e ecu
espero que todos tenham gostado….... foi um projeto bastante desafiador, mas que me trouxe resultados muito interessantes.
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jah vi ao vivo funcionando….
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você não viu o acerto em tempo real. você viu somente o datalogging.
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muito legal kra,só quem tem ou tinha acesso a essa central era a própria honda,não revendas,mas fábrica,centro de treinamento técnico,trabalho na honda desde 98,vi muitos igual ao seu no salão de vendas ainda
o pgm tester da própria honda,já te informa muitas coisas semelhantes,mas não temos acesso como vc tem,o hardware dele é bem limitado pra esse tipo de serviço,simplesmente chega no ponto de dali não passa ,consegue-se ler muita coisa,? anos luz na frente de qualquer kaptor da vida,quase um lap top,fu?a mesmo tem muita coisa escondida ai dentro(como os próprios kras de lá dizem),até pq temos o controle de emições de poluentes,o q tb rouba mais algum f?lego extra.
mas uma dica,se futuramente quizer montar um canhão mesmo,da pra se usar o bloco do motor da crv 99 a 2002,o b20,um 2.0 16v,? da mesma fam?lia do seu b16,aproveite o bloco,seu cabeçote com vtec cabe perfeitamente,ja o motor no cofre e caixa do vti,sem problemas ja que a crv é montada na plataforma do civic.
boa sorte,
rafael lanzaro
nos mantenha informado das modificações no japa girador
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muito legal kra,só quem tem ou tinha acesso a essa central era a própria honda,não revendas,mas fábrica,centro de treinamento técnico,trabalho na honda desde 98,vi muitos igual ao seu no salão de vendas ainda
o pgm tester da própria honda,já te informa muitas coisas semelhantes,mas não temos acesso como vc tem,o hardware dele é bem limitado pra esse tipo de serviço,simplesmente chega no ponto de dali não passa ,consegue-se ler muita coisa,? anos luz na frente de qualquer kaptor da vida,quase um lap top,fu?a mesmo tem muita coisa escondida ai dentro(como os próprios kras de lá dizem),até pq temos o controle de emições de poluentes,o q tb rouba mais algum f?lego extra.
mas uma dica,se futuramente quizer montar um canhão mesmo,da pra se usar o bloco do motor da crv 99 a 2002,o b20,um 2.0 16v,? da mesma fam?lia do seu b16,aproveite o bloco,seu cabeçote com vtec cabe perfeitamente,ja o motor no cofre e caixa do vti,sem problemas ja que a crv é montada na plataforma do civic.
boa sorte,
rafael lanzaro
nos mantenha informado das modificações no japa girador
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a própria honda possui uma central que com essa sa?da usb. chama-se hondadata. a própria central já acompanha o software, mas é um absurdo de caro.
quando a usar o bloco de crv no meu cabeçote vtec 16v, eu acho um pouco complicado. acredito que não bata dutos de lubrificação e água, além de ter que adaptar a solenoide do vtec em outro lugar.
quando a fixação do bloco, realmente bate perfeitamente, mas acredito que a adaptação deste bloco no cabeçote do b16a seja complicada.
mas montar um b20 seria monstro chegaria aos 220-230cv (aspirado) com facilidade.
? uma pena esse motor não ser popular aqui no brasil, tem muito coisa pra se tirar deste motor.
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parabens rodrigo estou impressionado
kleber
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quando a usar o bloco de crv no meu cabeçote vtec 16v, eu acho um pouco complicado. acredito que não bata dutos de lubrificação e água, além de ter que adaptar a solenoide do vtec em outro lugar.
quando a fixação do bloco, realmente bate perfeitamente, mas acredito que a adaptação deste bloco no cabeçote do b16a seja complicada.
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cabe sim,muito pouca diferença nas galerias de água e óleo,um trabalho bem simples resolve,ja vi os dois desmontados,lado a lado,a solen?ide do vetc sem problemas,ja que todo o conjuto fica fixado no seu próprio cabeçote.
esse conjunto com um bom acerto e pistões retos,uma boa descarga,usando seu próprio coletor de adm.com um corpo de borboleta maior,uns comandinhos mais espertos(do type r é uma opção mais mansa),seria ideal,ja que o seu 1.6(b16) é um motor girador(superquadrado),o 2.0(quadrado) não tem essa característica,com cereteza seria um canhão ja no aspro,no turbo…aff...
na crv careta(150cv sem vetc) ja vai que vai bunito
se vc conseguir o diferencial do civic type r(da sua geração)? uma boa,ja vem com blocante de fábrica.
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muito legal, rodrigo. tinha vontade de fazer algo assim pro meu corsa, mas é aldl… apesar que técnicamente não é difácil, mas tem o custo de um emulador... coisa que é cara e eu num tenho.
resultado: engavetado.
mas parabéns pelo trabalho, e gostaria de ficar sabendo dos resultados dessa mod.
[]s
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a própria honda possui uma central que com essa sa?da usb. chama-se hondadata. a própria central já acompanha o software, mas é um absurdo de caro.
hondata, mas até hoje eu fico na duvida se é da honda ou de outra empresa (o que acredito mais)… de toda forma é bem legal o projeto, inclusive de usar o emulador em tempo real...
a parte mais dificil certamente foi trocar a ecu porque o resto é algo relativamente trnaquilo (desde que se saiba o que está fazendo claro )
o crome é uma excelente ferramenta de trabalho... interface facil e bem leve...
parabéns é um excelente upgrade (apesar de ser um downgrade em termos de processamento da central, mas só pela facilidade em alteração compensa com sobras)
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hondata, mas até hoje eu fico na duvida se é da honda ou de outra empresa (o que acredito mais)… de toda forma é bem legal o projeto, inclusive de usar o emulador em tempo real...
a parte mais dificil certamente foi trocar a ecu porque o resto é algo relativamente trnaquilo (desde que se saiba o que está fazendo claro )
o crome é uma excelente ferramenta de trabalho... interface facil e bem leve...
parabéns é um excelente upgrade (apesar de ser um downgrade em termos de processamento da central, mas só pela facilidade em alteração compensa com sobras)
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quando aparecer um bloco de crv por aí me avisa. é raridade ver alguma crv batida ou coisa do tipo.
não esquece de mim.
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chama-se hondadata…
hondata, rodrigo. por sinal, acabei de ler uma matéria/entrevista com seu criador/dono…
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po rodrigão, eu sei que teu projeto é show, mas estranho de boa qualidade foi foda… ahuhuauhauha
mas me diz um coisa, tu chegou a abrir a original do ek ?
se tem como tirar uma foto da rom original da obd2 pra eu dar uma olhada no que eu posso fazer aqui por casa (to com preguiça de tirar tudo fora e abrir ela heheh)
abração ai brother
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po rodrigão, eu sei que teu projeto é show, mas estranho de boa qualidade foi foda… ahuhuauhauha
? solda de estanho hahahahaha é que depois de 15 segundos voce não pode editar o tópico…....ai ficou errado mesmo alias, tem varios erros de que eu só fui ver depois que postei hahahaah
mas me diz um coisa, tu chegou a abrir a original do ek ?
se tem como tirar uma foto da rom original da obd2 pra eu dar uma olhada no que eu posso fazer aqui por casa (to com preguiça de tirar tudo fora e abrir ela heheh)
abração ai brother
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eu tenho uma foto da minha obdii sim. quando você tiver no msn me dá um al? que eu te passo a foto ok ?
abraço
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bloco do b20 cabe como uma luva no cabeçote pro b16.. hehehe
o problema eh que o motor não é tão girador….
adorei o eskema ae... parabéns raríssimos os caras que tem peito pra fazer isso numa central dessas...
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obrigado, realmente é algo desafiador não vou jogar todos os cr?ditos só para mim porque muita gente me ajudou na hora que eu não sabia mais pra onde correr mas o resultado foi muito satisfatério
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hondata, rodrigo. por sinal, acabei de ler uma matéria/entrevista com seu criador/dono…
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passa pra gente esta entrevista deve ser bem interessante
aproveitando o tópico, em dezembro estarei indo com meu honda pra o festival, quem tiver interesse em saber como fiz tudo, podemos conversar pessoalmente.
eu fui muito ajudado no projeto, por gratid?o, estarei cedendo todas informações a quem tiver interesse. meu projeto é um livro aberto hahahaha
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caramba….....pensei que um tópico como este fosse gerar maior interesse do pessoal, principalmente pelo nível técnico do fórum.
em um fórum de honda este tópico ja gerou 13 poginas. pelo visto ainda estamos na era dos carburadores hahahaaha brincadeira.
abra