[dúvidas] vectra turbo
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salve galera, tudo bom?
estou em vias de comprar um chevrolet vectra cd 2.2 16v manual 1999/2000 (facelifted) com couro, tc e teto, com exatos 100.000 km. tudo bem que 138 cavalos e 20,8 kgfm são numeros bons, mas não o bastante para um verdadeiro entusiasta. escolhi o vectra b por ser um modelo bonito, elegante e confortável até os dias de hoje, com um valor de compra acessível, muito aerodinâmico (cx de 0,28), com soluções modernas até hoje (suspensão traseira multilink e subchassi, por exemplo) e um powetrain robusto e sem mistérios.
agora vamos à preparação. meter-lhe-ei o caracol da sacanagem, mas num veneno não exatamente convencional.
ainda bem, a gm oferece suas peças por um preço bem atraente. por isso, vou adquirir na cc um bloco x24sde (do vectra elite 16v flex, mas somente o bloco mesmo) e o respectivo cabeçote, para, em cima destes alicerces fazer um motor bem resistente. quero algo forte, mas com bom torque em baixa e com uma turbina civilizada, para poder andar na cidade de boa.
no cabeçote eu vou mandar fazer um trabalho bacana nos dutos pra aumentar o cfm, com direito a válvulas novas e o caramba a quatro, e deixá-lo no limite da radicalidade (aquele ponto que se envenenar mais, tira o prazer) que podemos utilizar na rua. onde fazê-lo?
comandos merecem atenção especial… schrick são mesmo bonsó e quanto ao preço? graduação e levante também são mistérios pra mim neste caso...
bom, vamos aos pistões... este 2.4 do vectra tem o diâmtro dos cilindros de 87,5 mm, sendo muito comum encontrá-los com 88 mm, alguma ocorrência de 89 mm e já ouvi falar em 90 mm, mas ver que é bom, nada... então... gostaria de saber como seria os trabalhos no bloco, se ele não vai perder muito a sua rigidez. então, eu gostaria de saber sobre onde comprar e marcas boas deste pistões, camisas e guard blocks.
vira... aqui começa outra parte incomum... não vou usar o do 2.2 muito menos o estratosféricamente grande do 2.4 (mais de 100 mm) e sim o 2.0, de 86 mm, passado pra 90 mm, para não passar do limite quadrado . gostaria de saber como é esse serviço, quanto gasto e onde acho um vira forjado bacana. bronzinas clevite mesmo.
falando em bilas, não tem como fugir do padrão: forjadas (4340) dos 2.2/2.4 (148 mm). com essa receitinha básica de motor quadrado + cabeçote multiválvulas + r/l favorável (0,3) espero que esse motorzinho fique quase nada áspero e um bom girador.
na parte eletrônica, injeção e ingnição a clássica ft400, uma fueltech wide-band02 com sonda bosch 7.2 ou 7.9 (me ajudem nessa hahah), um knock sensor da ft também (será que vai ser útil), flauta em alumínio (1 bancada só), coletor em alumínio também, 4 tbi de omega 4.1, injetores delphi 120 lb/h 2,2 ohms, bomba de combustível 750 lb/h, bobinas individuais de marea turbo, ft sparkpro-4, velas ngk iridium grau 9 14mm e um 3 step da msd pra quando quiser brincar > neste caso... o que sugerem, e, no caso das bobinas, é melhor isso mesmo?
escape completo em inox, sem estrangulamentos, 4x2 dimensionado (nada de invenção de moda por aqui). pra variar, aceito sugestões de onde fazer
falando em óleo, pretendo meter um cárter seco para c20xe (do calibra e do vectra gsi) com uma bomba externa... tá bom ou estou usando canhão pra matar formiga? agora, e o óleo em si?
agora a parte boa... kit turbo, qual vocês acham bacana? em termos de turbina eu já me resolvi, quero uma garret roletada. terei um motor 2.3 em mãos (2290 cc), e nessa faixa de cilidrada e potência que eu busco, tenho as gt-2876r (1.8 a 3.0, de 280 a 480 hp), gt-3582r (2.0 a 4.5, de 400 a 650 hp) e a gt-4088r (2.0 a 5.7, de 400 a 700 hp), o resto é inadequado ou para mais ou para menos. lembrando que quero um carro utilizável também na cidade, qual sugerem? fico na dúvida quanto à pressão também...
de resto, tipo bomba de água, compressor do a/c, bomba da dh e etc, pretendo colocar oem mesmo.
sobre a transmissão, penso em mandar forjar na sapinho, mas e quanto às relaçõesó deixa original, encurta, alonga... homocinética, trizetas... o resto tudo aguenta?
freios... um kit completo com discos de 312mm da powerbrakes julgo de bom tamanho, certo confrades?
de suspensão, vou mandar umas molas red coil e amortecedores de dupla ação fênix, sugerem outrasó instalarei também buchas em pu e coxins do motor em alumínio... marcas, preços?
bom... é isso pelo que podem perceber, o terreno está um pouco inexplorado e espero poder contar com a ajuda de vocês apara fazer este projeto que julgo um espetáculo julgo gastar em torno dos 20 contos em peças, como fica a questão da mão-de-obra e onde fazer, a mvs é boa? se tiver uma oficina aqui em mg (à altura), melhor ainda...
abraços, desculpem o put* transtorno e a falta de conhecimento, grato a atenção
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amigo qual sera a finalidade do carro é somente usos diarios ou sera de arrancada track deys ou velocidade final…
vc colocou muita ali que carro de ate 600cv que eu acho muita coisa nao precisaria ter....
e nessas 3 turbinas que vc mencionou eu iria com a 2 turbina... ok
e coisa de 1.5kg de pressao nela e pra vc ter 500cv de motor...
olha esse site aqui tem bastante coisa de gm 2.0 16v tem mais de c20xe...
http://www.jreracingproducts.com/webshop/select-by-car/vauxhall/
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amigo qual sera a finalidade do carro é somente usos diarios ou sera de arrancada track deys ou velocidade final…
vc colocou muita ali que carro de ate 600cv que eu acho muita coisa nao precisaria ter....
e nessas 3 turbinas que vc mencionou eu iria com a 2 turbina... ok
e coisa de 1.5kg de pressao nela e pra vc ter 500cv de motor...
olha esse site aqui tem bastante coisa de gm 2.0 16v tem mais de c20xe...
http://www.jreracingproducts.com/webshop/select-by-car/vauxhall/
fala amigo, eu quero o mais forte possível para anda na cidade, mas fazendo um motor que aguenta futuros aumentos de pressão/trocas de turbina, visto que não vou mandar 600 cavalos logo de cara, considerando até que eu não tenho noção do que é isso em um carro civil . o mais próximo que já cheguei dessa cavalaria foi quando eu tive a oportunidade de dirigir panamera turbo s pdk, mas isso é outro nível de carro…
quando a gt-3582r, ok, tudo bem, vejo que é uma turbina muito boa e se encaixa na minha faixa de cilindrada, mas, mesmo sendo roletada eu sou muito receoso de pegar uma turbina muito grande que só entra, sei lá, em 4.000 rpm... meu carro já sendo multiválvulas, aí que eu não aproveito na cidade mesmo nunca experimentei, mas fica a dúvida, vejo que você entende bem, por isso fico mais tranquilo...
bom o site, vejo que encontramos várias peças de c20xe e sua verão turbo, a c20let.
abraços.
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boa tarde galera, vejo que no meu primeiro post esqueci de comentar um item crucial: o intercooler não tem como passar de 0,6 bar sem esse bendito se não quiser perder cavalaria… onde é um lugar bom de fazer?
falando mais sobre a gt-3582r, parece que é mesmo uma turbina bem utilizada em quem tem carros entre 2.0 e 2.5 e cheguei a ver um calibra no motor c20let (2.0 16v), rodando com 1,4 e batendo os 400 hp... parece que o trem é bãum memo hahahah só não sei qual é a pegada dela...
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ah detalhe flauta de motor preparado e bom fazer com inox… se andar no alcool e melhor ... aluminio da zinabre e entope linha de combustivel...
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ah detalhe flauta de motor preparado e bom fazer com inox… se andar no alcool e melhor ... aluminio da zinabre e entope linha de combustivel...
valeuzão daniel, é desse tipo de dica que eu estou precisando
realmente eu esqueci de muitos detalhes… já falei na ultima postagem sobre o intercooler... faltou falar das polias, reguláveis (penso nas ftx, algo melhor?), do volante do motor (dúvida total) e na embreagem (penso em uma displatec de cerâmica, que promete deixar o pedal como original ou mais macio, item crucial para o uso citadino)... isso se eu não tiver esquecendo de outras coisas
sobre o combustível... com certeza é cana na cabeça aí eu estou pensando em mandar o sistema de partida a frio original do x24sde mesmo, assim tá beleza, né?
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que mágica é essa de comprar um virabrequim de 86mm e fazer ele ganhar 4mm de curso?
quem disse q um cárter seco feito pro c20xe vai servir num x24sde?
4 tbi de omega?
sinceramente, até que monte tudo isso e poste aqui, eu acho que é algum dos vários pré-adolescentes deslumbrados que entram aqui e acham q preparação é só juntar as maiores peças q vc encontrar no mercado…
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que mágica é essa de comprar um virabrequim de 86mm e fazer ele ganhar 4mm de curso?
quem disse q um cárter seco feito pro c20xe vai servir num x24sde?
4 tbi de omega?
sinceramente, até que monte tudo isso e poste aqui, eu acho que é algum dos vários pré-adolescentes deslumbrados que entram aqui e acham q preparação é só juntar as maiores peças q vc encontrar no mercado…
…
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você é mágico? porque eu não falei de mágica aqui...
sabe o que diferencia estes dois blocosó a altura. se eu tivesse certeza de tudo, não estaria fazendo um tópico com perguntas, e sim com o resultado né? ...
tbi de omega sim, não tenho dinheiro de sobra pra meter itens importados, o orçamento aqui é curto... se eu nadasse na grana estaria mandando um supercharger numa m3, não um turbo num vectra com mais de 10 anos...
maiores itens do mercado? creio que você não leu por exemplo minha dúvida de tamanho de turbina, minha rejeição aos virabrequins grandes demais...
já tive carro turbo, um palio edx 1.0 ano 1999 sem ar nem nada, na verdade a única coisa que ele tinha realmente era o kit turbo (e o remapeamento da injeção, nem filtro esportivo tinha), lá para os idos de 2001, que com uma pequena garret (não me lembro ao certo qual) e 0,5 bar bateu nos 82 cavalos e 12 kgfm (uma melhora de 30% e 50% respectivamente) e... pronto, esta é minha experiência com carros turbo.
edit: 85 cavalos, culpa do teclado dos números, o 2 é acima do 5.
resumo: ao buscar o fórum, esperava apenas ajuda neste estágio embrionário do projeto, como foi o caso do daniel, e não arrogância e prepotência, principalmente ao observar que és um veterano por aqui, e ainda mais, do alto escalão do fórum. desculpe se o interpretei mal, mas foi isso que deixaste tranparecer.
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cara se vc vai fazer mesmo, falta estudar bastante coisa sobre esse motor ainda. acho que vc tá emocionado, tinha um 1.merda de 85cv e agora quer 600cv.
o bloco do 2.2 e 2.4 tem a mesma altura, pra que comprar um novo na cc? usa o teu original. faz o block guard nas galerias de água e ja era.
vira - usa o teu original 2.2, esqueça um pouco esse lance de r/l, esse motor gira bem. arranca fora a árvore de balanceamento, não esquece de fazer balanceamento do vira + embreagem e equalizar bielas.
cabeçote - faz o trabalho nele, eu aconselho 26mm nos dutos de cada válvula e 44mm na entrada do cabeçote. coletor de admissão original restringe um pouco, se poder compra um plenum bom. comandos tem o carlini, vc tem assistência aqui e são bons. tem a opção de trabalhar os originais para 266 na sam cams.
cambio - a não ser que vc goste de escutar ronco de engrenagem, monta um f23, original gm e segura 600cv na boa.
lubrificação - se poder vá de bomba externa, se não compra a bomba do 2.4 original, que já eh uma monstra.
bicos - 120lb/h numa injeção que nem sequencial faz, tá pedindo pra cagar com a dirigibilidade do carro.
4 tbi de omega tenho certeza que foi uma piadinha.
em fim, reveja teu projeto.
eu montaria teu motor original forjado, só com retrabalho dos comandos originais.
bomba de óleo do 2.4, cambio f23.
nem precisa usar turbina roletada (se tiver $$ vá nela), uma hx35 vai bem, 1,5 a 2kg pra dentro e 4xx cv.
qqr coisa mais que isso na rua é doença.
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ehh amigo so pra vc nao ter dor de cabeca e pdoer seu 280kmh de final eu iria ate uns 450 de roda e ja estaria de bom … e cara ude pecas boasss de porcedencia e nada de economizar nisso ou aquilo... faria umas adm e un escape bom para o motor respirar e nem mechiria em cabecote so um plimento de leve ja que esse cabecote ja tem seus 117cfm na adm originalmente.... coloca uns comandos pra turbo para uma faixa de baixa pra media para vc ter um carro bom de uso civil sem aquele lag chato de carro turbo...
carlini e uma boa pedida recomendo....
fuel tech = nao recomendo ... por mais que e ft400 tenha evoluido e nao ponho a mao no fogo por ela....
va de \fuel box do nosso amigo lost e seja feliz ...
bicos de boa qualidade ajudam na vida do motor e no acerto do mesmo... para vc ter seus 450cv roda acredito que no modo sequencial 4 bicos de 120lbs dao conta tranquilos...
adm: faca um plenum tem milhares de plenus prontos para esse motor na net.. de uma olhada
itbs somente 1 mais que isso e jogar grana fora...
4bobinas é nao precisa tbem 1 so com cabos originais e velas de iridium ja stao de bom tamanho...
escape de no minimo 3pol...
turbina iria de garret rgt35...
lembrese de usar uma junta de aco do motor 2.4 16v e use bomba de agua e oleo originais.. assim como esticadores e rolamentos de apoio....
bom e isso ... se tiver mais duvias vai postando ai brother mas vc precisar pelo mesnos postar fotos do seu carro projeto e tudo mais
abcs
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cara se vc vai fazer mesmo, falta estudar bastante coisa sobre esse motor ainda. acho que vc tá emocionado, tinha um 1.merda de 85cv e agora quer 600cv.
o bloco do 2.2 e 2.4 tem a mesma altura, pra que comprar um novo na cc? usa o teu original. faz o block guard nas galerias de água e ja era.
vira - usa o teu original 2.2, esqueça um pouco esse lance de r/l, esse motor gira bem. arranca fora a árvore de balanceamento, não esquece de fazer balanceamento do vira + embreagem e equalizar bielas.
cabeçote - faz o trabalho nele, eu aconselho 26mm nos dutos de cada válvula e 44mm na entrada do cabeçote. coletor de admissão original restringe um pouco, se poder compra um plenum bom. comandos tem o carlini, vc tem assistência aqui e são bons. tem a opção de trabalhar os originais para 266 na sam cams.
cambio - a não ser que vc goste de escutar ronco de engrenagem, monta um f23, original gm e segura 600cv na boa.
lubrificação - se poder vá de bomba externa, se não compra a bomba do 2.4 original, que já eh uma monstra.
bicos - 120lb/h numa injeção que nem sequencial faz, tá pedindo pra cagar com a dirigibilidade do carro.
4 tbi de omega tenho certeza que foi uma piadinha.
em fim, reveja teu projeto.
eu montaria teu motor original forjado, só com retrabalho dos comandos originais.
bomba de óleo do 2.4, cambio f23.
nem precisa usar turbina roletada (se tiver $$ vá nela), uma hx35 vai bem, 1,5 a 2kg pra dentro e 4xx cv.
qqr coisa mais que isso na rua é doença.
cara, exatamente, aonde eu assino? você foi o primeiro a entender que eu tenho que estudar esse motor antes de fazer qualquer coisa e por isso vim aqui para pedir ajuda aos experts
em primeiro lugar obrigado pela ajuda.
eu havia dito ali em cima que não quero um motor de 600 cavalos de cara, pode ser que depois de um tempo sim, por isso quero montar um motor que aguente bem sem quebrar, mas de início eu pensava em uns 300 no máximo e de tempos em tempos ir gradativamente aumentando a potência sem ter que ir trocando pistão, biela e o cara*** a quatro.
bloco - pois é, de repente seja mesmo melhor continuar com o meu, não sei… será que os block guards nas galerias de água realmente seguram? porque eu sei que encamisando meu motor forjado em uma peça só (sem ser camisas infdividuais) o negócio fica um mostro e quase impossível de quebrar.
bielas e pistões - com certeza vou mandar equalizar as bielas sim, mas quanto ao conjunto bielas e pistões eu estou com uma dúvida. a uns 6 anos atrás eu ouvia falar muito mal dos pistões e bielas powertech, de bielas que vinham ferradas, folga era tão grade de pistão que batia feito diesel... tem notícias de como está isto aí hoje? porque se não forem eles, penso em montar bielas ancona e pistões iasa ou iapel... não posso gastar o olho da cara não, mas também quero uma coisa confiável, será meu único carro e não quero nada quebrado...
vira - será mesmo que vale manter o do 2.2? outra coisa, você acha que ele aguenta o rojão original mesmo? só balancear mesmo, nem nitretar precisa? não quero nada quebrado nesse meu carro...
cabeçote - estava pensando em fazer um serviço bem-feitinho mesmo, talvez mandar na kadu racing (se eu não precisar de vender um rim para isto), pode deixar que eu vou usar as suas recomendações... aproveito e peço indicação de algum outro lugar confiável.
coletor de admissão - manter o original jamais, senão estrangula mesmo... estou aceitando sugestões de um plenum com bom cxb
cambio - pqp, será que montar um f23 não fica muito caro não? e outra coisa, forjar é quase indispensável, não quero passar num desnível e quebrar os dentes da terceira, por exemplo
bicos - quero manter isso mesmo, mas foi uma grande surpresa saber que a ft400 não trabalha com sequencial... outro dia bati um papo de mais de meia hora com um amigo meu sobre ela e pra mim tinha ficado claro que ela emulava sequencial sim... que coisa
tbi - na verdade foi meio a meio... não pretendo colocar literalmente de omega, mas 4 tbi eu pretendo sim... li sobre o assunto e me parece que dá uma boa ajudada no que tange ao torque em baixa.
comandos - famoso para gm fii é a schrick, mas tem toda a pinta de ser o olho da cara. tem um amigo meu que tem um marea e mandou os carlini, até hoje é só elogios, mas já li na internet de comandos carilini que chegaram zuados. eles tem um bom cxb? e quanto aos sams camsó não estava querendo manter os originais não, nem retrabalhados, quero fazer um motor o mais zero possível pra evitar dor de cabeça.
turbina - estou pensando seriamente na gt35r mesmo, a grande maioria das pessoas me recomendou e acho que vale apertar um pouco a corda no pescoço para levar...
muito obrigado, um grande abraço
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caro entusiasta, nosso amigo acima disse muita coisa.
so uma pergunta: ja andou num carro de 600hpo
muitas vezes, um de 400hp agrada muito mais que um de 600hp, ainda mais p rua.
com certeza muito já esta respondido na minha postagem anterior, ocmo por exemplo a potência, que pretetendo começar no máximo nos 300 e ir aumentando gradativcamente, mas ja vou montar um motor forte para depois ir tendo somente o trabalho de acertar/aumentar a pressão para aumentar a potência, sem ter que ir trocando peças.
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ehh amigo so pra vc nao ter dor de cabeca e pdoer seu 280kmh de final eu iria ate uns 450 de roda e ja estaria de bom … e cara ude pecas boasss de porcedencia e nada de economizar nisso ou aquilo... faria umas adm e un escape bom para o motor respirar e nem mechiria em cabecote so um plimento de leve ja que esse cabecote ja tem seus 117cfm na adm originalmente.... coloca uns comandos pra turbo para uma faixa de baixa pra media para vc ter um carro bom de uso civil sem aquele lag chato de carro turbo...
carlini e uma boa pedida recomendo....
fuel tech = nao recomendo ... por mais que e ft400 tenha evoluido e nao ponho a mao no fogo por ela....
va de \fuel box do nosso amigo lost e seja feliz /> ...
bicos de boa qualidade ajudam na vida do motor e no acerto do mesmo... para vc ter seus 450cv roda acredito que no modo sequencial 4 bicos de 120lbs dao conta tranquilos...
adm: faca um plenum tem milhares de plenus prontos para esse motor na net.. de uma olhada
itbs somente 1 mais que isso e jogar grana fora...
4bobinas é nao precisa tbem 1 so com cabos originais e velas de iridium ja stao de bom tamanho...
escape de no minimo 3pol...
turbina iria de garret rgt35...
lembrese de usar uma junta de aco do motor 2.4 16v e use bomba de agua e oleo originais.. assim como esticadores e rolamentos de apoio....
bom e isso ... se tiver mais duvias vai postando ai brother mas vc precisar pelo mesnos postar fotos do seu carro projeto e tudo mais
abcs
fala parceiro, brigadão
de rodas eu pensava em manter as originais mesmo, mas por uns bons pneus yokohama… se eu trocar as rodas eu vou pegar as 17 do vectra collection 2011, aí da para por pneus de especificação zr, mais seguros para altas velocidades.
e pode deixar, nada de barato que sai caro no meu projeto, não quero saber de motor quebrado de forma alguma. vou investir bem pois esse será meu único carro, então não posso dar a cara a tapa e testar pra ver se vai dar certo. a uns 6 anos atrás eu ouvia falar muito mal dos pistões e bielas powertech, de bielas que vinham ferradas, folga tão grade de pistão que batia feito diesel... alguém tem notícias de como está isto aí hoje? porque se não forem eles, penso em montar bielas ancona e pistões iasa ou iapel... não posso gastar o olho da cara não, mas também quero uma coisa confiável.
pois é, tudo que eu mais quero evitar é o turbo lag, por isso estou prestando muita atenção na turbina que eu vou colocar no meu carro, que também não pode ser muito pequena por causa do maldito overspeed.
mas não podemos esquecer que para o motor ficar gostoso em qualquer faixa de rotação dependemos da taxa de comprssão, dos comandos e de um acerto fino bacana. conheço a carlini pelos seus comandos para marea, tenho alguns amigos que colocaram no deles, mas a marca mais famosa para comandos de gm fii era mesmo a schrick, mas eu não tenho experiência com ela e nem mesmo sei aonde encontrá-la e a qual preço. os carilinis tem um bom cxb?
olha, essa pra mim é novidade... não põe a mão no fogo pela ft400 não? qual tipo de experiência negativa você já teve/presenciou com ela? esta fuel box eu não conheço, só sei mesmo das importadas carésimas (aem, haltech), e das pandoo, injepro, fueltech e megasquirt... onde encontro maiores informações sobre a fuel box?
sobre os bicos, vai ser isso aí mesmo.
plenum... realmente tem bastante tutorial na net, mas eu não quero fazer não. não tenho experiência nessa parte e não quero fazer cagada, por isso vou mandar fazer mesmo... na oficina que eu mandar meu carro eles devem fazer sim...
sobre as bobinas estou analisando se realmente vai faezr uma diferença boa... você acha melhor continuar com uma só né?
escape eu quero fazer bem direitinho para não ficar nem restritivo e nem livre o bastante para provocar perdas, parece que as 3 estão de bom
tamanho mesmo, não sei...
essa turbina realmente está sendo unanimidade
junta de aço orginal aguenta? a bomba de água e o resto das peças não relacionadas aqui vão ser todas originais do 2.4 16v flex.
bomba de óleo: eu tenho o maior medo de continuar com a original e perder o meu motor ela aguenta mesmo??
cara, só vou ficar te devendo as fotos, pois como já disse ali anteriormente, ainda vou pegar mais dados do carro e do motor para aí realizar a compra...
abraço e muito obrigado
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estive lendo o tópico mas acredito que você deva repensar vosso projeto , pois como já foi dito não é comprar peças top e simplesmente montar que vai ter o resultado.
pra início, pela lista que você descreveu, com 20k nem dá pra começar, só uma ft400 e um vira com de curso fora de linha já vai metade da grana.
aqui no forum tem muita gente que entende do assunto e é bom você ouvir os conselhos.
a tua abordagem foi muito assustadora, em quanto eu lia achava que você vinha pra gastar 80k no carro, pois é o que um amigo meu está gastando recentemente em um gm aspirado pra andar na do.
meu conselho é você definir com coerência o que quer e o quanto está disposto a gastar, esse negócio de fazer aumentar potência aos poucos não funciona, porque cada escala de potencia tem um projeto diferente.
então acho melhor você recomeçar pedindo idéias de projetos pra povo aqui.
espero ter ajudado.
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cara se vc vai fazer mesmo, falta estudar bastante coisa sobre esse motor ainda. acho que vc tá emocionado, tinha um 1.merda de 85cv e agora quer 600cv.
o bloco do 2.2 e 2.4 tem a mesma altura, pra que comprar um novo na cc? usa o teu original. faz o block guard nas galerias de água e ja era.
vira - usa o teu original 2.2, esqueça um pouco esse lance de r/l, esse motor gira bem. arranca fora a árvore de balanceamento, não esquece de fazer balanceamento do vira + embreagem e equalizar bielas.
cabeçote - faz o trabalho nele, eu aconselho 26mm nos dutos de cada válvula e 44mm na entrada do cabeçote. coletor de admissão original restringe um pouco, se poder compra um plenum bom. comandos tem o carlini, vc tem assistência aqui e são bons. tem a opção de trabalhar os originais para 266 na sam cams.
cambio - a não ser que vc goste de escutar ronco de engrenagem, monta um f23, original gm e segura 600cv na boa.
lubrificação - se poder vá de bomba externa, se não compra a bomba do 2.4 original, que já eh uma monstra.
bicos - 120lb/h numa injeção que nem sequencial faz, tá pedindo pra cagar com a dirigibilidade do carro.
4 tbi de omega tenho certeza que foi uma piadinha.
em fim, reveja teu projeto.
eu montaria teu motor original forjado, só com retrabalho dos comandos originais.
bomba de óleo do 2.4, cambio f23.
nem precisa usar turbina roletada (se tiver $$ vá nela), uma hx35 vai bem, 1,5 a 2kg pra dentro e 4xx cv.
qqr coisa mais que isso na rua é doença.
cara, exatamente, aonde eu assino? você foi o primeiro a entender que eu tenho que estudar esse motor antes de fazer qualquer coisa e por isso vim aqui para pedir ajuda aos experts
em primeiro lugar obrigado pela ajuda.
eu havia dito ali em cima que não quero um motor de 600 cavalos de cara, pode ser que depois de um tempo sim, por isso quero montar um motor que aguente bem sem quebrar, mas de início eu pensava em uns 300 no máximo e de tempos em tempos ir gradativamente aumentando a potência sem ter que ir trocando pistão, biela e o cara*** a quatro.
1 - bloco - pois é, de repente seja mesmo melhor continuar com o meu, não sei… será que os block guards nas galerias de água realmente seguram? porque eu sei que encamisando meu motor forjado em uma peça só (sem ser camisas infdividuais) o negócio fica um mostro e quase impossível de quebrar.
2 - bielas e pistões - com certeza vou mandar equalizar as bielas sim, mas quanto ao conjunto bielas e pistões eu estou com uma dúvida. a uns 6 anos atrás eu ouvia falar muito mal dos pistões e bielas powertech, de bielas que vinham ferradas, folga era tão grade de pistão que batia feito diesel... tem notícias de como está isto aí hoje? porque se não forem eles, penso em montar bielas ancona e pistões iasa ou iapel... não posso gastar o olho da cara não, mas também quero uma coisa confiável, será meu único carro e não quero nada quebrado...
3 - vira - será mesmo que vale manter o do 2.2? outra coisa, você acha que ele aguenta o rojão original mesmo? só balancear mesmo, nem nitretar precisa? não quero nada quebrado nesse meu carro...
4 - cabeçote - estava pensando em fazer um serviço bem-feitinho mesmo, talvez mandar na kadu racing (se eu não precisar de vender um rim para isto), pode deixar que eu vou usar as suas recomendações... aproveito e peço indicação de algum outro lugar confiável.
5 - coletor de admissão - manter o original jamais, senão estrangula mesmo... estou aceitando sugestões de um plenum com bom cxb
6 - cambio - pqp, será que montar um f23 não fica muito caro não? e outra coisa, forjar é quase indispensável, não quero passar num desnível e quebrar os dentes da terceira, por exemplo
7 - bicos - quero manter isso mesmo, mas foi uma grande surpresa saber que a ft400 não trabalha com sequencial... outro dia bati um papo de mais de meia hora com um amigo meu sobre ela e pra mim tinha ficado claro que ela emulava sequencial sim... que coisa
8 - tbi - na verdade foi meio a meio... não pretendo colocar literalmente de omega, mas 4 tbi eu pretendo sim... li sobre o assunto e me parece que dá uma boa ajudada no que tange ao torque em baixa.
9 - comandos - famoso para gm fii é a schrick, mas tem toda a pinta de ser o olho da cara. tem um amigo meu que tem um marea e mandou os carlini, até hoje é só elogios, mas já li na internet de comandos carilini que chegaram zuados. eles tem um bom cxb? e quanto aos sams camsó não estava querendo manter os originais não, nem retrabalhados, quero fazer um motor o mais zero possível pra evitar dor de cabeça.
10 - turbina - estou pensando seriamente na gt35r mesmo, a grande maioria das pessoas me recomendou e acho que vale apertar um pouco a corda no pescoço para levar...
muito obrigado, um grande abraço
1 - com o block guard segura sim, forjar com uma camisa única vc vai gastar 2 rins e um fígado, sem necessidade. tem que fazer o block guard bem feito, com material com coeficiente de dilatação semelhante ao do bloco (ferro fundido), e pensar na interferência entre o pino e camisa pra não deformar a camisa. tem um how to no vectraclube sobre isso.
2 - monta pistões iasa e seja feliz, bielas tem de kg pra esse motor, desde k1 até pauter.
3 - o vira aguenta o pau sim, pode ir nele sim, esse curso fica show de bola.
4 - sim faça o cabeçote se poder $$
5 - um bom plenum, de preferência que se tenha feito análise de fluxo no projeto
6 - o f23 aguenta original, sem forjar. só não querer fazer burnout no paralelepipedo.
7 - que eu saiba ela faz semi-sequencial
8 - esquece itb, monta o plenum com uma tbi boa, pode ser a do omega.
9 - e vai que dá algum pepino com o schrick, como já aconteceu por ai. vai de carlini que ta bem servido.
10 - turbina eu não dou pitaco, vai muito do gosto do fregues.
eu acho que 400cv é o limite para uma pessoa sem distúrbios mentais andar na rua, com isso vc já vai conseguir se incomodar bastante com coxins, buchas, suspensão, freios, pneus, etc etc.
quer uma opinião? melhor custo x benefício.
teu motor com pistões e bielas forjados, sem a árvore de balanceamento, todo balanceado, block guard feito.
cabeçote original com comandos originais trabalhados para 266.
coletor de escape tubular bem feito, intercooler generoso, escape de 3 pol,
turbina hx35 com 1,3 ~ 1.5 bar = 400cv. se não vier isso tem alguma coisa errada.