Avaliação “ chevrolet agile ltz 1.4 easytronic 2013
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fotos: marcus lauria
sem muito alarde, o chevolet agile ltz 1.4 easytronic foi revelado em outubro desse ano. a novidade chegou junto com a estreia da segunda geração do câmbio automatizado – a primeira geração desse câmbio foi mostrada pela primeira vez na meriva, em 2007. o modelo que vendeu em outubro 200 mil unidades no brasil recebeu essa novidade para alavancar ainda mais as vendas. além disso, em 2013, o hatch compacto da marca da gravatinha dourada vai ganhar um facelift e ficar com a dianteira parecida com a do recém lançado onix.
com as vendas iniciadas no início de novembro, o agile easytronic tornou-se o modelo mais caro da linha. segundo a própria marca, a transmissão easytronic †fornecida pela magneti marelli e agora acompanhada do sufixo gen ii (de segunda geração) †funciona praticamente igual ao uma transmissão automática, tracionando o veículo assim que o pedal do freio é liberado. isso foi comprovado durante o teste, antes, ao engatar o “d†no cambio, o carro não saia do lugar, agora ao engatar a mesma marcha, o modelo já começa a andar. essa nova função é chamada pelo nome, “creeping” (“rastejante” em inglês) e também é utilizada pelo câmbio dualogic, da fiat.
a transmissão easytronic gen ii conta com o sistema “auto startâ€, que permite o acionamento do motor com um leve toque da chave, sem a necessidade de insistir no motor de arranque da partida. as trocas ficaram menos sofridas, com trancos quase imperceptíveis em certos momentos. mas mesmo assim, em velocidades mais elevadas com o pé mais embaixo o trancos são fortes e incomodam bastante.
além do câmbio automatizado, oferecido apenas na versão top ltz 1.4 flex, o modelo chega bem recheado de equipamentos de série, como direção hidráulica, ar-condicionado, sensor de luminosidade, computador de bordo, controle de cruzeiro, faróis de neblina, entre outros.