Turbo master power race, qual usar?
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pessoal, minha turbina biagio 50/63 pediu arrego, logo tenho que comprar outro turbo e estou querendo usar a nova linha race da master power. meu objetivo não é arrancada, é track day e eu preciso de um turbo que não fique com mto lag, a biagio que eu usava tinha uma pegada acima dos 4400rpm e eu preciso de uma turbina que nos 3700 já esteja cheia. me recomendaram a r-494 que substitui a 50/48 que no caso eu acho o ideal, mas já me recomendaram tbm a r-4449 que substitui a apl, como se trata de um motor ap 1.9 com10: de taxa e pretendo usar um comando maior, eu acredito que a r-494 50/63 seria a melhor opcao e eu não teria um lag tão grande.
gostaria que alguem que conhecesse estes turbos, me passasse uma expecificação melhor pra não haver frustações, já li o material da master power mas não entendi a nova numeração da linha race.
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hummmm, e qual a configuração desse turbo que vc usou? quem me recomendou a r4449 foi o zezão daqui de brasília.
uhm não sei dizer já que eu faço apenas o acerto no que tiver instalado alí… mas já fiz 3 carros com ela e tiraram esta média...
manda um abraço pro zezão, conversamos muito no ultimo chipday que fizemos em bsb ali na cordova motors...
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tem tudo no facebook da masterpower. dá uma olhada lá.
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achei umas informações em outro forum e achei bacana comentar, se alguem tiver dúvidas de como ligar as conexões de água da linha race da mp taí um tutorial bacana.
a refrigeração a água das turbinas que possuem esse sistema serve para não criar depósitos de carvão (óleo queimado) no eixo, causado pelo aumento da temperatura no miolo da turbina quando se desliga o motor. o principal motivo de ter a água é esse, e não refrigerar a turbina enquanto ela está em funcionamento.
no momento em que de desliga o motor, o calor acumulado na parte quente da turbina não tem pra onde ir, pois o fluxo de óleo que lubrifica e retira a maior parte do calor que seria danoso ao miolo e eixo cessa, causando o aquecimento do conjunto central e o óleo que fica preso no conjunto central cozinha, solidificando-se e criando depósitos que se acumulam e restringem cada vez mais a passagem de óleo novo, degradando cada vez mais a performance do conjunto.
bem, para reduzir esse problema de depósitos, fizeram a refrigeração a água, presente em praticamente todos os turbos originais de fábrica atualmente. porém, esse sistema age da seguinte forma: ao desligar o motor, o calor da parte quente começa a ser transferido para o conjunto central e a água presente aquece… ao aquecer, a tendência é a água subir pelo efeito de termosifão, puxando água fria pra dentro do conjunto rotativo e levando consigo o calor que está vindo da caixa quente...
porém, pra que isso funcione, o conjunto rotativo tem que ser fixado em uma posição específica. nas turbinas comuns, quanto mais vertical ficar a entrada de óleo, melhor para o fluxo. nas turbinas a àgua, para que o efeito sifão ocorra, o conjunto rotativo deve ser fixado ligeiramente inclinado, em torno de 20-25 graus, de forma que as entradas/saídas de água fiquem ligeiramente deslocadas na vertical. a entrada de água fica no furo que ficou abaixo da linha central e a saída deve ser o furo que ficou acima da linha central do centro do conjunto. obviamente, a entrada de água deve receber água fria, então, ele deve ser conectada à mangueira de saída do radiador (que normalmente fica na parte de baixo) e a saída deve ser ligada à mangueira de entrada do radiador (que normalmente é na parte superior).
dessa forma consegue-se o efeito de termosifão, que garante o fluxo de água pela turbina quando o motor estiver desligado. se a ventoinha do radiador conseguir manter-se ligada por alguns minutos após o desligamento do motor, melhor ainda, pois ela ajuda a manter a diferença de temperatura elevada entre a entrada e a saída de água do radiador, e quanto maior for essa diferença, mais fluxo teremos pelo efeito de termosifão.
resumidamente:
1- deve-se fixar a turbina ligeiramente na diagonal, em torno de 25 graus.
2- a entrada de água é o furo que ficou pra baixo e a água deve vir da saída do radiador.
3- a saída de água é o furo que ficou pra cima e deve ser ligada à mangueira de entrada do radiador.
4- deve-se passar as mangueiras de água de forma que não haja restrição ao fluxo natural (água quente sobe).
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[catálogo master power racing](catálogo master power racing)
tem todos os modelos com dimensões e mapas.
estava lendo nuns forums gringos e a mp está fazendo sucesso lá também. parece que está vindo mais potência que as holset e borgwarner.
eu ia de k16 mas vou acabar indo na r444. (não r4449).
inté.
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cara, uma vez eu me atrevi a usar essas mangueiras no combustivel, quase perdi o carro, sacô? se você achar dessa mangueira que aguente pressão e temperatura, beleza mas fique atento a qualidade da mangueira, apesar de não passar combustivel nela, ela vai estar em temperatura elevada tanto de água quanto perto dela, pois vai estar perto dos coletores, se ela rasgar pode te deixar na não no meio da rua. sobre a medida, é essa mesmo, dá uma olhada nas mangueiras que o pessoal usou nas fotos das páginas atrás, é justamente a espessura que vou usar.