Dando um up no golzinho
-
olá pessoal, sou novo aqui no fórum, mas nos últimos dias sempre tenho lido tópicos daqui e em outros lugares sobre o supercharger.
eu fiquei interessado em usar um no gol g5 1.0 (motor vht 8 válvulas).
tenho as seguintes dúvidas: além do m24, precisa de mais alguma alteração (pra usar com apenas 0.4 bar, não quero muita potência porque é carro de uso diário, sei que vão falar que o preço não compensa pra pouca cavalaria e tal, mas o caso não é esse hehe, mas sim pelo fato de não ter que cortar nada no motor, como se costuma fazer no turbo) no veículo ou nessa pressão é apenas o compressor? além disso, ele deve ser colocado antes ou depois da borboleta (tbi)? o sensor que mede a quantidade de ar que entra está na tbi ou dentro do coletor de admissão (justamente pra saber se é melhor antes ou depois da tbi)? o mais importante, neste caso, tem que mudar pra etanol ou pode continuar com a gasolina (o carro é flex) já que a pressão será mínima ?
antes que peçam pra procurar um preparador, mesmo assim, pesquisar o que se vai usar antes é melhor que ser enrolado por um picareta qualquer. e como dizem ser mais plug and play, talvez até eu consiga instalar :-).
grato,
carlos
-
como falei, não quero alterações bruscas, por isso a opção pelo supercharger, até porque ele dá torque desde as baixas rotações. pelo que andei pesquisando sobre turbo, precisa de algumas alterações no motor, trocar comando de válvulas, reprogramar central, trocar bicos, mudar pro álcool. e é justamente isso que estou querendo evitar. saber se é apenas o sc e mais nada que precisa para a incrementação por compressor ou se precisa de mais alguma coisa pra rodar com 0,4bar.
-
reprogramar a central é obrigatório em qualquer tipo de preparação onde se mantem a injeção original, independente do que for fazer… trocar bico, vai depender do aumento de potência e se os bicos vão dar conta... troca de comando de valvulas não é obrigaória na preparação turbo... os motores 1.0 atuais são bem taxados, provavelmente com sobrealimentação vai ter que usar alcool... eu acredito que como você pretende uma preparação leve, melhor usar turbina que tem bem mais opções de peças e mais profissionais capacitados pra executar o serviço.