Toyota de volta à liderança
-
foto: divulgação
em 2011 a toyota pagou caro pelo terremoto de magnitude de 8,9 acompanhado de tsunami que varreu, 11/03/2011, a costa do japão. em 2012 a montadora se recuperou plenamente da queda de vendas, graças em parte por operar em mercados que cresceram substancialmente, como foi o caso do japão, estados unidos, china e brasil (embora por aqui, a sua participação de mercado seja pequena).
por outro lado, montadoras que atuam fortemente na zona do euro, sofreram em 2012 com uma espécie de ?tsunami financeira?, levando a queda acentuada de vendas de autoveículos. em relação ao ano anterior, a frança caiu 14,6%, alemanha 16,4%, itália 22,5% e espanha 23,0%.
agora, está confirmado, com expressivo crescimento de 22%, sobre 2011, e vendas de 9,7 milhões de autoveículos, a toyota recuperou a liderança das vendas globais. em segundo lugar, com vendas de 9,3 milhões de unidades ficou a general motors, que cresceu modestos 2,9% sobre o ano anterior.
o ótimo desempenho da toyota deve-se muito aos modelos prius e camry que registraram recorde de 41% de crescimento na américa do norte. um outro fato relevante para o robusto crescimento da toyota, muito embora não muito divulgado, foram as ótimas vendas (tanto no japão quanto nos estados unidos) dos modelos híbridos.
quanto a gm, o que mais contribuiu para que ela garantisse a segunda posição, foi o recorde das vendas globais (quase 5 milhões de veículos) da marca chevrolet, sendo mais de 60% das transações acontecendo fora dos estados unidos. a gm poderia ter tido um desempenho melhor, não fosse o baixo crescimento no mercado dos estados unidos (3,2% sobre 2011). comparado com 2011, na média, o mercado norte-americano cresceu 13%.
em terceiro lugar com vendas globais de 9,07 milhões de unidades ficou a volkswagen, cujas vendas globais registrou o recorde de 11,2%, sobre o ano anterior, apesar da queda de vendas de 6,5% na europa ocidental (exceto alemanha onde as suas vendas cresceram 1,9%).
o sucesso da montadora alemã, deve-se sobretudo ao crescimento de 26,2% das vendas na américa do norte e 23,3% na ásia-pacífico. o desempenho da volkswagen somente não foi melhor devido a crise na zona do euro.
por falar em europa, provavelmente, boa parte das montadoras europeias deverão divulgar queda de vendas. os fabricantes que têm a zona do euro como mercado alvo, provavelmente, serão as mais afetadas. aliás, na primeira semana de janeiro de 2013, a peugeot citröen divulgou queda de 16,5% em suas vendas globais de 2012, em relação ao ano anterior.
em breve serão divulgados dados das demais montadoras, daí saberemos mais sobre o desempenho das quase duzentas marcas existentes em todo o mundo.
ótima semana,
fonte: los angeles times/bbc/acea