1.4 econoflex turbo
-
e ae galera, muito tempo que não crio nenhum tópico aqui. depois que alguns mais antigos pararam de postar eu dei uma desanimada mas ainda vejo muitos daquela época por aqui rs.
bem, para quem lembra eu tenho um corsa 1.4 econoflex que já foi turbo por um curto perído de tempo [que pode ser visto neste tópico](que pode ser visto neste tópico). vou montá-lo novamente hahah…alguns aqui vão até me zoar (né overbibaspeed) mas vamos lá de novo
pretendo nesta primeira fase ficar nuns 200-250hp limitando o torque em uns 30-32 kgf.
na outra vez em que montei utilizei uma k16 com voluta do compressor sem refluxo (que o homero da hzl me informou ter um a/r menor que a voluta com refluxo), e voluta da turbina área 5. a pegada vinha em ~3500rpm e com força até o corte em ridículos 6300rpm.
vídeozinho do dinamômetro:
[media]http://www.youtube.com/watch?v=9cyht42lk6q[/media]
estou estudando outras opções e vi um motor igual o meu com uma .42 . 48 da masterpower, a apl240 e o resultado foi legal também pelo que parece, como pode ser visto aqui:
[media]http://www.youtube.com/watch?v=xlpnodx2snc[/media]
vamos lá:
com ajuda do site da garrett e seu [turbo adviser](turbo adviser) eu cheguei nos seguintes dados de vazão massica de ar para o meu motor:
3000rpm e ~1 bar de sobrepressão –> 8.43lb/min - 0.064kg/s
6400rpm e ~1 bar de sobrepressão --> 17.75lb/min - 0.134kg/s
claro que é só aproximação, mas achei legal que leva em conta bsfc, temperatura do ar admitido, etc.
agora vem a parte legal, a masterpower divulga agora os mapas para seus produtos, e minha primeira escolha foi a r4449 que é substituta direta da apl240 de sempre:
r4449 com compressor housing de 8cm³
baseado neste mapa seria um bom turbo para meu motor?
existe a opção de montar com bielas forjadas (e pistões originais pois para o 1.4 não tem nada forjado) e tentar chegar mais perto dos 300cvs.
mas olhando depois outros modelos, tem esta aqui também:
r363/r364 com compressor housing de 8cm³