Cobertor para o degrau
-
em 2012, eles foram alvos de inúmeras críticas e apelidos. mas, para alegria dos fãs da f1, eles não estarão presentes em 2013. estou me referindo aos degraus presentes nos bicos dos carros da temporada passada, devido ao regulamento técnico.para este ano, a fia permitiu que as equipes utilizassem uma espécie de 'cobertor' sobre esta área do carro, a fim de não ser visualizado o tal degrau que incomodava a muitos. este cobertor, porém, trata-se de uma peça única, não-estrutural a ser acoplada ao carro e sendo opcional.o novo regulamento técnico deixa explícito ainda as dimensões da peça. segundo ele, nenhum ponto da mesma deve estar 625 mm acima do plano de referência; além disso, nenhuma estrutura situada 1950 mm a frente da face traseira do cockpit deve ultrapassar a marca de 550 mm em relação ao plano de referência e a curvatura de qualquer seção, longitudinal ou transversal, sobre esta peça deve conter um raio maior que 50 mm.
tais medidas previstas no regulamento são para que não haja benefício aerodinâmico com a tal peça e que esta sirva apenas para o caráter estético.apesar disso detalhes de como estas peças serão acopladas ao bico e suas estruturas internas ainda são áreas que geram uma preocupação, afinal eles não podem se soltar durante uma colisão ou mesmo em alta velocidade. por isso,a entidade ficará de olho na forma de acoplamento, bem como tem desenvolvido testes mais exigentes nesse sentido, a fim de evitar que a peça se solte e venha a gerar perigo para outros pilotos, fiscais e espectadores.