Melhor com o degrau
-
o diretor técnico da lotus, james allison, garante que a melhor escolha para esta temporada da fórmula 1 é o carro com o degrau no bico, embora este seja bastante criticado por aqueles que prezam pela beleza do veículo.para 2013, a fia permitiu que os times pudessem colocar uma espécie de cobertor no bico do carro, a fim de esconder o degrau, mas restringiu-o, a não permitir que este pudesse gerar algum ganho aerodinâmico em relação a quem não tivesse o mesmo. e, é claro, a peça era opcional.a preocupação da entidade era que a peça se desprendesse numa possível colisão. mas allison colocou outros pontos que fizeram a lotus escolher por manter o degrau visível.- há uma regra que abre a possibilidade de uma mudança, nos sendo agora permitido fixar uma peça não estrutural na parte de cima do bico para esconder o degrau que esteve visível em 2012 - declarou."no entanto, por ser uma opção, eu não me surpreenderia se a maioria do grid optasse por não utilizá-lo. a peça adicionará alguns grama de peso e só deve estar presente se a equipe encontrar uma forma de obter ganhos de performance com ele."além disso, james revelou que o time de enstone continuará utilizando seu sistema de duplo drs em 2013, tendo testado-o na temporada passada. o dispositivo passivo não deve ser confundido com aquele que lançado pela mercedes - e agora proibido - que dependia de buracos presentes na asa traseira que ficavam visíveis somente com a abertura do drs. este da lotus irá parar a asa traseira quando esta chegar a uma certa velocidade.