Avaliação “ toyota etios xs 1.3 flex 2013
-
o mercado de modelos compactos é dominado pela volkswagen e pela fiat há muitos anos, mas a concorrência anda cada vez mais acirrada nesse segmento com a presença de modelos novos e reestilizados. o maior exemplo da importância desse segmento no brasil é a chegada do novo toyota etios, nas versões hatch e sedã.
com esses novos modelos a marca japonesa entra de vez para o mercado dos compactos e se aproveita de sua ótima reputação entre os consumidores, com pontos positivos na qualidade dos carros e do serviço pós-venda, raro hoje em dia aqui no brasil. a marca nos cedeu para teste o um modelo hatch 1.3, na versão xs, uma abaixo do topo de linha xls.
revelado em agosto do ano passado o etios começou a ser vendido no dia 28 de setembro nas concessionárias da marca. a toyota não poupou esforços em divulgar o etios com propagandas chamativas e eventos pontuais, como “etios conectionâ€. o modelo chega ao mesmo tempo em que a fábrica de sorocaba (sp) é inaugurada, especialmente para montar o etios. o nome do carro tem origem da palavra grega ethos, que significa “essência originalâ€.
sobre o acabamento interno, o etios decepciona, não espere a qualidade de um corolla ou de uma hilux. como o carro tem “alma†indiana, os plásticos são duros, não agradam ao toque dos dedos e com qualquer pancadinha é possível sentir a fragilidade do material. além de possuir poucos porta-objetos e um porta-luvas com formato estranho, tem ‘buraco’ para o tubo da saída de ar tampa e que abre sobre os joelhos do passageiro. o painel de instrumentos é outro item que não agradou.
nele estão as indicações de rotação, velocidade e hodômetro, localizado ao centro, posição que acaba desviando a atenção do motorista pelo tamanho minúsculo. o modelo tem materiais bem simples, com rebarbas, encaixes com vãos visíveis e muitos defeitos. para chegar ao padrão toyota, falta muito e o consumidor está atento a isso.
a posição de dirigir é regular, os bancos são confortáveis até um certo ponto, tanto para quem vai à frente, quanto para quem vai atrás. espaço esse, elogiado por todos que tiveram a chance de andar nos bancos traseiros. o volante apesar de simples e ser feito em plástico duto, tem uma boa empunhadura o que deixa a direção bem divertida. o modelo peca pela falta de ajustes elétricos dos retrovisores, fazendo com que o motorista tenha que esticar o braço para regular o espelhinho e peça ajuda ao carona para ajustar o do lado direito. o porta-malas do etios tem capacidade para 270 litros, na média da concorrência.