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Avaliação é mv agusta f4 1000r

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    mlbimmer
    escreveu em última edição por
    #1

    fotos: eduardo azeredo

    vista por muitos como a ferrari em duas rodas, a marca italiana mv agusta nos presenteia com a remodelada f4, construída com extremo requinte e dotada de grande tecnologia, é a máquina ideal para quem procura uma superbike de alta performance e luxuosa. o modelo segue em constante evolução desde sua primeira versão, criada em 1998.

    dotada de motor 998 cm3, 4 cilindros, com 16 válvulas radiais e coletor de admissão variável, gerando 186 hp de potência a 12.900 rpm e torque de 11,4 kgf·m a 9500 rpm, traz na bagagem todos os benefícios de uma marca com grande excelência e tradição em competições, capacitando a atingir velocidade de 305 km/h.

    transbordando tecnologia, o piloto conta com o auxílio de um belo e completo painel de instrumentos, plenamente digital, além de diversos sistemas como controle de tração, controle de potência (mapeamento de injeção), entre outros componentes que aliados à uma estrutura com peso muito bem distribuído, praticamente 50/50% para dianteira e traseira, resultam em uma moto segura e de ciclística impressionante.

    sua suspensão traseira em monobraço fornece bastante conforto e firmeza. fiquei muito impressionado com o fantástico desempenho em curvas, tanto de alta quanto de baixa velocidade, provendo enorme segurança e forte limite de inclinação. um tanque de 17 litros e consumo médio de 10,5 quilômetros por litros proporcionam autonomia razoável, exigindo apenas uma atenção maior em trajetos mais longos.

    mas nem tudo é perfeito e a f4 deixa um pouco a desejar no que diz respeito à ergonomia, pois a posição de pilotagem é extremamente agressiva, projetando o corpo do piloto para frente e o obrigando a curvar demais o pescoço para trás. dependendo da sua estatura o condutor tende a sofrer com maior ou menor intensidade, mas na prática todos acabam sendo afetados. outro fator que para alguns também pode soar negativamente é a ausência de freios abs, mas há previsão de inclusão do sistema nos modelos a partir de 2014.

    um ponto bastante marcante na máquina é seu design, que mescla linhas minimalistas e agressivas, dando um aspecto de requinte e grande esportividade, resultando em uma verdadeira obra de arte. destaco o primoroso conjunto de escapamentos, milimetricamente projetado e integrado com a rabeta da moto, assim como seu conjunto ótimo muito bem desenhado e com alta qualidade de luminância.

    a marca italiana caprichou nos mínimos detalhes que vão desde o logotipo mv agusta gravado nas pedaleiras até um belíssimo kit com manual, certificado, chave reserva e outros itens que é entregue ao novo proprietário desta incrível máquina.

    assim como a mv agusta brutale, a “irmã” naked, que também já tive o prazer de avaliar, a f4 não é importada, é montada pela fábrica da dafra em manaus (am) aqui no brasil, que é o primeiro país fora da itália a ter uma linha de montagem da marca. o preço sugerido pela fábrica é de r$68.000,00, mas no período em que estive compondo a matéria a fábrica lançou uma campanha especial em que a f4 modelo 2012 está sendo comercializada a r$59.900,00. um belíssimo desconto para quem quiser adquiri-la. e o feliz proprietário poderá escolher entre as duas combinações de cores: vermelho/prata metálico e preto brilhante/preto fosco.

    *ficha técnica:

    motor
    tipo: quatro cilindros, 4 tempos, 16 válvulas
    sistema de correias: ?dohc?, válvula radial;
    capacidade total: 998 cm3 (60.9 cu. in.)
    taxa de compressão: 13:1:1
    ignição: electrica
    diâmetro x curso: 76 mm x 55 mm (3.0 in. x 2.2 in.)
    cavalos de potência máximo-rpm (no virabrequim): 137 kw (186 hp) a 12900 r.p.m. lim. 13500 r.p.m.
    torque máximo é rpm: 114 nm (11.4 kgm) a 9500 r.p.m.
    sistema de refrigeração: refrigeração com líquido separados e radiadores a óleo
    sistema de gestão de motor: ignição iaw 7bm magneti marelli é sistema de injeção integrada com corpo de acelerador mikuni; ignição eletrônica com indução de descarga; injeção eletrônica multiponto sequencial temporizada; tubos de admissão de altura variável com sistema torque shift (tss)
    embreagem: molhada, multi-disco com dispositivo mecânico anti-surto
    caixa de marchas: caixa de marchas cassete; seis velocidades, malha constante
    unidade primária: 50/79

    razão de marchas
    primeira marcha: * velocidade14/37 137,4 km/h (85.3 mph) a 13500 r.p.m.
    segunda marcha: * velocidade16/33 176,0 km/h (109.3 mph) a 13500 r.p.m.
    terceira marcha: * velocidade18/31 210,8 km/h (130.9 mph) a 13500 r.p.m.
    quarta marcha: * velocidade20/30 242,0 km/h (150.3 mph) a 13500 r.p.m.
    quinta marcha: * velocidade22/29 275,4 km/h (171.0 mph) a 13500 r.p.m.
    sexta marcha: * velocidade21/25 305,0 km/h (189.4 mph) a 13500 r.p.m.
    razão de velocidade final: 15×41

    equipamentos elétricos
    tensão: 12v
    alternador: 350 w a 5000 r.p.m.
    bateria: 12 v é 8.6 ah

    dimensões e peso
    distância entre eixos: 1430 mm (56.27 in.)
    comprimento total: 2100 mm (82.63 in.)
    largura total: 750 mm (29.51 in.)
    altura do assento: 830 mm (32.68 in.)
    distância mínima do solo: 115 mm (4.52 in.)
    trilha: 100,4 mm (3.93 in.)
    peso seco: 192 kg (423 lbs.)
    capacidade do tanque de combustível: 17 l (4.49 galões)

    desempenho

    • velocidade máxima: 305,0 km/h (189.4 mph)

    quadro
    tipo: treliça de aço crmo tubular (soldado no processo tig)
    placas traseiras do eixo do braço oscilante: liga de alumínio

    suspensão dianteira
    tipo: garfo telescópico invertido com regulagem de retorno, compressão e pré-carga
    diâmetro da haste: 50 mm (1.97 in.)
    curso sobre o eixo da perna: 120 mm (4.72 in.)

    suspensão traseira
    tipo: progressiva, amortecedor único com recuperação e compressão (alta velocidade / baixa velocidade) ajuste de amortecimento e pré-carga da mola
    braço oscilante de um só lado: liga de alumínio
    curso da roda: 120 mm (4.72 in.)

    freios
    freio dianteiro: duplo disco flutuante com 320 milímetros (12,6 polegadas) de diâmetro, com fita de aço de frenagem e flange de alumínio
    pinça do freio dianteiro: tipo radial, peça única com 4 pistões 34 mm (1,34 polegadas)
    freio traseiro: disco de aço único com 210 mm (8,27 polegadas) de diâmetro
    pinça do freio traseiro: com 4 pistões é 25,4 mm (1,00 polegadas)

    rodas
    dianteira: liga de alumínio forjado 3,50 ?x 17?
    traseira: liga de alumínio forjado 6.00 é x 17??

    pneus
    dianteiro: 120/70 é zr 17 m/c (58 w)
    traseiro: 190/55 é zr 17 m/c (75 w)

    carenagem
    material: termoplástico

    *** velocidade máxima atingida em circuito fechado.**

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