Comandos em motores 16v
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galera, tenho a info que no meu carro, a admissao comeca em 0grau, e termina em 32 graus dpms, e o escape comeca em 32apms e termina em 0…
sendo assim, nao tenho como mudar os 32 graus, mas tenho como mudar o inicio e o fim, e ainda a diferenca de um comando pro outro, por exemplo, poderia mudar a posicao do comando de escape em relacao ao de admissao, ou soh o de amissao, ou seila, entendem? poderia fazer com que a admissao inicie em 10 graus apms e terminasse em 22dpms por exemplo, mantendo o comando de escape na mesma posicao, ou mudar o de escape, mudando a relacao entre eles ou nao, ou soh avacando ou atrasando os 2 ou sei la...
vcs acham que vale a pena? eu adiantar os 2, por exemplo em 5 graus(se for possivel saltando 1 dente na polia), que ficasse inicio da admissao em 5apms, e 27 dpms, e o escape ficaria inicio em 37 apms e fim em 5 apms, ou entao atrasando os 2 sei la
q q vcs acham? tem algo pra fazer com relacao a isso, sabendo que posso mudar o gau de entrada, mas nao posso mudar que em 32 graus termina o ciclo...
outra coisa eh que o comando do 1.0 16v tem 25 graus, e trabalha igual o meu, admissao comeca em 0 grau e termina em 25, e escape comeca em -25 e termina em 0... se o angulo eh menor nao eh vantagem certo? melhor um comandoq ue mantenha a valvula aberta por mais tempo que no caso o meu é com relacao ao do 1.0... se for isso, talvez fosse bom pros 1.0 usar os comandos do 1.3 certo?
porra, nao entendo porra nenhuma de comando... soh imagino as coisas...
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tem uma coisa pra pensar: e como vai ficar as fases do teu motor?
a ignição sempre vai trabalhar acreditando q vc tá perfeitamente sincronizado…e dá-lhe centelha na hora errada...
ainda mais em fiat q vc não tem como virar caximbo ou mudar ponto assim fácil
pode ver o q tinha de tempra 16v q ficava uma tralha manca , esponja e babadora de ?lo pq os mexúnicos faziam caca na hora de sincronizar as polias e os comandos...
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pra centelha, a injecao usa a referencia do sensor da roda fonica, que fica no virabrequim… nao muda nada...
resumindo a minha pergunta, qual é teoria de uma polia regulavel... o que se ganha e o que se perde variando a posicao do comando? sendo que num ap 1.8, mudando a posicao da polia vc vai estar influenciando admissao e escape, e no caso dum 16v, vc pode mudar a posicao apenas de 1 ou do outro comando independentemente, mas qual mudar e porque? adiantar a admissao? adiantar o escape? os 2? atrasar?
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não é tão nada a ver não…
a cenbtelha vai sair no momento de sempre...mas de q adianta se vc ainda não fechou 100% tuas válvulas e começou a comprimir com um naquinho aberto?
vai centelhar em cima de uma qtdade menor de mistura, já q algo foi expulso
e memso a centelha vai rola numa hora q vc já pode estar abrindo um naco da sua exaust?o...
pela posição do vira eu devo dar uma centalha a cada 10ms, por exmeplo...
2ms depois eu estou abrindo as válvulas de escape...
legal...mas e se eu estiver abrindo as válvulas antes de chegar estes 2 ms?
claro q vc tem uma margem e erro pra brincar uns 5o, por exemplo..tanto q vc tem a opção de polias regul?veis...q na prática te faz essa falta de sincronia ...pra aproveitar um naco a mais em baixa em rpm como se tivesse um comando mais manso..ou o invreso
mas num ap carburado, vc ao fazer isso, muda junto a exaust?o...afinal é um único comando..no teu 16v vc pode deixar o outro origes e ele ficar tempo demais com a exaustão fechada
de uma forma ou de outra no ap vc pode dar sem grande dor de cabeça um adianto ou atraso de ponto pra acompanhar este tempo maior de abertura (ou não de uma válvula) q numa rpm mais baixa pode ser legal....no teu fire vc vai fazer isso como?
fechar a válvula de escape um naco depois pode ser bom se vc acompanhar um tempinho a mais de injeção....mas como isso vai se relacionar com as válvulas de esacape já é uma coisa q eu não consigo pensar pra frente
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e como q a ignição se baseia nisso?
pela posição do vira qdo passa da fonica…
pra ela tanto faz como tanto fez se la em cima o comando ta sincronizado...ela vai pulsar de acordo com as voltas no maledeto la de baixo..desde q nao tenha nenhum aviso do ks
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a injecao trabalha pela posicao do vira, porem, é tudo mapeado levando em consideracao a maneira com que o motor respira, mudando comando vai mudar a maneira que ele respira entao deveria se ter ajuste no ponto, mas nada ligado mecanicamente entende?
eu hein… vou mexer nisso nao... soh queria entender qual a vantagem em se adiantar a abertura e fechamentodas valvulas e tal...