Gap da vela
-
pessoal, tenho um mazda mx3 1.6
fiz uma retífica no motor e coloquei pistões forjados 1mm, bem cabeçudos, de forma a aumentar bem a taxa.
porém a auto peças mandou uma vela com o gap de 0.8mm, o gap original é 1.1mm. o mecânico descartou fazer qualquer alteração na vela.
também comprei de um grau térmico superior a fim de que esta funcione melhor com a nova taxa de compressão.
gostaria de saber se esse gap menor pode me acarretar problemas de desempenho ou consumo é o que acham ?
-
ola magera, quanto maior a taxa de compressao maior será o aproveitamento térmico e consequentemente maior será a temperatura na camara de combustao.
isso significa que vc terá q colocar uma vela com a capacidade maior de dispersar a temperatura da camara caso contrário vai furar o pistao, derreter um anel ou ferrar a propria vela.
normalmente quando se troca o combustivel por um mais frio como alcool, deve-se usar uma vela mais fria. no caso de permanecer com gasolina deve-se manter a vela ou trocar por uma um grau mais fria para se trocar melhor o calor, mas isso pode acarretar em pequenas falhas em baixas rotacoes. o mesmo pode ocorrer se o gap da vela estiver muito fechado ou aberto demais. normalmente pra um carro como o seu o gap entre 0,8 a 1,1 vai rodar legal. eu deixaria entre 0,8 a 1mm no máximo. tem q testar as reacoes do carro pra ver qual fica melhor.
abs
-
o gap varia muito de acordo com a capacidade de ignição e de acordo com a compressão no cilindro, quanto maior a compressão dentro da camara, maior a dificuldade da faisca percorrer a distancia entre o eletrodo e o aterramento.
por isso existem tantas variaveis de gap, de acordo com taxa e potência do sistema de ignição. motores turbo sem sistema de ignição otimizado tem que andar com uma folga bem pequena coisa de 0,5mm para que a ignição possa ocorrer quando a muita pressão dentro da camara. nesse ponto que as velas de iridium levam vantagem que por terem o eletrodo bem fino conseguem uma maior concentração de eletrons na ponta da vela facilitando a descarga. uma ignição porrada era uma boa para você;