Troca de oleo - mineral pra sintetico
-
r$35,00 pratas anderson
esse havoline ultra 5w40 sl me pareceu bom….
custa r$13,00
vou testar ele..
[snapback]378617[/snapback]
achei q fosse muito mais caro não tem desculpa, vou comprar 4 litros dele para por no motor novo (q ainda to fechando) e só utilizarei ele daqui para frente
sera q é certo usar um outro sintetico mais baratinho só para rodar uns 1000 km enquanto o motor amacia antes de meter o mobil 1???
esse havoline é 100% sintetico??
-
esse havoline eh mineral.. nem base sintetica eh …
olha, naum sei como eh o esquema do amaciamento com osintetico...
mas creio que naum tenho problema...
kra, vai gastar ai uns 150 pau no maximo .... pra trocar oleo, filtro e talz.. isso extrapolando mesmo....
eu cho que vale sabe...
po qq eh isso perto de um motor que vc investe pelo menos 20 vezes mais?
-
esse havoline eh mineral.. nem base sintetica eh …
olha, naum sei como eh o esquema do amaciamento com osintetico...
mas creio que naum tenho problema...
kra, vai gastar ai uns 150 pau no maximo .... pra trocar oleo, filtro e talz.. isso extrapolando mesmo....
eu cho que vale sabe...
po qq eh isso perto de um motor que vc investe pelo menos 20 vezes mais?
[snapback]378694[/snapback]
isso mesmo, acho besteira gastar uma grana alta no motor e na hora de colocar o oleo ficar fazendo economia porca.
realmente só não queria utilizar o mobil 1 para amaciar o motor, já q só rodarei 1.000 km e depois trocarei oleo novamente. to pensando em por um sintico (100%) mais baratex só para amaciar, depois disso baixo e ponho o mobil 1
-
a minha grande questão ?: considerando que o brasil é um pa?s de clima tropical, onde dificilmente consegue-se temperaturas abaixo de zero grau celsius, é mesmo importante usar um óleo com valor 5 de viscosidade é frio? pelo pouco que sei, um óleo de grau 20 é frio já atende ao requisito de temperatura é frio para o frio brasileiro. a minha real preocupação é ? quente. aí sim, penso que um grau 50 ou 60 seja uma boa pedida.
uma tabela semelhante é essa veio no manual do 206 que tive. ela me esclareceu muita coisa.
[]s
-
a questão não é a temperatura de congelamento do óleo..isso é pra ingl?s ver…
abre uma garrafa de um 5w40 e vira..olha a velocidade que ela esvazia se comparada a um 20w50, por exemplo...
isso é o que vale..maior qtdade de óleo chegando ao um ponto de atrito ...
o ?elo tá frio...não tá quecido pelo atrito..e é muito pior pra correr pelo sistema..vai chegar em menor qtdade..
tanto é que vc troca seu óleo com o motor quente..pq senão ficaria uma hora lá esperando escorrer tudo
se vc pegar uma montadora, olha a especificação d eóleo dos motores turb0 de fábrica:
gol t, golf t, a3, a4, s3 e passat turbos: 5w40
marea t: 10w40
impreza wrx 5w50
tempra t e uno t: 20w50..motores q vieram em 94...numa época q vc não tinha disponível tais óleos aqui na terra brasilis
teve um caso q ilustra a preocupação das montadoras:
os golf e passat t tiveram muita encheção de saco com formaçãop de borra e turbina e motor indo pro espaço pq formava borra com nossa gasosa tosca...
em 99 trocaram a especificação de óleo de 501.00 pra 502.00...além de reduzir a troca em condições de uso severo de 7500 pra 5mkm
a 501 era equivalente aop 10w40 base sint?tica (semi-sint?tico)
a 502 é equivalente ao 5w40 sint?tico
pq? vai ensinar um tiozão ou uma tiazinha a ligar um motor e espera uns 20s em lenta pra sair rodando e fazer o memso qdo esfriar...
os kras tavam nem aí...
resolveu o problema de vez? não..mas foi a melhor solução que encontraram
se considera fase fria do motor os 1os 5 kms de funcionamento do memso..nessa fase q vc tá + gordo, as peças mo?veis não chegaram na temp ideal e é justamente aí q vc tem o maior desgaste..pode ver q carros q rodam pequeno percurso sempre são fracos de consumo e carbonizam mais....justamente o tal regime severo q as montadoras tanto apregoam..
na prática, pega um f1 de corsa...olha como este motor adora bater tucho qdo ligado...exatamente pq não tá chegando óleo em qtdade suficiente pra encher um tucho e ele amaciar o curso das vêvulas
podes crer q com o circuito desobstru?do e com um óleo de boas viscosidade em baixa, vc não vai ter isto rolando até q o óleo se contamine... e as borras venham te encher a cabeça..
-
bom… enquanto não aparecer um 5w50 de preão acessável, eu continuarei usando o mesmo 20w50. sinto muito, mas com os preços de hj, num dá.
e o meu problema com o helix 15w50 mineral é que ele num ag?enta temperatura muito alta. via isso no uno lampredi daqui de casa.
qualquer acelerada e parece que o óleo já num sobe direito. a única vez que usei 20w50 nele isso parou de acontecer.
sei não se é pra ingl?s ver. não creio que a sae faria algo assim, que pode ser desconsiderado.
[]s
-
a expressão pra ingl?s ver talvez não tenha sido a mais adequada…
mas se vc pensar no xxwyy em relação a temperatura ambiente, vc ignora o benefício real que é a fluidez do óleo na fase fria do motor..
sair de um 20w50 pra um 15w50 q tem um pre? bem acessável já é um ponto a mais..
um 5w50 é realmente bem caro, e como vc foi julgado......não tem toda essa relação custo-benefício se vc pensar num ap q nem tem exig?ncias de classificação sae..o manaual do meu polo 98 apenas diz: óleo api sh, com toler?ncia a sf
mas tem motores q giram mais..tem menos folgas entre as peças m?veis...tem mais potência específica..aproveitam mais a mistura, por isso geram masi energia..e por isso precisam dissipar masi calor...
e cada motor tem sua exig?ncia mínima de sae (assim como de api e até acea)..o 5w30 do rocan...o 15w40 dos fire..o 20w40 de um gm f1...
ah..emas qdo esquenta? vc tem o sistema de refrigeração exatamente pra dissipar o restante de calor q o ?le não tem como absrover e também reduzir a temp deste óleo...
voltando ao sae, aquele maldito berdinazze
o sae é uma especificação q mede que pra chegar um volume mínimo de óleo estipulado na outra ponta do circuito de teste, eu tenho q estar a uma temmperatura tal...abaixo dela chega pouco óleo (ou poderia chegar nada), q ia acabar deixando meu rala-rala na mão...
qtos mls de óleo tem q chegar na outra ponta do circuito..qtos metros ou cms medem este circuito? qual o diametro dos tubos deste circuito? sei lá....
mas bate exatamente com a preocupação de enfiar um x mínimo de óleo al? pq aquele rala-rala vai me gerar calor e se eu tiver óleo de menos não vai ficar legal...exatamente como rola qdo tá batendo tucho num motor q acabou de ser ligado
se vc entrar na classificação sae com tempreatura na cabeça, vai chegar a uma tabela de aplicação por temperatura ambiente de trabalho...
20w numa temp mínima de -10oc
15w -15oc
10w - 20o
5w -30o
0w -40o
sae 40: +15o
30w 0oc
se eu pensar na temperatura ambiente, nunca vou ver ganhos se comparar um 5w40 a um 20w40...eu não chego a temperaturas negativas em praticamente todo o territ?rio nacional.....eu não ligo meu carro dentro de um freezer..
não moro na groel?ndia...moro num pa?s tropical abenãoado por deus e bonito por natureza...
e qtos motores diesel nao funcionam a dácadas em lugares gelados com um óleo monoviscoso sae 40..
se eu me prender a questão temperatura, eu poderia cair na tentação de acreditar q um óleo 25wxx congelaria fácil bem perto de 0o...então eu não poderia usar um monoviscoso sae 40..ele estaria congelado..
e o óleo do câmbio então? o q eu faria?
pois é nessa din?mica q um frentista e muito técnico de lubrificação acredita: q um 5w só é bom em pa?s frio pq aguenta mais antes de congelar..como a gente tá no quentinho, não precisa se preocupar com isso..
aa? o kra enfia um 25w num rocan q como vimos pede um 5w...com 100mkm o motor tá uma tralha e o dono não entende o pq...
mas como a média do brasileiro é 12mkm/ano, esse rocan demoraria 8 anos pra criar problemas, eu já vendá antes, o próximo dono q se f....
o porblema não vai aparecer tão cedo..e nem na minha mão...
-
quer dizer então que o significado dos valores da garrafa não é o que está descrito na tabela?
agora fiquei confuso…
no manual do corsa diz que qquer coisa desde que seja pelo menos sj é óleo pra ele.
procuro usar sempre a mesma marca e mesmo modelo, a fim de ajudar a evitar borras... e 20w50.
de fato, com esse óleo o motor bate tucho enquanto frio. mas depois de quente os tuchos custam a descarregar em altas rpm.
no corsa da minha namorada, mesmo motor 1.6... ela usa 5w40. o carro dela não bate menos tucho que o meu... e de quebra o dela descarerga tuchos a 4500 rpm. judiação.
só por isso que fico confuso.
tá com a cabeça toda zoneada agora... huahauhaua
[]s
-
bom… enquanto não aparecer um 5w50 de preão acessável, eu continuarei usando o mesmo 20w50. sinto muito, mas com os preços de hj, num dá.
e o meu problema com o helix 15w50 mineral é que ele num ag?enta temperatura muito alta. via isso no uno lampredi daqui de casa.
qualquer acelerada e parece que o óleo já num sobe direito. a única vez que usei 20w50 nele isso parou de acontecer.
sei não se é pra ingl?s ver. não creio que a sae faria algo assim, que pode ser desconsiderado.
[]s
[snapback]378871[/snapback]
uma vez para o track day com o gol 1.8 mi da minha m?e, o carro era novinho, peguei ele escondido aqui na garagem (meu carro tava na oficina e eu queria andar), troquei o oleo (helix 15/50) e fui para pista depois da primeira bateria o oleo esquentou tanto q um casquilho rodou e mandou o eixo pro caralho abri o motor e estava tudo azul lá dentro nunca mais uso essa porcaria novamente
-
ai meu deus ka, essa pergunta me deixou preocupado…
qual o problema quiridaaa???
[snapback]379175[/snapback]
o problema do 5/40 ao meu ver é o 40, gti-t…pra carro turbo iria de no minimo 50 pq temp quente ali dentro do motor é o q naum falta...
-
uma vez para o track day com o gol 1.8 mi da minha m?e, o carro era novinho, peguei ele escondido aqui na garagem (meu carro tava na oficina e eu queria andar), troquei o oleo (helix 15/50) e fui para pista depois da primeira bateria o oleo esquentou tanto q um casquilho rodou e mandou o eixo pro caralho abri o motor e estava tudo azul lá dentro nunca mais uso essa porcaria novamente
[snapback]379153[/snapback]
esse seu relato e o do cyberfast me deixaram preocupado com esse óleo…eu tava com 4l comprados pra usar e meu preparador naum recomendou e continuei com um havoline/valvoline 20w50...
-
afff…. porra toda hora uma novidade...
jah to bolado ... acho que vou colocar o bom e velho mobil super xhp que eh pra carro turbo mesmo..... 20w50... usei ele um bom tempo... sempre show de bola...
acho que vou manter sabe.... time que ta ganhando naum se mexe auhuahuaha
eu acho que meu carro depois que acelera forte, ele fica com o oleo muito quente.. .afina muito .. isso com mobil 4t.....
vou colocar esse xhp de volta e pronto ... deixa quieto aqui ele...
-
ai meu deus ka, essa pergunta me deixou preocupado…
qual o problema quiridaaa???
[snapback]379175[/snapback]
exatamente o q o edson disse aki em baixo:
o problema do 5/40 ao meu ver é o 40, gti-t…pra carro turbo iria de no minimo 50 pq temp quente ali dentro do motor é o q naum falta...
[snapback]379220[/snapback]
esse seu relato e o do cyberfast me deixaram preocupado com esse óleo…eu tava com 4l comprados pra usar e meu preparador naum recomendou e continuei com um havoline/valvoline 20w50...
[snapback]379229[/snapback]
estranho, na rr eles usam nos motores deles esse oleo (helix 15/50) e nem bardahl usam.
afff…. porra toda hora uma novidade...
jah to bolado ... acho que vou colocar o bom e velho mobil super xhp que eh pra carro turbo mesmo..... 20w50... usei ele um bom tempo... sempre show de bola...
acho que vou manter sabe.... time que ta ganhando naum se mexe auhuahuaha
eu acho que meu carro depois que acelera forte, ele fica com o oleo muito quente.. .afina muito .. isso com mobil 4t.....
vou colocar esse xhp de volta e pronto ... deixa quieto aqui ele...
[snapback]379247[/snapback]
fica no seu 20/50 e fique tranquilo. o lance seria o castrol rs alemão, usava ele no passat, 10w60
da ultima vez q encontrei, tava 58 reais o litro
-
usei 5w40 no mt uma vida toda de po embaixo…...
tem o sel?nia racing 10w60..tá na faixa de uns 36 o litro