Projeto astra turbo 2.0 8v
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você vai montar em casa então??
esse astra possui borboleta eletrônica, sem uma reprogramação decente, não vai dar certo, vi um modelo como o seu ser turbinado na oficina apenas com um his e tiveram esse problema com a borboleta.
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com 0,6 de pressão vai vir na casa de 190cv e uns 27kgf de torque, se seu carro e gasolina e for andar a alcool vai ter que usar bicos 35% maiores e adiantar o ponto inicial e em parte da curva faze aspirada. na fase turbo um bico suplementar monoponto, com gerenciador de ponto vai dar conta. apl240 com uma caixa quente .48 seria legal para essa pressão e motor. outro detalhe que me da um pouco de receio é a distribuição de combustivel suplementar nesse coletor de astra, os angulos dele me parecem que vão impedir um pouco o fluxo de combustivel. mas tive um amigo que andava assim com 1kg e nunca quebrou nada. o intercooler sempre é bem vindo se poder usar melhor, apesar de que com essa pressão não vai esquentar muito;
outra maneira de gerenciamento seria com chip ou dosador hpi, mas nessas nunca me aventurei, sabendo que com dosador tem muita gente que condena; só pesquisando então
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você vai montar em casa então??
esse astra possui borboleta eletrônica, sem uma reprogramação decente, não vai dar certo, vi um modelo como o seu ser turbinado na oficina apenas com um his e tiveram esse problema com a borboleta.
meu astra é borboleta eletrônica sim, quero colocar gerenciador e um bico mono de monza, mas também não tenho certeza pq a pressão dos bicos originais e dos bico de monza é diferente
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com 0,6 de pressão vai vir na casa de 190cv e uns 27kgf de torque, se seu carro e gasolina e for andar a alcool vai ter que usar bicos 35% maiores e adiantar o ponto inicial e em parte da curva faze aspirada. na fase turbo um bico suplementar monoponto, com gerenciador de ponto vai dar conta. apl240 com uma caixa quente .48 seria legal para essa pressão e motor. outro detalhe que me da um pouco de receio é a distribuição de combustivel suplementar nesse coletor de astra, os angulos dele me parecem que vão impedir um pouco o fluxo de combustivel. mas tive um amigo que andava assim com 1kg e nunca quebrou nada. o intercooler sempre é bem vindo se poder usar melhor, apesar de que com essa pressão não vai esquentar muito;
outra maneira de gerenciamento seria com chip ou dosador hpi, mas nessas nunca me aventurei, sabendo que com dosador tem muita gente que condena; só pesquisando então
o astra é 2009 flex. os bicos são originais de + - 28ml de vazão e queria usar o hpi pra fazer o ajuste da pressão de combustivel.
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ah o seu é dos mais novos ..
com acelerador eletronico vai ter que usar clamper, alguns gerenciadores ja vem com ele embutido. ele congela o sinal do map para na fechar a borboleta.
se não me engano esses bicos são 29,5lbs/h essa é a medida a 3 bar de pressão diferencial. pode usar o extra monopoint na linha de 3 bar, dificilmente ele vai travar por que vai trabalhar por período curtos. a maioria usa assim ou melhor ainda um bico multipoint graudo para alimentar uns 80cv. um deka 96lbs/h. na parte do regulador de pressão. compra um do tempra 16v ou a copia dele que existe em lojas do ramo. ele vai manter a pressão diferencial de acordo com a pressão do turbo. tem 3 vias e um parafuso. entrada e saida de combustivel, tomada de vacuo e o regulador de pressão. se voce tem 3kg de pressão na fase aspirada quando o turbo comprimir 0,6kg vai ter o,6kg no coletor e 3kg na linha. no final das contas vai ficar cm 2,4kgs efetivos. e tua vazão vai cair uns 10%. com o dosador de tempra 16v quando entrar 0,6kg no coletor ele automaticamente libera alinha para 3,6kgs e mantem a pressão diferencial em 3kgs como a original. tenho algumas duvidas do sistema flex para turbinar mas acredito que de para fazer cm facilidade alem de ficar muito mais progressivo por causa da taxa e da injeção original.
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ah o seu é dos mais novos ..
com acelerador eletronico vai ter que usar clamper, alguns gerenciadores ja vem com ele embutido. ele congela o sinal do map para na fechar a borboleta.
se não me engano esses bicos são 29,5lbs/h essa é a medida a 3 bar de pressão diferencial. pode usar o extra monopoint na linha de 3 bar, dificilmente ele vai travar por que vai trabalhar por período curtos. a maioria usa assim ou melhor ainda um bico multipoint graudo para alimentar uns 80cv. um deka 96lbs/h. na parte do regulador de pressão. compra um do tempra 16v ou a copia dele que existe em lojas do ramo. ele vai manter a pressão diferencial de acordo com a pressão do turbo. tem 3 vias e um parafuso. entrada e saida de combustivel, tomada de vacuo e o regulador de pressão. se voce tem 3kg de pressão na fase aspirada quando o turbo comprimir 0,6kg vai ter o,6kg no coletor e 3kg na linha. no final das contas vai ficar cm 2,4kgs efetivos. e tua vazão vai cair uns 10%. com o dosador de tempra 16v quando entrar 0,6kg no coletor ele automaticamente libera alinha para 3,6kgs e mantem a pressão diferencial em 3kgs como a original. tenho algumas duvidas do sistema flex para turbinar mas acredito que de para fazer cm facilidade alem de ficar muito mais progressivo por causa da taxa e da injeção original.
achei um bico de corsa 1.6 que trabalha em 3 bar e 3 ohms de impedância com vazão de 22 ml ,eu ia colocar dois desses multiponto com o his pra controlar. acho que ele consegue suprir a falta e como são bicos relativamente pequenos, devem trabalhar bem com resposta rapida, posso ta falando besteira, me corrijam.
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a medida em ml é medida de maquina de limpeza de bicos, voce deve procurar por unidade de lbs/h ou gramas/segundo
a melhor maneira ao meu ver seria um deka 96lbs/h ou um bico mono de monza alcool; para alimentar seus futuros 80cv extras; esses do corsa não vao suprir nen metade no alcool. e outra 2 bicos na pressurização não poderao ficar juntos. dai fica fio para todos os lados e mangueiras e etc; coloca um só bem posicionado a 45º que fica otimo.
vi no site da techrace um gerenciador bem legal; atraso de ponto + bico auxiliar + função nitro + display.
a vantagem seria a função nitro que é um retardo de ponto via aterramento com redução de ponto programada, resumindo; tu ta andando a alcool cm ponto final em 24º e vai para um lugar onde so tem gasolina aciona a chave nitro; e o ponto vai ser atrasado para onde você regulou vamos dizer 18º. vai andar com o carro na gasolina com pouco ponto e mais combustivel só para proteger teu motor caso pressurize; outra coisa acredito que tua embreagem não vai aguentar da uma pesquisada se essas de captiva ou s10 modelo novo cabem ali no teu volante. ou parti para uma de ceramica. mas vai perder a macies da embreagem.
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a medida em ml é medida de maquina de limpeza de bicos, voce deve procurar por unidade de lbs/h ou gramas/segundo
a melhor maneira ao meu ver seria um deka 96lbs/h ou um bico mono de monza alcool; para alimentar seus futuros 80cv extras; esses do corsa não vao suprir nen metade no alcool. e outra 2 bicos na pressurização não poderao ficar juntos. dai fica fio para todos os lados e mangueiras e etc; coloca um só bem posicionado a 45º que fica otimo.
vi no site da techrace um gerenciador bem legal; atraso de ponto + bico auxiliar + função nitro + display.
a vantagem seria a função nitro que é um retardo de ponto via aterramento com redução de ponto programada, resumindo; tu ta andando a alcool cm ponto final em 24º e vai para um lugar onde so tem gasolina aciona a chave nitro; e o ponto vai ser atrasado para onde você regulou vamos dizer 18º. vai andar com o carro na gasolina com pouco ponto e mais combustivel só para proteger teu motor caso pressurize; outra coisa acredito que tua embreagem não vai aguentar da uma pesquisada se essas de captiva ou s10 modelo novo cabem ali no teu volante. ou parti para uma de ceramica. mas vai perder a macies da embreagem.
eu vi uma embreagem da displatec heavy duy, me dissram que para preparações leves ela é ideal e o preço não é taum caro nem fica pesado igual ceramica. eu pensei no bico de monza mas ele trabalha em 2 bar e a injeção original em 3 por isso pensei em mais bicos multiponto
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uma serviço pesado deve dar conta mas tb confere as originais mais fortes que podem servir no teu carro.
o bico do monza trabalha com pressão menor perfeitamente, porem so vai trabalhar quando vc estiver pressurizando
e isso é 2% do tempo em que carro estiver andando. ou pega um bico multi point e pede pro dalton retrabalhar para voce. pode ser um desse de astra como o que ja vem no carro. dai voce instala um dosador de tempra 16v (não sei se teu carro tem sistema returnless sem retorno). e a pressão vai se manter sempre estabilizada em 3kgs diferencial.
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uma serviço pesado deve dar conta mas tb confere as originais mais fortes que podem servir no teu carro.
o bico do monza trabalha com pressão menor perfeitamente, porem so vai trabalhar quando vc estiver pressurizando
e isso é 2% do tempo em que carro estiver andando. ou pega um bico multi point e pede pro dalton retrabalhar para voce. pode ser um desse de astra como o que ja vem no carro. dai voce instala um dosador de tempra 16v (não sei se teu carro tem sistema returnless sem retorno). e a pressão vai se manter sempre estabilizada em 3kgs diferencial.
então a embreagem acho que vai essa mesmo, a hd, agora o regulador de pressão eu nunca achei olhando dentro do capo, e ele não fica na flauta dos bicos originais. as vezes não tem mesmo. precisava descobri.
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acredito que seja returnless, se for com 0,6 de pressão e teu carro trabalhar original com uns 3,8 kg como estou pensando a pressão na linha vai cair para 3,2kg na faze turbo o que ia diminuir a vazão dos bicos originais em uns 8% é pouca coisa. não tenho certeza, só testando mas um bico daquela medida que te falei vai dar conta. a questão do returnless tb me traz algumas duvida, tenho um stilo 1.8 8v flex aqui e tambem ja pensei em turbina-lo em um padrão simples e funcional. turbo a 0,4kg na gasolina mantendo o maximo de originalidade.
clamper no map, gerenciador de atraso de ponto e bico auxiliar. porem estive pensando como meu carro é flex e trabalha com 3,8kg de pressão na linha returnless. se eu mudasse o sistema e utilizasse um dosador de delta regulavel hpi poderia manter a pressão original de combustivel e aumentar a pressão para 6 kgs na fase turbo e teria um incremento de 30% na vazão(teoricamente falando) e assim teoricamente alimentar a faze turbo também. se tudo desse certo estaria blz. mas retirar o dosador original e colocar um hpi em um carro novo, sem ao menos saber se o hpi funciona bem. ( a relatos que funciona e que não funciona bem tem muita variação). e outra questão seria a bomba de combustivel. sera que ia durar?? e a histerese dos bicos injetores. também e outra questão. o bico auxiliar ainda é a melhor opção porem como a distribuição do combustivel fica comprometida como em um carburado, o mais seguro e trabalhar na faze turbo um pouco mais rico e evitar furos indesejado e dar uma conferida na cor das velas apos fazer um sos.
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acredito que seja returnless, se for com 0,6 de pressão e teu carro trabalhar original com uns 3,8 kg como estou pensando a pressão na linha vai cair para 3,2kg na faze turbo o que ia diminuir a vazão dos bicos originais em uns 8% é pouca coisa. não tenho certeza, só testando mas um bico daquela medida que te falei vai dar conta. a questão do returnless tb me traz algumas duvida, tenho um stilo 1.8 8v flex aqui e tambem ja pensei em turbina-lo em um padrão simples e funcional. turbo a 0,4kg na gasolina mantendo o maximo de originalidade.
clamper no map, gerenciador de atraso de ponto e bico auxiliar. porem estive pensando como meu carro é flex e trabalha com 3,8kg de pressão na linha returnless. se eu mudasse o sistema e utilizasse um dosador de delta regulavel hpi poderia manter a pressão original de combustivel e aumentar a pressão para 6 kgs na fase turbo e teria um incremento de 30% na vazão(teoricamente falando) e assim teoricamente alimentar a faze turbo também. se tudo desse certo estaria blz. mas retirar o dosador original e colocar um hpi em um carro novo, sem ao menos saber se o hpi funciona bem. ( a relatos que funciona e que não funciona bem tem muita variação). e outra questão seria a bomba de combustivel. sera que ia durar?? e a histerese dos bicos injetores. também e outra questão. o bico auxiliar ainda é a melhor opção porem como a distribuição do combustivel fica comprometida como em um carburado, o mais seguro e trabalhar na faze turbo um pouco mais rico e evitar furos indesejado e dar uma conferida na cor das velas apos fazer um sos.
não sou mecânico mas me interesso muito por preparações, ja me aventurei em dois carros de amigos, um santana a alcool original 1.8 e uma saveiro 1.8 gasolina.
o santana eu instalei um bico de monza 1.8 pra auxiliar e usando hpi, regulei a pressão pra 3 bar na lenta e 4 na alta, mas na epoca não sabia do problema do bico de monza que trabalha a 2.0 botei ele pra trabalhar com 4 e provavelmente travou aberto, ou sei la, acabei fundindo o motor do santana a 0.7 bar de pressão de turbo e a 200 km no test de acerto. quando abrimos o motor um lasca do pistão havia sumido e rosso a engrenagem do distribuidor.
a saveiro eu instalei um coletor com 8 bicos de astra flex tbi nova e coloquei os relógios de pressão de turbo e combustível e velas novas, graças a deus não fundi o motor desse uahuahua, pq era forjado o pistão.
mas a turbina era muito grande pro motor 1.8 turbina garret quente .63 e fria 70. so dava pressão acima de 4mil rpm, o dono ia utilizar apenas 1 bar de pressão.
tenho medo pelo meu carro ser taxado, e ja ter 100 mil rodados, igual a km do santana q fundi^^
vou tirando as duvidas pra ver se consigo acertar tudo sem riscos pro motor e pro meu bolso.
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mas fundir o motor é por outras causas, geralmente aquecimento excessivo ou falta de óleo
se quebrou pedaços do pistão provavelmente não foi por calço hidráulico ou algo do tipo, deve ter sido por pré ignição ou ponto muito avançado; ou ainda falta de combustivel que em alguns casos faz a camara aquecer e causar pre ignição. mas não tem erro nesse teu motor, monta toda a parte mecanica e eletronica; na hora de acertar começa com um atraso maior e com uma mistura mais rica. o bom seria uma sonda wide band para fazer o acerto, com certeza deve ter algum amigo que deve ter; depois do carro estar com um acerto legal( de preferencia em dia frio)você faz o teste das velas. vai dar uma volta com o carro leve junto uma tabela de coloração de velas e uma chave de velas. aqueça o motor e em uma auto estrada de um sarrafo no carro de 3ª e 4ª durante uns 20 segundos sempre acompanhando na sonda. assim que acabar os 20 segundo coloque em ponto morto e desligue o motor. isso mesmo com o carro em movimento( cuidado vc ficara sem o vacuo no freio ). pare no acostamento e retire as velas confira a cor de cada uma delas. devem estar em um tom de marrom meio ocre e todas deve estar semelhante na cor. se estiverem pretas de carbonização você esta com excesso, se estiverem com ponto de derretimento pode estar com falta de combustivel.
agora é que vi o diagnostico por vela, se todos estiverem da mesma cor a distribuição de combustivel está boa, se estiverem de cores diferentes, existe uma ma distribuição de combustivel. para resolver dai existem duas maneiras
ou mexa na posição do bico aux. refazendo o teste das velas ou aumente um pouco a quantidade de combustivel. os carros carburados com carburador duplo que andavam assim trabalhavam com mistura muito mais rica para burlar a diferença de distribuição entre os cilindros e a perda de combustivel por condensação nas paredes coletor.
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mas fundir o motor é por outras causas, geralmente aquecimento excessivo ou falta de óleo
se quebrou pedaços do pistão provavelmente não foi por calço hidráulico ou algo do tipo, deve ter sido por pré ignição ou ponto muito avançado; ou ainda falta de combustivel que em alguns casos faz a camara aquecer e causar pre ignição. mas não tem erro nesse teu motor, monta toda a parte mecanica e eletronica; na hora de acertar começa com um atraso maior e com uma mistura mais rica. o bom seria uma sonda wide band para fazer o acerto, com certeza deve ter algum amigo que deve ter; depois do carro estar com um acerto legal( de preferencia em dia frio)você faz o teste das velas. vai dar uma volta com o carro leve junto uma tabela de coloração de velas e uma chave de velas. aqueça o motor e em uma auto estrada de um sarrafo no carro de 3ª e 4ª durante uns 20 segundos sempre acompanhando na sonda. assim que acabar os 20 segundo coloque em ponto morto e desligue o motor. isso mesmo com o carro em movimento( cuidado vc ficara sem o vacuo no freio ). pare no acostamento e retire as velas confira a cor de cada uma delas. devem estar em um tom de marrom meio ocre e todas deve estar semelhante na cor. se estiverem pretas de carbonização você esta com excesso, se estiverem com ponto de derretimento pode estar com falta de combustivel.
agora é que vi o diagnostico por vela, se todos estiverem da mesma cor a distribuição de combustivel está boa, se estiverem de cores diferentes, existe uma ma distribuição de combustivel. para resolver dai existem duas maneiras
ou mexa na posição do bico aux. refazendo o teste das velas ou aumente um pouco a quantidade de combustivel. os carros carburados com carburador duplo que andavam assim trabalhavam com mistura muito mais rica para burlar a diferença de distribuição entre os cilindros e a perda de combustivel por condensação nas paredes coletor.
essa dica foi muito interessante, vou testar em outros carros de amigos pra conferir o acerto.
quanto ao santana realmente não sei o que aconteceu, mas ele não aguentou o pal que eu dei nele ^^.
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para essa pressão você não vai precisar trocar a sua.. essa bomba alimenta bem mais de 200cv no alcool
se fosse colocar outra bomba eu faria um linha externa mais poderosa com retorno e dosador separado; poderia até manter ela com pressão em 1 bar e mais o diferencial do turbo na fase pressurizada; mas é mais uma trabalheira mais uma fiação mais uma coisa para dar problema e etc; tenta ir de original. um amigo usava essa sua bomba em um astra 2.0 sport com 1kg no alcool com bico auxiliar + 4 bicos convertidos para alcool. nunca deu falta; os mecanicos ligam de varias maneiras uns ligam em serie outros em paralelo. mas a que mais vi foi ligado em serie com a do tanque. eu sempre tive só uma bomba sadam hussein externa, faz uma barulhera chata;aa
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já tive um com uma apl 525, intercooler, his, ( 1 suplementar ) e bomba extra
a embreagem eu só usei os discos de ceramica, para até uns 250cv aguanta bem
presta atenção no ponto e alimentação, de resto meu carro andou 2 anos sem ter uma dor de cabeça
qualquer duvida que possa te ajudar, só falar
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já tive um com uma apl 525, intercooler, his, ( 1 suplementar ) e bomba extra
a embreagem eu só usei os discos de ceramica, para até uns 250cv aguanta bem
presta atenção no ponto e alimentação, de resto meu carro andou 2 anos sem ter uma dor de cabeça
qualquer duvida que possa te ajudar, só falar
eu quero uma 48/50 com refluxo e a intenção agora é colocar um gerenciador com atraso de ponto e um bico mono de monza alcool, talvez 2 bicos multi retrabalhados. e rodas com 0.5 / 0.6 de pressão, velas frias e cabos de vela novos tambem. meu medo era fundir o motor por culpa da taxa alta do motor flex