Punto 1.8 8v turbo sem aceleração
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salve galera, meu carro é um punto 1.8 8v turbo 2008 com motor original nada forjado, injeção original bicos abertos bomba original estou com um problema que esta deixando eu e o meu preparador carecas, o carro nao tem aceleraçao, vc pisa o acelerador no talo o rpm demora muito pra subir so que a turbina fica girando no talo e o carro nao sai do lugar alguem ja viu uma merda dessa?
ja olhamos esse carro de cabo a rabo pra achar o defeito e nada nao sei oq fazer
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se a injeção é original e vc usa bicos maiores ela acha que esta na gasolina e diminui o tempo de injeção… se forem muito grandes ela entende que a sonda esta defeituosa e deixa de usar a correção e calcular o fator k (da conversão flex) e piora a situação... vc usa hpi é que tamanho são so bicos é qual a pressão de combustivel ?
sem scanner e acerto na injeção é dificil vc conseguir fazer funcionar bem...
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galera problema resolvido, a chaveta que segura a roda fônica quebrou o carro estava saindo de ponto e a injeção não conseguia corrigir
agora como essa é minha primeira preparação tenho algumas dúvidas, o carro demora muito pra dar a primeira partida, uma bobina de ignição mais forte resolveria o problema?
também tem um outro problema, as vezes o carro sai uma fumacinha branca geralmente na primeira partida do dia, depois que anda uns 10-15min a fumaça para desmontei a pressurização para trocar as abraçadeiras e reparei que tem um pouquinho de óleo por dentro da mangueira, isso é comum? será que a turbina está fumando?
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pelo sintoma aí parecia que estava com o ponto muito atrasado mesmo…turbina cheia e dificuldade para subir o giro é exatamente o que o launch control faz, atrasando ponto e enriquecendo a mistura. o que foi confirmado pela chaveta quebrada.
já pensa em algum trampo para fazer aí porque vai quebrar de novo esta porcaria rs. família 1 1.8 até original esta chavetinha vai para o saco.
sobre não ligar de manhã é porque deve estar um pouco pobre nesta situação por causa do hpi. no piggyback que uso deixei uns 10% mais rico nesta faixa e mesmo em dias em que está 12ºc o carro liga de primeira no álcool puro.
a fumaça branca é vapor, normal. sobre o óleo tem que ver como está ligado o blowby. se estiver jogando para algum cano de sucção da turbina, talvez o óleo venha daí. se não for o caso, não era para ter óleo não.
abraço
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raphael, estava lendo o tópico do seu carro está de parabéns pelo projeto, seu carro deve estar um canhãozinho esse piggyback seria um módulo controlador da ignição?
se a engrenagem quebrar de novo faço uma aqui na ferramentaria da empresa
não acredito que a fumaça seja vapor, vc diz vapor do combustivel neh? é muita fumaça, gravei um video vou upar pro youtube e posto aqui. hoje vou dar uma passada na oficina trocar uma ideia com o meu preparador.
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obrigado
o piggyback funciona de duas maneiras em paralelo: altera os sinais de entrada da ecu que você desejar, e altera os sinais de saída também que desejar.
no meu carro estou usando da forma mais simples, apenas alterando o sinal para os bicos injetores e atrasando um pouco o ponto (alterando sinal de saída dos bicos e sinal de entrada da roda fônica).
estou utilizando bicos aproximadamente 60% maiores em relação ao original, então no piggyback em toda a fase aspirada eu configurei para que ele reduzisse o tempo de injeção enviado pela ecu em 60% (simplifiquei só para exemplificar). desta forma consigo fazer com que a injeção original e os bicos maiores trabalhem sem grandes problemas. (lambda 1.00 em lenta, com uma variação de 0.05 para cima e para baixo, então fica variando de 0.95 a 1.05. lambda 0.99-1.02 em carga parcial.)
como o piggyback tem um map interno, e um mapa parametrizável, fui adicionando combustível em relação a pressão, reduzindo a porcentagem de tempo de injeção que está sendo reduzida em relação ao que a ecu envia para os bicos.
ela também intercepta sinal da roda fônica, sensor de fase e qualquer outro de forma com que consiga-se atrasar o ponto, parametrizável por um mapa também em relação a carga, tps, etc.
há também a interceptação do sinal de até duas sondas, permitindo que em carga parcial (por exemplo 50% de pedal), já havendo pressão, você faça a ecu enxergar lambda 1.00 mesmo que o real seja lambda 0.92 por exemplo. desta forma estas nossas ecus flex não vão achar que tem que tirar combustível e mudar o mapa como acontece com a utilização de hpi e/ou bico suplementar.
tem mais um punhado de funções que não são úteis devido ao sistema de gerenciamento dos nossos motores ser relativamente simples. ah, ela tem clamper de map/maf também mas não precisei no meu carro, a ecu não reclama de nada quando vem pressão.
a his tem uma versão de piggyback fabricado por aqui mesmo. custa uns 1300 reais.
sobre a fumaça branca, o meu pela manhã quando frio também sai bastante, mas é vapor mesmo. pelo menos no meu caso.
abraço.
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segue exemplo de mapa de combustível de um piggyback.
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eu preciso melhorar os bicos, o carro está gordo estou com bicos de marea 2.0 turbo abertos na erosão
com certeza o piggyback seria muito útil para um acerto mais fino do meu carro, mas uma injeção programável pandoo power injection ou uma ft400 fariam a mesma coisa que ele?
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esta é a minha opinião, então qualquer um tem o direito de discordar. não quero criar nenhuma confusão.
na minha forma de ver, a cachorrinho, combustíveltech, xyztechs da vida são muito boas quando trata-se de uso em arrancada. por que?
primeiro, por serem simples, qualquer preparador acerta.
por que não faz injeção semi-sequencial, muito menos sequencial, porque várias correções não são tão precisas ou bem aplicadas, porque em relação ao hardware (drivers de bico) como o próprio dalton del guercio me explicou, são muito inferiores em relação as programáveis de qualidade.
se você usa o carro só de pé no fundo, sem se importar muito com carga parcial, marcha lenta (não só manter marcha lenta, mas em relação à mistura, ao instante de injeção em relação a abertura da válvula e outros fatores) ou algo do tipo, estes carburadores eletrônicos funcionam muito bem.
mas se você andar num carro com os buras eletrônicos, durante um mês, e um carro com uma megasquirt, fuelbox, aem, halltech, motec sei lá, ou alguma outra destas por um mês também…mesmo sendo leigo no assunto (que assumo que você não é) dá para notar uma diferença legal (se bem acertado claro).
não andar acelerando de pé no fundo, mas saindo de semáforo, prestando atenção no comportamento quando vira o volante que a bomba hidráulica requisita mais torque do motor, quando a ventoinha liga, quando você acelera de pé no fundo, logo depois faz uns 3 tip-in tip-out e o carro não engorda quando cai para lenta, ouvindo e sentindo a combustão...estas coisas que dizem respeito a dirigibilidade em si e não só a potência máxima.
para quem tem seus preciosismos, e acha que um carro modificado da forma certa para uso urbano também não é aquele com lenta embolando, gordo de arder os olhos em carga parcial, como eu...um carbura eletrônico não atende.
sabe porque vou tirar o piggyback aem e a ecu original do meu carro para colocar uma fuelbox?
porque andei e dirigi o carro do lost acelerando, mas também no trânsito (mais importante para quem usa o carro todos os dias), e foi-me explicado grande parte das funções que uma programável de verdade tem. já pensou uma programável nacional que tem suporte a knock sensor com uma lógica bem feita e evita o motor quebrar? (ajuda a evitar).
eu não dava muito valor a isso até que ví minha ecu original tirar 10 (dez) graus de avanço pelo knock sensor com 1 bar de turbo para evitar o motor de quebrar. já pensou se não tivesse? os carburadores eletrônicos não tem.
e mesmo bem acertado o carro com o carburador eletrônico...e se você abastecer com um combustível batizado? e se você não tiver calibrado o motor para uma situação que você nem imaginava? sei lá, foi para campos do jordão, e naquele dia estava com baixa humidade do ar e por algum motivo tinha gasolina misturada no tanque do posto de combustível? senta no banco do guincho e chora? rs.
isso é só um dos fatores. correção por temperatura dos gases de escape por exemplo: se você tiver segurando o pé e sua bomba de combustível aquecer de mais ou estiver velha, ou filtro sujo sei lá, ou simplesmente no dinamômetro que você fez o acerto não tinha carga suficiente ou freio para segurar o pé por 20 segundos a 7000rpm...e se aquecer de mais os gases de escape? e suas válvulas de escape como vão ficará turbina? e os pistõesó vai ter que andar com 45 reloginhos no painel e sempre ficar preocupado olhando para ver se alguns dos 45 fatores que dão uma idéia se o motor vai falhar ou não estão dentro da faixa adequada?
este é só meu ponto de vista, mas não é o único que existe, tanto que estas caixinhas pretas vendem pra caramba. tem uma agora que parece um galaxy s3...mas ainda é injeção full group.
lembrando que nada do que eu falei fazem o motor não quebrar. ainda existe toda a parte mecânica, dimensionamento etc etc. mas eliminando o máximo possível de fatores que fazem um motor quebrar, a chance de quebra é menor.
abraço
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ah, e sobre o piggyback. a vantagem é que você continua com a característica original do carro.
se seu carro for semi-sequencial, ele vai continuar assim. se for sequencial, assim continuará também.
todas as correções por temperatura, carga, tensão da bateria etc etc já estão configuradas e bem configuradas na sua ecu. e se usar bicos com características parecidas com os seus originais (de preferência mande para o dalton trabalhar os seus bicos originais ou algum da mesma série) a tendência é que tudo fique perfeito e mais fácil de acertar ainda em lenta e carga parcial.
use um regulador de pressão diferencial 1:1, bicos bons e um piggyback. se for utilizar pouca pressão de turbo, como eu no max. 1 bar, nem precisa do regulador diferencial se os bicos forem suficientemente grandes e a pressão original de combustível já for um pouco elevada.
no meu caso são bicos de 52lbs @ 3bar. a pressão de linha do corsa é 3.8 bar, quando vem 0,8 bar de turbo a pressão diferencial vai para 3 bar e ainda sobra bico.
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raphael, bom dia
primeiramente muito obrigado por toda essa informação e explicação, desculpe a demorar pela resposta estive fora esses dias voltei ontem.
essa piggyback me parece bem interessante, mas você comentou da fuelbox, não seria mais interessante? ou você acha que pra mim a piggyback já seria o suficiente para acertar esses probleminhas do meu carro?
quem instalou pra você? e quem fez o acerto do seu carro?
abraço.
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raphael, bom dia
primeiramente muito obrigado por toda essa informação e explicação, desculpe a demorar pela resposta estive fora esses dias voltei ontem.
essa piggyback me parece bem interessante, mas você comentou da fuelbox, não seria mais interessante? ou você acha que pra mim a piggyback já seria o suficiente para acertar esses probleminhas do meu carro?
quem instalou pra você? e quem fez o acerto do seu carro?
abraço.
que isso cara, sem stress
tudo depende do nível de excelência que você quer, e do quanto está disposto a pagar.
mas no seu caso, como é um carro para o dia a dia, e é um punto que tem a eletrônica bem mais avançada que o corsa (tudo por rede can) eu usaria um piggyback mesmo. você não vai perder nenhuma das funcionalidades em relação ao conforto do seu carro e vai ter um acerto muito mais preciso e confiável em relação a repetitividade do que com um hpi pode ter certeza.