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Avaliação é bmw g 650 gs 2013

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    mlbimmer
    escreveu em última edição por
    #1

    fotos: eduardo azeredo

    modelo de entrada de linha da marca, com grande sucesso em todo o mundo, vem com design modernizado, mas mantendo todos os atributos a fizeram se destacar no mercado. com extrema versatilidade e elegância, a bmw g 650 gs se encaixa em qualquer tipo de terreno ou forma de utilização, desde o uso urbano até o off-road, oferecendo grande conforto e prazer na pilotagem.

    vem equipada com motor monocilíndrico a 4 tempos, gerando 50 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 6,1 kgf.m a 5.000 rpm, mas tudo isso com ótimo consumo, em torno dos 21km/l. as respostas do motor são excelentes, enchendo com grande facilidade, permitindo um ganho de velocidade bem rápido, o que oferece total segurança para ultrapassagens. boa relação de marchas, permitindo uma condução dócil e alcançando velocidade final em torno dos 185km/h.

    nem tudo é perfeito e a motocicleta apresenta algumas peculiaridades que, dependendo do gosto do motociclista, podem causar algum desconforto, como por exemplo a vibração um pouco além da conta, que é de se esperar de um modelo com motor monocilíndrico. no uso urbano, o piloto pode sofrer um pouco também com o calor gerado na perna direita, quando a moto aquece e é acionada a “ventoinha”.

    apesar de ser monocilíndrica a essa g conta com escapamento duplo, mas apenas como recurso estético, pois apenas um deles é funcional. seu conjunto ótico é formado por faróis de formatos mistos, que se tornou quase um padrão e “marca registrada” nas motos da bmw. nos primeiros quilômetros o piloto vai precisar de um tempo de adaptação com os comandos essenciais como buzina e seta, devido a sua posição invertida em relação ao que há tradicionalmente no mercado. o painel bonito e de fácil leitura, contando com grande velocímetro analógico e demais instrumentos em módulo digital, incluindo o conta-giros.

    o conjunto de suspensão permite plena segurança, independente do terrenos e condições do solo e é notável como ela fica à vontade quando está fora do asfalto, parecendo ser seu habitat natural. as frenagens são firmes e seguras, salvo alguns sustos quando o abs não entende a irregularidade do chão. é altamente recomendável que se desligue o abs quando for usar em terrenos acidentados ou ruas muito esburacadas.

    uma característica bastante impressionante na g 650 gs é a segurança que oferece em curvas, com capacidade de inclinação sensacional e ciclística precisa, pode-se fazer qualquer tipo de curva com total tranquilidade, mesmo em alta velocidade. a ergonomia é excelente, permitindo pleno conforto na posição de pilotagem.

    influenciando diretamente na impressionante ciclística desta moto temos a engenharia envolvida com a distribuição de peso, pois na bmw de um modo geral o tanque de combustível fica embaixo do banco, deixando a área tradicional do taque para filtro de ar e outros componentes, provendo melhor posicionamento para o centro de gravidade, resultando em muita precisão e segurança.

    produzida na fábrica brasileira da bmw, em manaus, o que permitiu uma considerável redução no preço, esta big trail da bmw é uma das mais completas da categoria, vindo de fábrica com aquecedor de mãos e freios abs. uma máquina completa e capaz de proporcionar muita satisfação a quem pilotá-la. para ter essa belezura em suas mãos o preço sugerido é de r$29.800,00 e as cores disponíveis são vermelha e branca.

    ficha técnica:
    motor:
    tipo: monocilíndrico a 4 tempos, refrigeração líquida, 4 válvulas por cilindro
    diâmetro / curso: 100 mm x 83 mm
    cilindrada: 652 cc
    potência máxima: 50 cv (36,7 kw) à 6.500 rpm
    torque máximo (nm)/rpm: 6,1 kgf.m (60 nm) à 5.000 rpm
    taxa de compressão: 11,5 : 1
    preparação do combustível / gestão do motor: electronic intake pipe injection / bmw engine management, twin-spark ignition
    catalisador: 3 vias com sonda lambda
    norma de gases: eu-3
    desempenho / consumo de combustível:
    velocidade máxima: 170 km/h
    combustível: unleaded regular, minimum octane rating 91 (ron)
    alternador / autonomia
    alternador / autonomia: 400 w / ~ 350 km
    bateria: 12 v / 12 ah
    transmissão:
    embreagem: multiple-disc clutch in oil bath, mechanically operated
    câmbio: 5 marchas
    transmissão: corrente
    ciclística / freios
    quadro: bridge-type steel section frame with bolted-on rear section
    suspensão dianteira: garfo telescópico de 41 mm de diâmetro
    suspensão traseira: 170 mm / 165 mm
    curso da suspensão dianteira / traseira: 170 mm / 165 mm
    (lowered suspension 140 mm / 130 mm)
    distância entre eixos: 1,477 mm
    trail: 113 mm
    ângulo da coluna de direção: 61.9°
    rodas: cast aluminium
    roda dianteira: 2,50 x 19″
    roda traseira: 3.50 x 17″
    pneu dianteiro: 110/ 80 – r19 59v
    pneu traseiro: 140/80 r17 69v
    freio dianteiro: disco simples de 300 mm com pinça flutuante de 2 pistões
    freio traseiro: disco simples de 240 mm com pinça de 1 pistão
    abs: optional extra: bmw motorrad abs (pode ser desligado)
    dimensões / pesos:
    comprimento (mm): 2,165 mm
    largura (mm): 920 mm
    altura (mm): 1770 mm
    altura do banco (mm): 780 mm
    curvatura das pernas: 1,770 mm (lowered suspension 1,710 mm; high seat: 1,850 mm)
    peso em ordem de marcha: 1) 193 kg
    peso seca: 2) 175 kg
    peso total permitido: 380 kg
    carga útil (com equipamento de série): 188 kg
    capacidade do tanque de combustível: 14 litros
    reserva: 4 litros

    os dados técnicos referem-se ao peso sem carga (din)

    1. de acordo com as normas 93/93/ewg com todos os meios de funcionamento e o depósito cheio com, pelo menos, 90% da sua capacidade útil.
    2. peso sem carga e a seco
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