Supebike: tom sykes dominou o final de semana em donington park
-
a quinta etapa da temporada 2013 do mundial de superbike em donington park foi toda dominada pelo inglês tom sykes. o piloto da kawasaki largou na pole e em ambas as provas conseguiu sustentar a ponta e daí para frente, disparou na frente e venceu com muita tranquilidade. com este resultado ele pulou para segunda colocação do campeonato e está agora apenas quatro pontos atrás do líder, sylvain guintoli.
corrida 1
tom sykes sustentou a primeira colocação na largada seguido de jonathan rea, que pulou bem da quarta para a segunda colocação. na quarta volta, leon camier acabou indo ao chão e abandonou a corrida. os cinco primeiros colocados acabaram formando um pelotão único e abriram uma boa vantagem para os demais pilotos já na quinta volta da corrida.
no sexto giro, marco melandri passou por eugene laverty na disputa pela quarta colocação. o irlandês tentou dar o troco, mas passou do ponto e acabou dando uma passada na brita e perdeu também o posto para chaz davies. algumas voltas depois, no entanto, laverty conseguiu o troco, pelo menos para cima do davies, já que o melandri já havia disparado na frente.
na volta 14, sylvain guintoli passou jonathan rea pela segunda colocação e tentou buscar o sykes na liderança, que já estava mais de dois segundos a frente. no giro seguinte, melandri fez o mesmo e jogou rea para o quarto posto. o italiano apertou então a mão direita e buscou guintoli em duas voltas e passou de passagem, assumindo a segunda colocação.
quem fez um belo fim de corrida foi loris baz, que conseguiu algumas ultrapassagens até chegar a quinta colocação. a última vítima dele foi laverty, mas antes já tinha ido davide giugliano, jules cluzel e chaz davies. no fim, tom sykes garantiu a vitória com muita tranquilidade, de ponta a ponta, com mais de dois segundos de vantagem para melandri.
corrida 2a segunda prova também começou com tom sykes mantendo a ponta seguido de eugene laverty. na quinta volta, o irlandês acabou perdendo esta posição para sylvian guintoli, que tentou ir atrás do sykes, para brigar pela primeira colocação. leon camier, que caiu na primeira volta, foi novamente ao chão e despencou na tabela de classificação.
o inglês jonathan rea não estava mesmo no dia dele. despencou nas primeiras voltas de segundo para oitavo e depois da décima volta perdeu mais duas posições, para jules cluzel e niccolò canepa. na volta 17, marco melandri conseguiu deixar davide giugliano para trás e começou a pressionar o laverty pela terceira colocação da corrida.
e faltando cinco voltas para o fim, ele conseguiu a ultrapassagem e laverty caiu para quarta colocação. o irlandês, no entanto, não desistiu da batalha, foi para cima e conseguiu dar o troco no italiano. giugliano ainda teve tempo de também superar melandri, que acabou mesmo na quinta colocação. lá na frente, sykes garantiu mais uma vitória, com muita tranquilidade.