Seletiva de kart petrobras vai para sua 15ª edição
-

a seletiva de kart petrobras é considerada como um dos mais prestigiosos eventos do kartismo nacional e em 15 anos de existência serviu para que muitos pilotos pudessem chegar as grandes categorias do automobilismo mundial.um dos vitoriosos do evento, que fez carreira no exterior e hoje se dedica a f-truck é o paulista danilo dirani, que destaca o empenho necessário para se vencer a prova e buscar o sucesso em outras categorias.
“a seletiva é um caminho fundamental para chegar ao profissionalismo. foi um dos torneios mais importantes que já venci na minha carreira (1999), e sem o título eu não teria tido visibilidade e feito a transição do kart para os monopostos, nas categorias de fórmula”, disse.
“hoje, os pilotos iniciantes dependem também de ter toda uma estrutura boa para ajudar na parte de patrocínio. então, além de se preocupar com a sua parte na pista, o kartista tem que se preocupar com as questões de fora. tem que saber investir em campeonatos que proporcionem retorno”, falou.
para christian fittipaldi, que nunca disputou a seletiva, mas destaca que o kart serviu como uma escola para ele.
concluiu o paulista que é destaque nesta temporada do campeonato sul-americano e brasileiro de fórmula truck.
“tudo o que eu aprendi no kart, eu carreguei comigo ao longo da minha carreira. fosse guiando um f-1 ou um fórmula truck. as bases que o kart te dá, você pode adaptar sempre nas pistas”, falou.
nelsinho piquet, outro piloto com marcante passagem pelo kartismo também destaca a importância das competições para sua formação como piloto.
“o kart é a base natural do automobilismo. estou nisso praticamente desde que nasci e até hoje sempre que entro num kart aprendo alguma coisa. apoiar uma categoria de formação de pilotos é uma iniciativa muito relevante e seria bom ver outros grandes patrocinadores investindo nisso, a exemplo do que a petrobras faz há 15 anos”, ressaltou nelsinho, que entrou para a história do automobilismo nacional ao tornar-se o primeiro brasileiro a vencer uma das três divisões da nascar, em 2012.
para o gerente de planejamento de comunicação da petrobras, luís fernando meinicke o patrocínio a esta competição é plenamente satisfeito para a companhia.
“o evento sempre cumpriu seu papel de incentivar os pilotos e continua cumprindo. a cada ano, são novos pilotos que saem da categoria junior e chegam na graduados tendo a seletiva como grande incentivadora para que eles continuem evoluindo. quando analisamos o material destes 15 anos de projeto, é uma satisfação muito grande poder identificar os pilotos que passaram por aqui e que hoje estão nas categorias top do automobilismo”, finalizou.
a terceira etapa classificatória da temporada 2013 da seletiva acontece no próximo dia 29 de junho, em belo horizonte (mg). já a final será dias 29 e 30 de outubro, no kartódromo da granja viana em cotia(sp).