Moto3: luis salom vence a assume a liderança do campeonato
-
e deu luis salom novamente na moto3. ele, que já havia vencido duas semanas atrás em mugello, voltou a subir no ponto mais alto do pódio em barcelona. com o resultado, ele deixou maverik viñales para trás no campeonato com 127 contra 122.
alex rins largou muito bem e pulou da segunda para a primeira colocação no início. luis salom ficou sob o ataque de alex marquez na briga pela segunda colocação. salom conseguiu, no entanto, dar o troco em rins e voltar para a ponta. toni finsterbusch, niklas ajo e jasper iwema acabaram se envolvendo num acidente e foram todos ao chão.
na segunda volta, maverik viñales deixou os dois pilotos da estrella galicia para trás e assumiu a segunda colocação. logo em seguida, o "v8" também passou salom para assumir a liderança. com sete pilotos no primeiro pelotão, as alternâncias na liderança começaram. no fim da segunda volta, marquez se recuperou e passou a ser ele o piloto a puxar a fila.
niccolò antonelli foi outro piloto a cair e sair da corrida, no terceiro giro. na sexta volta, efren vazquez também sentiu o gostinho de liderar a corrida ao superar marquez. logo alex rins deu o troco e voltou para a ponta e as trocas de posição continuaram curva a curva entre os sete pilotos do pelotão (rins, jack miller, vazquez, marquez, viñales, salom e miguel oliveira).
lá atrás, eric granado, que largou em 25º, ocupava a 18ª colocação. na metade da corrida, o pelotão da frente acabou sendo reduzido a cinco motos, pois tanto oliveira quanto miller perderam o contato. salom puxava a fila. faltando oito voltas para o fim, maverik viñales voltou para a liderança da corrida seguido de rins, marquez, salom e vazquez.
na volta 16, salom, numa manobra espetácular, pulou da quarta para a primeira colocação. na briga pela oitava colocação, um pelotão com nove motos numa batalha igualmente sensacional a da ponta. eram eles: zulfahmi khairuddin, alexix masbou, isaac viñales, brad binder, arthur sissis, danny webb, alan techer, e alessandro tonucci.
na abertura da duas voltas finais, o pelotão da vitória ficou reduzido a três motos com salom na ponta, rins em segundo e viñales em terceiro. na última volta, acabou não tendo batalha, pois salom imprimiu um ritmo forte na volta final e venceu com 0,211 segundos para rins. lá atrás, granado acabou regredindo e caiu para 23º no fim.
confira abaixo o resultado final da corrida: