Pistão em a
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estava lendo sobre um caminhão da iveco, modelo eurotech e vi que eles usam pistões de aío.
imaginei pq não usar em carro. posso estar enganado, mas não seria mais resistente a quebras de canaletas, falta de combustável e suportariam mais pressão?
qual seria a desvantagem? peso?
perderia torque?
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a diferença é que o pistão de aão está em um motor que rende 345 cavalos a 2200 rpm.
mesmo considerando o elevado curso de um motor a diesel, a velocidade média do pistão é muito menor do que em um motor de ciclo otto com potencia máxima na casa dos 6000 rpm, isos falando de um motor de rua.
o problema é peso mesmo…
abraços
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já pararam para pensar pq um motor de bloco de alumínio tem que ser encamisado com camisas de aão ?
ou pq um bloco de alumínio onde as camisas são do próprio alumínio do bloco tem que ser revestidas/tratadas em alusil ou nikasil por exemplo ?
pq os blocos de ferro fundido não precisam de coisa parecida ?
nunca é bom atritar metal x com metal x. é melhor metal x com metal y.
exemplo: pistão de alumínio com camisa de ferro fundido ou nikasil.
se um pistão de aão atritar com uma camisa de alumínio, tudo bem. mas na retífica o pistão vai estar bom e a camisa deusmelivre.
reparem que num motor quase nunca um metal x atrita com metal x.
virabrequim com bronzinas, pinos com buchas, válvula com guia, etc.
em geral o desgaste é muito acentuado entre superf?cies de metais iguais.
neste motor diesel é bem provóvel que o pistão seja de cabeça em aão e saia em alumínio.
nos motores diesel onde o pistão é todo em aão está em jogo outros enfoques:
o alto atrito pode ser atenuado com um monte de anéis de lubrificação (já vi pistão do arcodavṍia com 9 (entre compressão e lubrificação)), o baixo custo (deve-se ter em mente que todo motor diesel de grande cilindrada será algum dia retificado) (e em mil novecentos e guaran?-de-rolha o alumínio era muito mais caro que o aío), resist?ncia ao desgaste para uma futura meia-sola (retífica onde se troca a camisa e usa-se o pistão usado), etc, etc, etc
motores diesel grandes sempre são projetados tendo em mente que serão cedo ou tarde retificados. nos mais modernos em geral, se tem aão no pistão é só na cabeça. se for todo em aão é bem provóvel que tenha bastante tratamentos superficiais na peça para que esta não fique brigando com a camisa.
mesmo tendo o ferro como elemento principal, ferro fundido e aão podem ser muito diferentes nas propriedades mecânicas. entre elas a dureza.
[] s
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já pararam para pensar pq um motor de bloco de alumínio tem que ser encamisado com camisas de aão ?
r: por que o aluminio é muito mole, desgasta rápido e perde o brunimento que faz a lubrificação dos anéis
ou pq um bloco de alumínio onde as camisas são do próprio alumínio do bloco tem que ser revestidas/tratadas em alusil ou nikasil por exemplo ?
r: mesma resposta acima, em vêrias motos que tem camisa de aluminio tem um revestimento de maior dureza, cromo por exemplo nos motores cagiva
pq os blocos de ferro fundido não precisam de coisa parecida ?
r: pela sua maior resistencia ao desgaste
nunca é bom atritar metal x com metal x. é melhor metal x com metal y.
exemplo: pistão de alumínio com camisa de ferro fundido ou nikasil.
r: isto é verdade, mas em muitos casos podem ser usados sem grandes problemas ex.: os anéis são de fofo, o bloco tambem é de fofo e mesmo assim não temos grandes problemas
o principal problema de pistões de aão é a massa (peso)
obs.: quanto a folga, é bem menor em um pistão de aão do que em um de alumínio
abraço,
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iveco eurotech com pistão de aío????
onde vc leu isso?
todos os motores que eu vi são com pistões de aluminio, inclusive semana passada estava em santos na base da f truck montando um para colocar no dinamometro e não vi nada de aío…porém o original tem uma refrigeração incrivel, onde o jato de óleo circula na cabeça do pistão, que tiver oportunidade de ver, vai admirar...
os que conheão de aão são os volvos, com cabeça articulada.
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? isso ai. o principal fator é o peso. o segundo fator é a difusão que pode ocorrer caso o material do pistão e da camisa sejam semelhantes, ocorrendo migração de carbono e fragilização da peça.
os anéis podem ser feitos de muitos materiais, desde aão inox, aão carbono, inclusive ferro fundido. mas h? tempos que vem se experimentando recobrir essas peças com outras subst?ncias a fim de diminuir o atrito e aumentar a resist?ncia do anel.
como os motores diesel são necessariamente de rotação mais baixa, o emprego de aão na cabeça do pistão não é tão prejudicial, devido a grande resist?ncia obtida com isso. se continuam fazendo dessa forma, é pq chegaram a um bom ponto de equil?brio entre peso e resist?ncia.
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já pararam para pensar pq um motor de bloco de alumínio tem que ser encamisado com camisas de aão ?
r: por que o aluminio é muito mole, desgasta rápido e perde o brunimento que faz a lubrificação dos anéis
ou pq um bloco de alumínio onde as camisas são do próprio alumínio do bloco tem que ser revestidas/tratadas em alusil ou nikasil por exemplo ?
r: mesma resposta acima, em vêrias motos que tem camisa de aluminio tem um revestimento de maior dureza, cromo por exemplo nos motores cagiva
veja bem… não estava esnobando. respondi o tópico com perguntas pq algumas vezes é legal darmos a vara e a isca do que dar o peixe pronto. fazer o leitor vizualizar as situações para tentar chegar a um porque mais facilmente.
imaginei por exemplo um caso hipot?tico morf?tico onde um pistão de aão atritava com uma camisa de alumínio... na virtual retífica o pistão vai estar zero bala.
pq os blocos de ferro fundido não precisam de coisa parecida ?
r: pela sua maior resistencia ao desgaste
nunca é bom atritar metal x com metal x. é melhor metal x com metal y.
exemplo: pistão de alumínio com camisa de ferro fundido ou nikasil.
r: isto é verdade, mas em muitos casos podem ser usados sem grandes problemas ex.: os anéis são de fofo, o bloco tambem é de fofo e mesmo assim não temos grandes problemas
esse foi um exagero que eu não revisei direito (q caca, sempre tomo cuidado… essa escapou) ao reler o texto para postar. quatro linhas abaixo tomei o cuidado de inserir o quase .
nunca é bom escrever e falar nunca sem um quase antes...
reparem que num motor quase nunca um metal x atrita com metal x.
virabrequim com bronzinas, pinos com buchas, válvula com guia, etc.
e realmente, não tem-se grandes problemas com os anéis e a camisa. mas o desgaste da mesma (quando o r/l é adequado por exemplo) é em grande parte por causa justamente dos anéis. a fam?lia de motores onde o pistão tinha 9 anéis foi ao longo dos anos perdendo vêrios anéis até chegar a 4 (se não me falha a memória) justamente por desgate. era preferável perder compressão para ganhar kilometragem.
o principal problema de pistões de aão é a massa (peso)
vai se tornando o principal problema com o aumento de rotações e curso de vira. não discordei das respostas anteriores. estão corretos. mas não fiquei reescrevendo a mesma coisa pra não tornar ainda mais massivo de ler o texto já grande.
obs.: quanto a folga, é bem menor em um pistão de aão do que em um de alumínio
bem lembrado, nem tinha pensado nisso, mas também não disse o contrário.
o streit lembrou bem os pormenores da coisa, da f?sica. fiz a matéria na facul sobre esse assunto anos atrás e nem lembro de nomes ou detalhes, uma ou outra coisa só…
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nessa última feira de transportes, a mb anunciaou que tb usa pistoes em aluminio com cabeça de aío.
vc trabalha com isso?
meu pai tb é do ramo
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pode denunciar que é propaganda enganosa…eles são de aluminio.
seu pai tá na ftruck??
estou na equipe boessio competições, preparando o iveco, dia 11/12 tem brasilia.
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não… ele trabalha com caminhões, por isso tenho acesso.
deve ser legal estar dentro de uma equipe. rola visitar o boxe de vcs quando estiverem em spo
pelo que sei, essa informação da mb é no seu último lançamento, os demais são de aluminio.
não pesquisei a respeito, apenas vi na fenatran.
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não… ele trabalha com caminhões, por isso tenho acesso.
deve ser legal estar dentro de uma equipe. rola visitar o boxe de vcs quando estiverem em spo
pelo que sei, essa informação da mb é no seu último lançamento, os demais são de aluminio.
não pesquisei a respeito, apenas vi na fenatran.
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legal é mas é beeeeem cansativo, virar a noite mexendo em motor…
quanto a visitar o box é mais fácil e melhor no sabado, domingo é muito agitado, porém só ano que vem.
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já vi esses pistões de aío, ou melhor, a cabeça dele sendo fabricados e usinados na ks pistões. são em duas peças, a cabeça e o suporte do pino (só o pino mede quase 2 polegadas de di?metro) são em aão e a saia é feita em alumínio.
conversando com os operadores dos centros de usinagem, descobri que esses são os pistões mias caros atualmente fabricados lá na ks. o pessoal da manufatura manuseia eles como se estivessem cuidando de beb?s rec?m-nascidos, tamanho o medo que eles tám de matar alguma peça.