Coletores de canos e coletores de canos
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vicente, podia me explicar como que num coletor de escape com mais restrição se consegue maior lavagem nas c?maras de combustão e mais velocidade mesmo ele sendo mais restrito?
num coletor de admissão blz, da pra entender como a velocidade dos gases aumenta num coletor mais longo e fino, mas num coletor de escape não consigo ver dessa forma.
quanto mais fechado o coletor de escape, menor é a vazão dos gases e mais gases de escape ficam nas c?maras, e pelo q sei, isso prejudica a lavagem das mesmas.
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em um coletor de turbo, diferentemente de um coletor de aspirado, sempre h? contrapressão. afinal, é essa contrapressão ou pressão de escape, que move o turbo. a pressão, é boa para o turbo, mas ruim para a lavagem dos gases. o g?s de escape sai do motor por diferença de pressão: no coletor, a pressão é bem mais baixa do que no cilindro. mas a pressão dentro do próprio cilindro, varia em função do volume do cilindro aumentar conforme o pistão desce e do próprio g?s escoar para a area de pressão menor, que é o coletor.
então, em algum momento a pressão se equaliza, a lavagem cessa e o ciclo termina. contudo, se a pressão se equalizar antes das válvulas de escape fecharem, e se o pistão ainda estiver descendo, o gas vai tender a equalizar a pressão, voltando pelo caminho por onde saiu, a tal reversão do fluxo.
a inercia do gas ajuda a evitar essa reversão. a energia para fazer reverter um fluxo de alta inercia é maior, então a reversão acaba demorando mais. a válvula de escape se fecha e no fim ela acaba por não acontecer.
mas reitero: eu, particularmente dou mais import?ncia (talvez até por ignor?ncia) é largura dos dutos do que ao comprimento dos mesmos.
uma coisa a se ter em mente, é que é partir de um determinado di?metro, o aumento não implica em ganho de fluxo, apenas em perda de velocidade (e com esta última, a perda de inercia). logo, não adianta aumentar o di?metro dos tubos do coletor é partir de um certo limite. o di?metro ideal é dado pelo menor tamanho possível que permita a aus?ncia de restrição. assim, vc tem a menor restrição com a maior inercia.
mas naturalmente concordo que se um coletor é estreito demais, apesar de conseguirmos alta velocidade, o estrangulamento é tão grande, que a pressão não consegue ser aliviada, forçando assim uma quantidade grande de gas queimado é ficar dentro do cilindro, ou seja piorando a lavagem.
se eu tivesse que escolher entre dois coletores idênticos, com a única diferença sendo o di?metro: um grande demais ou um pequeno demais, em um motor que visa alta potência, preferiria mil vezes o maior.
mas um carro com um coletor de di?metro ideal (para uma determinada faixa de rpm) seria sempre mais eficiente.
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a inercia do gas ajuda a evitar essa reversão. a energia para fazer reverter um fluxo de alta inercia é maior, então a reversão acaba demorando mais. a válvula de escape se fecha e no fim ela acaba por não acontecer.
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interessante.
mas reitero: eu, particularmente dou mais import?ncia (talvez até por ignor?ncia) é largura dos dutos do que ao comprimento dos mesmos.
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não só vc, mas praticamente todos fabricantes de coletores especiais.
uma coisa a se ter em mente, é que é partir de um determinado di?metro, o aumento não implica em ganho de fluxo, apenas em perda de velocidade (e com esta última, a perda de inercia). logo, não adianta aumentar o di?metro dos tubos do coletor é partir de um certo limite. o di?metro ideal é dado pelo menor tamanho possível que permita a aus?ncia de restrição. assim, vc tem a menor restrição com a maior inercia.
mas naturalmente concordo que se um coletor é estreito demais, apesar de conseguirmos alta velocidade, o estrangulamento é tão grande, que a pressão não consegue ser aliviada, forçando assim uma quantidade grande de gas queimado é ficar dentro do cilindro, ou seja piorando a lavagem.
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sim, existe uma relação direta entre di?metro dos dutos de escape do cabeçote / di?metro dos dutos do coletor e di?metro de entrada da turbina. havendo uma equalização (ou equiparação) entre os tr?s elementos se consegue um excelente coletor de escape.
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num motor turbo vale o quanto mais livre melhor , pois qto mais gases vc tiver, mais vc vai conseguir girar a turbina, e isso vale tanto pra antes quanto pra depois da turbina.
turbina girando mais e mais livre = pegada mais rapida e mais potência final.
obs: isso em se tratando de coletores no mesmo comprimento.
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sim, mas e se vc tivesse um diametro um pouco menor, mesmo no caso do coletor mais comprido, vc iria acelerar o velocidade dos gases, com isso vc empurraria mais facil a turbina do q com um escap com diamentro de tubos muito grande, esse menor seria o menor possivel a ponto de não restringir o escap, apenas o suficiente pra vc mandar um boa velocidade dos gases…
pensando assim o comprimento dos coletores ficariam em segundo plano, pq eu acho q a diferença seria minima
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pensando assim o comprimento dos coletores ficariam em segundo plano, pq eu acho q a diferença seria minima
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ol? pois é, resolvi dar uma passadinha, pros amigos não acharem que morri…
a suspensão da dupla tá quase quase.
mas quanto mais longo o coletor, mais inercia também...
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sim, mas e se vc tivesse um diametro um pouco menor, mesmo no caso do coletor mais comprido, vc iria acelerar o velocidade dos gases, com isso vc empurraria mais facil a turbina do q com um escap com diamentro de tubos muito grande, esse menor seria o menor possivel a ponto de não restringir o escap, apenas o suficiente pra vc mandar um boa velocidade dos gases…
pensando assim o comprimento dos coletores ficariam em segundo plano, pq eu acho q a diferença seria minima
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num coletor mais comprido talvez sim, ai entra não só diametro e comprimento dos tubos, entra tb o volume interno de cada tubo e a resultante de todos os tubos do coletor. dai em diante a coisa começa a ficar mais complicada.
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vicente, mais deixa eu fazer uma pergunta (pergunta de leigo) no caso da saida dos gases pra caixa quente da turbina, essa em giro alto, não acabaria fazendo um efeito tipo aspirador de po sugando os gases pra fora no momento em que o pistão estaria descendo e a valvula ainda aberta ?????
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ka, vc falou de equiparar as medidas do duto do cabecote e do coletor, mas a parte da da turbina deve ser do diametro ou da area dos 4 dutos somadosó desculpe se to pensando besteira.
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vc não pensou errado. o ideal é não estrangular nada.
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pessoal, a vazão se dá em função da área da seção transversal do conduto pelo qual ela escoa e pela velocidade com a qual o fluido escoa..
a formula é q = v * a ( vazão = velocidade x área )
supondo que o seu motor gere uma vazão constante, por aí vc tem uma ideia: se vc diminuir a área, vai ter q aumentar a velocidade pra escoar essa determinada vaz?o.
se vc aumenta a área, a velocidade diminui…
a? entra o que o vicente disse, a respeito de inercia, lavagem de camaras, etc.
e por aí vc ve tbm q o ideal seria na junção dos 4 canos, fosse somada a área, porém a entrada da sua turbina não tem a área dos 4 canos somados... dái eu deixo pros mais entendidos explicarem
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pessoal, a vazão se dá em função da área da seção transversal do conduto pelo qual ela escoa e pela velocidade com a qual o fluido escoa..
a formula ? q = v * a ( vazão = velocidade x área )
supondo que o seu motor gere uma vazão constante, por aí vc tem uma ideia: se vc diminuir a área, vai ter q aumentar a velocidade pra escoar essa determinada vaz?o.
se vc aumenta a área, a velocidade diminui…
a? entra o que o vicente disse, a respeito de inercia, lavagem de camaras, etc.
e por aí vc ve tbm q o ideal seria na junção dos 4 canos, fosse somada a área, porém a entrada da sua turbina não tem a área dos 4 canos somados... dái eu deixo pros mais entendidos explicarem
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nao existem mais alguns fatores a serem levados em conta nessa equa?ao nao é tipo, superficie do cano, vicosidade do fluido, temperatura das paredes do coletor e temperatura do liquido ?
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nao existem mais alguns fatores a serem levados em conta nessa equa?ao nao é tipo, superficie do cano, vicosidade do fluido, temperatura das paredes do coletor e temperatura do liquido ?
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sim, mas esses fatores já estão dentro do fator velocidade…
com alta viscosidade do fluido, e cano mto rugoso, consequentemente essa velocidade não passa de certo limite...
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vicente, mais deixa eu fazer uma pergunta (pergunta de leigo) no caso da saida dos gases pra caixa quente da turbina, essa em giro alto, não acabaria fazendo um efeito tipo aspirador de po sugando os gases pra fora no momento em que o pistão estaria descendo e a valvula ainda aberta ?????
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não…
sempre tem pressão no coletor, maior do que a pressão após o turbo.
abraço