Coletores de canos e coletores de canos
-
num motor turbo vale o quanto mais livre melhor , pois qto mais gases vc tiver, mais vc vai conseguir girar a turbina, e isso vale tanto pra antes quanto pra depois da turbina.
turbina girando mais e mais livre = pegada mais rapida e mais potência final.
obs: isso em se tratando de coletores no mesmo comprimento.
[snapback]387858[/snapback]
sim, mas e se vc tivesse um diametro um pouco menor, mesmo no caso do coletor mais comprido, vc iria acelerar o velocidade dos gases, com isso vc empurraria mais facil a turbina do q com um escap com diamentro de tubos muito grande, esse menor seria o menor possivel a ponto de não restringir o escap, apenas o suficiente pra vc mandar um boa velocidade dos gases…
pensando assim o comprimento dos coletores ficariam em segundo plano, pq eu acho q a diferença seria minima
-
pensando assim o comprimento dos coletores ficariam em segundo plano, pq eu acho q a diferença seria minima
[snapback]387883[/snapback]
ol? pois é, resolvi dar uma passadinha, pros amigos não acharem que morri…
a suspensão da dupla tá quase quase.
mas quanto mais longo o coletor, mais inercia também...
-
sim, mas e se vc tivesse um diametro um pouco menor, mesmo no caso do coletor mais comprido, vc iria acelerar o velocidade dos gases, com isso vc empurraria mais facil a turbina do q com um escap com diamentro de tubos muito grande, esse menor seria o menor possivel a ponto de não restringir o escap, apenas o suficiente pra vc mandar um boa velocidade dos gases…
[snapback]387883[/snapback]
num coletor mais comprido talvez sim, ai entra não só diametro e comprimento dos tubos, entra tb o volume interno de cada tubo e a resultante de todos os tubos do coletor. dai em diante a coisa começa a ficar mais complicada.
-
vicente, mais deixa eu fazer uma pergunta (pergunta de leigo) no caso da saida dos gases pra caixa quente da turbina, essa em giro alto, não acabaria fazendo um efeito tipo aspirador de po sugando os gases pra fora no momento em que o pistão estaria descendo e a valvula ainda aberta ?????
-
ka, vc falou de equiparar as medidas do duto do cabecote e do coletor, mas a parte da da turbina deve ser do diametro ou da area dos 4 dutos somadosó desculpe se to pensando besteira.
[snapback]388495[/snapback]
vc não pensou errado. o ideal é não estrangular nada.
-
pessoal, a vazão se dá em função da área da seção transversal do conduto pelo qual ela escoa e pela velocidade com a qual o fluido escoa..
a formula é q = v * a ( vazão = velocidade x área )
supondo que o seu motor gere uma vazão constante, por aí vc tem uma ideia: se vc diminuir a área, vai ter q aumentar a velocidade pra escoar essa determinada vaz?o.
se vc aumenta a área, a velocidade diminui…
a? entra o que o vicente disse, a respeito de inercia, lavagem de camaras, etc.
e por aí vc ve tbm q o ideal seria na junção dos 4 canos, fosse somada a área, porém a entrada da sua turbina não tem a área dos 4 canos somados... dái eu deixo pros mais entendidos explicarem
-
pessoal, a vazão se dá em função da área da seção transversal do conduto pelo qual ela escoa e pela velocidade com a qual o fluido escoa..
a formula ? q = v * a ( vazão = velocidade x área )
supondo que o seu motor gere uma vazão constante, por aí vc tem uma ideia: se vc diminuir a área, vai ter q aumentar a velocidade pra escoar essa determinada vaz?o.
se vc aumenta a área, a velocidade diminui…
a? entra o que o vicente disse, a respeito de inercia, lavagem de camaras, etc.
e por aí vc ve tbm q o ideal seria na junção dos 4 canos, fosse somada a área, porém a entrada da sua turbina não tem a área dos 4 canos somados... dái eu deixo pros mais entendidos explicarem
[snapback]388583[/snapback]
nao existem mais alguns fatores a serem levados em conta nessa equa?ao nao é tipo, superficie do cano, vicosidade do fluido, temperatura das paredes do coletor e temperatura do liquido ?
-
nao existem mais alguns fatores a serem levados em conta nessa equa?ao nao é tipo, superficie do cano, vicosidade do fluido, temperatura das paredes do coletor e temperatura do liquido ?
[snapback]388592[/snapback]
sim, mas esses fatores já estão dentro do fator velocidade…
com alta viscosidade do fluido, e cano mto rugoso, consequentemente essa velocidade não passa de certo limite...
-
vicente, mais deixa eu fazer uma pergunta (pergunta de leigo) no caso da saida dos gases pra caixa quente da turbina, essa em giro alto, não acabaria fazendo um efeito tipo aspirador de po sugando os gases pra fora no momento em que o pistão estaria descendo e a valvula ainda aberta ?????
[snapback]387898[/snapback]
não…
sempre tem pressão no coletor, maior do que a pressão após o turbo.
abraço