Cmracing x magicas
-
levando em consideração que já foram 7 poginas e isso ainda não foi explicado, o post dele é que não far? diferença…
[snapback]395941[/snapback]
tudo bem que não, até por que o meu e o teu tambein, mais ja tá en 7 pra que levar mais longe ainda, deixa pra quem sabe algo sobre o asunto, alguem q usou e não funcionou, alguem q usa e sabe explicar certinho como ele faz a alimentação linear.
este fim de semana não instalei a bomba no meu carro pra fazer o video da mistura estavel pois tive q mexer no som da camioneta pra competir no domingo, mais vou fazer assim que der o video e postar aki.
-
só esclarecendo alguns pontos que tem gente com dúvida aqui:
-
o meg regula a quantidade de combustável injetado sim. alguns vem com um pressostato só, alguns vem com dois. os que vem com dois podem ser usados para duas pressões ou para fazer um enriquecimento mais suave com pressões mais baixas.
-
os pressostatos servem só para para determinar quando inicia o enriquecimento. da? pra frente a progressão é linear, e é proporcional é rotação.
diferente dos outros gerenciadores (digipulse, his, unidesign - piu) onde tám-se que determinar o in?cio e o fim da progressão, os trim-pots determinam somente o valor do in?cio dela. o único segredo que tem nisso tudo
-
-
obrigado ricardo… ve-se que vc entendeu, ao contrario da maioria aqui que mesmo lendo as 7 paginas, ainda nao compreenderam como funciona o negocio...
quarteto, so nesse post eu ja vi umas 3 ou 4 respostas sobre como funciona o meg, o negocio eh tao simples que nego fica complicando, arrodeando e acaba pulando a resposta obvia... qquer coisa me procura no msn q eu explico de novo como ele funciona... e olha q eu nao perguntei nada ao cm, pq nao gosto de depender do humor dele pra ouvir as respostas...
la vai, de novo...
como o meg funciona, corrijam-me se estiver errado:
1. e mais importante de tudo, a i.e. do carro tem que estar perfeita, nada de alteracoes, comando, chip etc..
2. o pressostato regula o inicio onde vai comecar a pulsar o bico extra
3. um trimpot regula a quantidade de combustivel que o bico vai pulsar
4. outro regula a quantidade de atraso em cima do avanco original
5. a curva eh disparada pela rpm, num circuito analogico, portanto linearmente, sem saltos, quanizacoes, conversoes ad/da etc...
6. dependendo do meg/tipo de carro, a curva muda...
pode ter dois pressostatos para iniciarem separadamente duas curvas diferentes, com trimpots de ajuste separados pra cada...
7. toda monitoracao pela sonda lambda, vc eh que vai dizer se esta alimentando ou nao ou se entrou no momento certo ou nao...
acho q eh isso...
pontos fortes do meg na minha opiniao:
1. simples... analogico... com componentes de combate que guentam pau...
2. atrasar o ponto mesmo... sem variar... e sem saltos... linearmente e analogicamente...
3. servir pra praticamente qualquer carro...
4. poder ter o amplificador de ignicao incorporado, o menos forte da cm...
pontos fracos na minha opiniao:
1. por ser analogico, nao ter nenhum feedback, display, led, nada... vc tem que adaptar tudo..
2. aparencia
3. suporte, manual e atendimento pra quem nao conhece o cm eh um martirio...
4. preco, apesar de ser mais barato que os concorrentes, ainda eh consideravel...
ou seja, os pontos fracos, salvo minha pouca disposicao financeira e costume em saber lidar com o cm, eh pura frescura... gostaria de um displayzinho bonito que me dissesse o que acontece, e a possibilidade de mexer em mais umas coisinhas na regulagem alem de inicio, ponto e quantidade de combu... mas sinceramente, se pra isso tiver que mudar pra um circuito digital, rodando algum software e ficar susceptivel a todos os problemas inerentes a um circuito digital e so ter vantagens esteticas e/ou ajustes que poderiam fazer eu errar e quebrar o carro, sem ganhar nenhum cv a mais por ter esses ajustes, prefiro esconder a caixa feia no cofre do motor... regular... e esquecer que existe...
agora, vao encher esse topico com mais 5 paginas de nada e depois vao me dizer que ninguem respondeu como funciona... ai eh de lascar mesmo...
falou galera, inte+
-
fahrell, é exatamente assim que o meg funciona, e por isso mesmo é que eu estou falando que não se consegue manter uma mistura boa em todas as condições de carga e pressão vou dar um explemplo :
imagine um carro que rode com 2,0kg de pressão a 4500rpm. com 0,4kg de pressão positiva a injeção não consegue mais alimentar, então ajusta-se o pressostado para disparar com 0,4kg e regula a mistura em plena carga. pronto seu carro está regulado e segundo o pessoal da cm racing a mistura vai ficar perfeita em todas as situações agora.
agora imagine q vc está com o mesmo carro numa estrada e vc pise de leve no acelerador para uma retomada. então digamos que a 4500rpm e com 40% de carga no acelerador temos 0,5kg de pressão positiva, portanto o meg vai estar pulsando o bico e essa pulsação está regulada para 2,0kg. não tem como o meg saber a pressão utilizada, ele vai estar mandando combustável como se tivóssemos 2,0kg de pressão. alguém em só consci?ncia vai afirmar que a mistura vai estar correta ?
-
o meg tem 7 fios, uma entrada de pressao (para um ou dois pressostatos), 1 (ou 2) dials de ajuste da entrada do(s) pressostato(s), e mais 2 ou 3 trimpots para regulagem das funcoes….
os fios sao os de alimentacao do meg, a saida para o bico (4), 2 para interceptar o sinal enviado ao distribuidor pela ecu e atrasar o ponto e 1 para congelar o sinal do map em 4,8v no acionamento do primeiro pressostato.
já foi citado como ele funciona, ele tem curvas anal?gicas que foram programadas pelo cm... os ganhos dessas curvas são ajustados pelos trimpots.
agora dizer como são essas curvas eu não sei, mas não acho que sejam lineares simplesmente.
o cm sabe bem que a partir de mais ou menos ~0,3bar a injeção não alimenta mais e o meg entra, sabe a pressão que você vai usar pois você informa na encomenda... o meg sabe a rpm do motor e pode usar a informação de alguma maneira. de uma maneira que não sei exatamente como, funciona e muito bem.
só mesmo medindo com um oscilosc?pio para saber...
falando em cm, eu já conversei algumas vezes por telefone com ele vêrias por email. acho que é uma pessoa inteligente e o admiro, mas não concordo com vêrias das atitudes dele...
[]s
-
agora imagine q vc está com o mesmo carro numa estrada e vc pise de leve no acelerador para uma retomada. então digamos que a 4500rpm e com 40% de carga no acelerador temos 0,5kg de pressão positiva, portanto o meg vai estar pulsando o bico e essa pulsação está regulada para 2,0kg. não tem como o meg saber a pressão utilizada, ele vai estar mandando combustável como se tivóssemos 2,0kg de pressão. alguém em só consci?ncia vai afirmar que a mistura vai estar correta ?
[snapback]396013[/snapback]
eu não preciso imaginar, eu estive no carro por 2 anos, 40000km, viagens semanais 150km (ida)… andei na boa, toquei huorrooooooooooooor na estrada com 1,5bar e pressa pra chegar em blumenau, nem sempre olhei no multimetro...
podia vir de 3a na boa, ia pisando de leve e começava a fazer tssssssssssssssssssss, até que vc pisava um pouco mais e a pressão entrava, depois podia socar o po e vinha liso na hora...
ou ainda vir a 120km/h na quinta e pisar um pouco só pra fazer uma ultrapassagem, em carga parcial mesmo...
levava neguinho pra dar uma volta... poxa, lisinho hein cara? quem regulou? eu mesmo e confessamente nas coxas...
era tão tesão o carro que neste exato instante que parei pra relembrar e pensar nisso tudo eu estou me perguntando como posso estar andando sem turbo h? quase 1 ano
então, procure conhecer de verdade antes de meter o pau no meg…
o cm pode não ser flor que se cheire, mas o produto funciona, pelo menos aquele que está na minha parati sempre funcionou...
[]s
-
agora dizer como são essas curvas eu não sei, mas não acho que sejam lineares simplesmente.
west, é linear sim. não tenho scope, mas com o mult?metro eu já medi.
tudo bem que modulação pwm (tá supondo que ele use isso) não dá pra medir com mult?metro arroz-feijáo como o meu, mas o que percebi foi que a tensão enviada para o bico cresce proporcionalmente ao aumento de rotação.
então digamos que a 4500rpm e com 40% de carga no acelerador temos 0,5kg de pressão positiva, portanto o meg vai estar pulsando o bico e essa pulsação está regulada para 2,0kg. não tem como o meg saber a pressão utilizada, ele vai estar mandando combustável como se tivóssemos 2,0kg de pressão. alguém em só consci?ncia vai afirmar que a mistura vai estar correta ?
? exatamente para isso que serve o segundo pressostato. calibra-se o primeiro trim-pot para que a mistura esteja correta até um determinado patamar, a partir da? dever? atuar o segundo pressostato e então regula-se esse enriquecimento adicional no segundo trim-pot.
-
????… é isso aí.
mas ainda prefiro do meu jeito caro e papai noel ...
a) corsa pick up 1.6 8v @ 0.9 bar 192cv com chip+map positivo by pradopowerchips. carro tá com quase 120000km (turbo desde os 75000) e é só alegria. nada de bico extra, hpi, bomba extra, caixinha... nada. só potencia, confiabilidade e alegria.
corsa 2.0 16v (c20xe) turbo (nos finalmentes da construção), que será controlado por uma electromotive tec? que já tenho em mãos. pra quem não conhece, www.getfuelinjected.com.
os demais são originebas
-
gustavo (guauad), fiquei encucado com com o fato de o cm (e você) afirmarem que ao monitorarmos a sonda lambda, não devemos considerar lambda=1 como 450mv. pelo que afirma a bosch, ntk, delphi e thomson, a leitura na sonda quando em lambda=1 é sim 450mv.
mesmo quando se trabalha com sonda lsu 4 wideband da bosch, a tensão de refer?ncia da c?lula é 450mv quando h? estequiometria e esse é o valor usado para controle de realimentação dela. como eu tá fazendo um monitor que utiliza essa sonda (lsu 4), tá seguindo o manual da bosch e espero ter o funcionamento correto pro meu aparelhinho.
poderia esclarecer esse lance de sonda em estequiometria não ser correto em 450mvó
-
gustavo (guauad), fiquei encucado com com o fato de o cm (e você) afirmarem que ao monitorarmos a sonda lambda, não devemos considerar lambda=1 como 450mv. pelo que afirma a bosch, ntk, delphi e thomson, a leitura na sonda quando em lambda=1 é sim 450mv.
mesmo quando se trabalha com sonda lsu 4 wideband da bosch, a tensão de refer?ncia da c?lula é 450mv quando h? estequiometria e esse é o valor usado para controle de realimentação dela. como eu tá fazendo um monitor que utiliza essa sonda (lsu 4), tá seguindo o manual da bosch e espero ter o funcionamento correto pro meu aparelhinho.
poderia esclarecer esse lance de sonda em estequiometria não ser correto em 450mvó
[snapback]396172[/snapback]
legal saber que vc ta fazendo um controlador pra uego. acabei de enfiar uma grana num innovate pra plugar na minha tec?…
-
legal saber que vc ta fazendo um controlador pra uego. acabei de enfiar uma grana num innovate pra plugar na minha tec?…
[snapback]396174[/snapback]
99,9% do motivo, sem dúvida.
devóamos indicar o cm pra galera do ponico na tv
jhaahahahaa
-
essa discussão só rola por 1 único motivo…
o jeito cm de ser.
[snapback]396184[/snapback]
mais ou menos pix… tem muuuuita gente que nao quer se meter, ou se sente acuado pelo excessivo numero de posts detonando o cm, mas que realmente tem duvidas e esta torcendo pra que continue o post... sempre se salva uma ou outra mensagem... ou contra ou a favor...
digamos que o jeito cm de ser so aumenta a propaganda...
-
mais ou menos pix… tem muuuuita gente que nao quer se meter, ou se sente acuado pelo excessivo numero de posts detonando o cm, mas que realmente tem duvidas e esta torcendo pra que continue o post... sempre se salva uma ou outra mensagem... ou contra ou a favor...
digamos que o jeito cm de ser so aumenta a propaganda...
[snapback]396204[/snapback]
analisando outros equipamentos, poucos rendem tantos posts quanto os do cm. se isso é marketing, ele merece ser premiado.
por outro lado, tem muita gente que poderia testar mas deixa de lado só pelo jeito dele de ser.
os equipamentos dele funcionam, mas o que gera de pol?mica não ta escrito em livro nenhum. e funcionam muito bem…
-
west, é linear sim. não tenho scope, mas com o mult?metro eu já medi.
tudo bem que modulação pwm (tá supondo que ele use isso) não dá pra medir com mult?metro arroz-feijáo como o meu, mas o que percebi foi que a tensão enviada para o bico cresce proporcionalmente ao aumento de rotação.
? exatamente para isso que serve o segundo pressostato. calibra-se o primeiro trim-pot para que a mistura esteja correta até um determinado patamar, a partir da? dever? atuar o segundo pressostato e então regula-se esse enriquecimento adicional no segundo trim-pot.
[snapback]396058[/snapback]
mais ou menos ricardo… linear eh modo de dizer, afinal, motor a combustao interna ciclo otto foi e sempre sera uma maquina absolutamente linear em teoria... todo o resto que se faz, eh tentativa de manter essa linearidade na pratica..
no meu caso especificamente, o meg da uma engordadinha de nada no final da escala de rpm... coisa boba, mas da pra notar no multimetro... e o mais intrigante, eh mesmo sabendo que ele nao mede pressao de jeito nenhum... caso eu aumente um piouco a pressao, a mistura nao cai... so se eu aumentar muito... ai tem que refazer toda a regulagem, caso o bico ainda seja suficiente...