Cmracing x magicas
-
essa discussão só rola por 1 único motivo…
o jeito cm de ser.
[snapback]396184[/snapback]
mais ou menos pix… tem muuuuita gente que nao quer se meter, ou se sente acuado pelo excessivo numero de posts detonando o cm, mas que realmente tem duvidas e esta torcendo pra que continue o post... sempre se salva uma ou outra mensagem... ou contra ou a favor...
digamos que o jeito cm de ser so aumenta a propaganda...
-
mais ou menos pix… tem muuuuita gente que nao quer se meter, ou se sente acuado pelo excessivo numero de posts detonando o cm, mas que realmente tem duvidas e esta torcendo pra que continue o post... sempre se salva uma ou outra mensagem... ou contra ou a favor...
digamos que o jeito cm de ser so aumenta a propaganda...
[snapback]396204[/snapback]
analisando outros equipamentos, poucos rendem tantos posts quanto os do cm. se isso é marketing, ele merece ser premiado.
por outro lado, tem muita gente que poderia testar mas deixa de lado só pelo jeito dele de ser.
os equipamentos dele funcionam, mas o que gera de pol?mica não ta escrito em livro nenhum. e funcionam muito bem…
-
west, é linear sim. não tenho scope, mas com o mult?metro eu já medi.
tudo bem que modulação pwm (tá supondo que ele use isso) não dá pra medir com mult?metro arroz-feijáo como o meu, mas o que percebi foi que a tensão enviada para o bico cresce proporcionalmente ao aumento de rotação.
? exatamente para isso que serve o segundo pressostato. calibra-se o primeiro trim-pot para que a mistura esteja correta até um determinado patamar, a partir da? dever? atuar o segundo pressostato e então regula-se esse enriquecimento adicional no segundo trim-pot.
[snapback]396058[/snapback]
mais ou menos ricardo… linear eh modo de dizer, afinal, motor a combustao interna ciclo otto foi e sempre sera uma maquina absolutamente linear em teoria... todo o resto que se faz, eh tentativa de manter essa linearidade na pratica..
no meu caso especificamente, o meg da uma engordadinha de nada no final da escala de rpm... coisa boba, mas da pra notar no multimetro... e o mais intrigante, eh mesmo sabendo que ele nao mede pressao de jeito nenhum... caso eu aumente um piouco a pressao, a mistura nao cai... so se eu aumentar muito... ai tem que refazer toda a regulagem, caso o bico ainda seja suficiente...
-
fahrell, é exatamente assim que o meg funciona, e por isso mesmo é que eu estou falando que não se consegue manter uma mistura boa em todas as condições de carga e pressão vou dar um explemplo :
imagine um carro que rode com 2,0kg de pressão a 4500rpm. com 0,4kg de pressão positiva a injeção não consegue mais alimentar, então ajusta-se o pressostado para disparar com 0,4kg e regula a mistura em plena carga. pronto seu carro está regulado e segundo o pessoal da cm racing a mistura vai ficar perfeita em todas as situações agora.
agora imagine q vc está com o mesmo carro numa estrada e vc pise de leve no acelerador para uma retomada. então digamos que a 4500rpm e com 40% de carga no acelerador temos 0,5kg de pressão positiva, portanto o meg vai estar pulsando o bico e essa pulsação está regulada para 2,0kg. não tem como o meg saber a pressão utilizada, ele vai estar mandando combustável como se tivóssemos 2,0kg de pressão. alguém em só consci?ncia vai afirmar que a mistura vai estar correta ?
[snapback]396013[/snapback]
oi igor , seu raciocinio é lágico , mas isso porque não sabe como o meg funciona . depois da explicação do rodrigo , fahrell e ricardo abaixo , vai entender (pelo menos acredito eu) porque ele alimenta corretamente .
sds
gustavo
-
eu não preciso imaginar, eu estive no carro por 2 anos, 40000km, viagens semanais 150km (ida)… andei na boa, toquei huorrooooooooooooor na estrada com 1,5bar e pressa pra chegar em blumenau, nem sempre olhei no multimetro...
podia vir de 3a na boa, ia pisando de leve e começava a fazer tssssssssssssssssssss, até que vc pisava um pouco mais e a pressão entrava, depois podia socar o po e vinha liso na hora...
ou ainda vir a 120km/h na quinta e pisar um pouco só pra fazer uma ultrapassagem, em carga parcial mesmo...
levava neguinho pra dar uma volta... poxa, lisinho hein cara? quem regulou? eu mesmo e confessamente nas coxas...
era tão tesão o carro que neste exato instante que parei pra relembrar e pensar nisso tudo eu estou me perguntando como posso estar andando sem turbo h? quase 1 ano
então, procure conhecer de verdade antes de meter o pau no meg…
o cm pode não ser flor que se cheire, mas o produto funciona, pelo menos aquele que está na minha parati sempre funcionou...
[]s
[snapback]396047[/snapback]
caramba , posso copiar e colocar no nosso fórum ??? rodrigo , o pior é que você ta colocando as coisas com tremenda clareza e a turma não entendeu ainda .
temos vêrios clientes com o mesmo depoimento , afirmando o resultado , mas acredito que por você ser respeitado aqui no pp , dessa vez a turma vai acreditar .
sds
gustavo
-
gustavo (guauad), fiquei encucado com com o fato de o cm (e você) afirmarem que ao monitorarmos a sonda lambda, não devemos considerar lambda=1 como 450mv. pelo que afirma a bosch, ntk, delphi e thomson, a leitura na sonda quando em lambda=1 é sim 450mv.
mesmo quando se trabalha com sonda lsu 4 wideband da bosch, a tensão de refer?ncia da c?lula é 450mv quando h? estequiometria e esse é o valor usado para controle de realimentação dela. como eu tá fazendo um monitor que utiliza essa sonda (lsu 4), tá seguindo o manual da bosch e espero ter o funcionamento correto pro meu aparelhinho.
poderia esclarecer esse lance de sonda em estequiometria não ser correto em 450mvó
[snapback]396172[/snapback]
oi piu , você já mediu quantos carros originais é faça o seguinte teste :
turbine qualquer motor injetado corretamente . ajuste a alimentação para manter na sonda 800mv em wot(que seria bem rico dentro da suposta verdade que 450mv é lambda 1) , afunde o po e segure de quinta em wot por 1 km . seu motor deve explodir muito antes disso . ou não tera nenhuma potência , pois se não tiver potência não quebra e isso todo mundo aqui ja sabe . nada como testar na prática .
conversei com um engenheiro da ngk por mais de uma hora sobre sonda (numa outra oportunidade sobre ignições , velas e cabos ) , e ele me disse coisas incr?veis . uma delas é que esse valor é usado como refer?ncia pelas ies para considerar a situação de closed loop , e que de po no fundo muda tudo , e não importa a sonda pois a ie não l? a sonda (cada doido com sua mania) . acredito que eles são treinados apenas para falar meia duzia de coisas para o mercado reparativo .
ele não conseguiu me afirmar qual era o valor de lambda 1 na sonda , pois cada carro exigia um projeto (to falando … tem cada maluco) ... bom , as palavras foram dele . mas teste você mesmo .
só como exemplo , tenho um mille ep ( marelli g7-11 , que é a mais burra das ies) , coloquei um sonda nova de 4 fios nele . sai para a estrada pra medir em 5 marcha e em wot . afundei o po e o carro tava amarrado , parecendo com freio de mão puxado e sonda em 830mv . parei , dei um grau na pressão de combustável e fui de novo pra estrada , afundei o po e o carro continuava amarrado e a sonda em 850mv . dei mais um grau , e nessa vez o carro mudou da água pro vinho , até o barulho , e a sonda se manteve em 860 até as 5k rpm , onde caiu pra 850mv e o carro amarrou em alta . dei mais um grau na pressão de comb. , e agora o carro saiu com 880 mv de sonda , mas não senti melhora , só que foi até os 7k rpm acima de 860mv na sonda , e não amarrou mais . teste simples feito na prática . honestamente , ja vi inumeros gr?ficos falando em outros valores onde temos lambda 1 , mas em todos os casos que conheão , o valor que esses gr?ficos informam quebraria qualquer motor ...
sds
gustavo
ps : como está fazendo um projeto bacana , sugiro medir um vw flex 2005 como exemplo . dependendo dos testes que fixer , vai ficar de queixo caido
-
mais ou menos ricardo… linear eh modo de dizer, afinal, motor a combustao interna ciclo otto foi e sempre sera uma maquina absolutamente linear em teoria... todo o resto que se faz, eh tentativa de manter essa linearidade na pratica..
no meu caso especificamente, o meg da uma engordadinha de nada no final da escala de rpm... coisa boba, mas da pra notar no multimetro... e o mais intrigante, eh mesmo sabendo que ele nao mede pressao de jeito nenhum... caso eu aumente um piouco a pressao, a mistura nao cai... so se eu aumentar muito... ai tem que refazer toda a regulagem, caso o bico ainda seja suficiente...
[snapback]396226[/snapback]
andré , só completando o que vc disse . essa engordadinha , os originais também fazem em alguns momentos . ai vamos começar a conversar sobre mecânica também .
mas aqui vale resaltar que o cm foi muito esperto , pois não criou nada , apenas copiou o resultado dos turbo originais . lembro bem do dácio benevides contando que comparou o funcionamento da saveiro dele com meg e o audi turbo original do pai dele . identicos … tirando o tanto que a saveiro andava mais ... daqui a pouco ele confirma isso por aqui . bem da forma que o rodrigo falou que era a parati dele .
sds
gustavo
-
gustavo, ou eu não expus direito minha dúvida ou você não entendeu o que eu quis dizer.
nenhum carro, mesmo original, trabalha com lambda 1 em wot. a partir de uma certa carga, a injeção enriquece um pouco a mistura, para não haver quebra, além de que a relação ar/combustável para potência máxima não é lambda=1, é um pouco mais rica.
o que eu quero saber, é como você chegou é conclusão que 450mv não é lambda=1. se foi pelo fato de você sentir o carro mais solto lendo 860mv na sonda, significa apenas que você comprovou que o motor mesmo original não usa estequiometria em wot.
lambda=1, é apenas para economia, e economia não significa po embaixo. ali?s, estequiometria só serve pra baixas potências, onde o calor gerado ainda não assume valores perigosos, além de possibilitar o funcionamento do catalisador.
imaginei que você afirmando que lambda=1 era diferente de 450mv, estaria falando de algum segredo não documentado, passado diretamente por algum fabricante de sondas. ali?s, eu trabalho com manutenção de equipamentos industriais, e um de meus clientes é a delphi automotive systems de piracicaba, onde eles fabricam sondas. um dos equipamentos que já consertei era justamente um aferidor de sondas. por isso a dúvida, sacou?
-
gustavo, ou eu não expus direito minha dúvida ou você não entendeu o que eu quis dizer.
nenhum carro, mesmo original, trabalha com lambda 1 em wot. a partir de uma certa carga, a injeção enriquece um pouco a mistura, para não haver quebra, além de que a relação ar/combustável para potência máxima não é lambda=1, é um pouco mais rica.
o que eu quero saber, é como você chegou é conclusão que 450mv não é lambda=1. se foi pelo fato de você sentir o carro mais solto lendo 860mv na sonda, significa apenas que você comprovou que o motor mesmo original não usa estequiometria em wot.
lambda=1, é apenas para economia, e economia não significa po embaixo. ali?s, estequiometria só serve pra baixas potências, onde o calor gerado ainda não assume valores perigosos, além de possibilitar o funcionamento do catalisador.
imaginei que você afirmando que lambda=1 era diferente de 450mv, estaria falando de algum segredo não documentado, passado diretamente por algum fabricante de sondas. ali?s, eu trabalho com manutenção de equipamentos industriais, e um de meus clientes é a delphi automotive systems de piracicaba, onde eles fabricam sondas. um dos equipamentos que já consertei era justamente um aferidor de sondas. por isso a dúvida, sacou?
[snapback]396294[/snapback]
oi piu , eu não consigo entender esse conceito , que o fator lambda 1 é para economia . tenho aqui uma autopower com uma matéria escrita pelo evandro lima , que sei que frequenta o forum , dizendo que em sonda narrow , lambda 1 é em 566mv sendo como melhor valor te?rico da relação ar/combustivel - potência/economia e maior potência entre 768 a 783mv . um preparador do nível do evandro, que publica isso numa revista que é (ou era)referencia em preparação no brasil , me deixou espantado . imagino quantos motores não foram quebrados usando essa refer?ncia . é bem difácil acreditar no que lemos .
mas voltando ao assunto , então como em lambda 1 , eu tenho a queima de 100% do ar da mistura , se eu injetar mais combustável , eu teria mais potência , certo é pela teoria que foi apresentada sim .
lembro de um texto postado aqui pelo leo multi que tirei uma informação de extrema importancia que mostra que :
afr da gasolina pura 14,7:1 (massa em kg)
afr da gasolina pura 9500:1 (volume em litros)
isso é mais um fator pra levar em conta . imagine que você está colocando na camara de combustão 1 litro de combustivel e 9500 litros de ar(ta certo que é motor de navio … rs) , se colocar mais um litro de combustável , seu afr foi para 4749,5:1 , ou seja , enriqueceu um absurdo . eu levaria isso conta também .
para mim , não faz o menor sentido lambda 1 ser um valor apenas para economia . ah , em muitos casos onde vc ganha alguma potência enrriquecendo a mistura , normalmente isso é a solução de um outro problema como mistura não homogenea , ignição fraca , ponto errado e etc .
sds
gustavo
-
seu post é totalmente inutil ao topico, pois não fala nada sobre o produto.
estamos aki para explicar/aprender como o meg funciona, como ele faz alimentação não tendo un sensor de presão digital que informe a presão a cada mudança.
[snapback]395934[/snapback]
pow cara, não entendi…
até agora ninguem explicou corretamente o funcionamento do mag e os poucos que se aventuram a tentar explicar, mesmo elogiando a simplicidade, os amantes reclamam... ai fica dificil, apenas vi isso se repetindo durante umas 6 paginas e nada.. e vi isso em varios posts diferentes e foruns.
por isso acho que é inutil, só.. isso é um ponto de vista... ai você vai me mandar testar, turbinar o carro e etc... eu acho meio ridiculo como eu mandar vc competir no campeonato de arrancada do rio de janeiro, no autodromo de jacarepagua... serve em spo ahhhhhh não.... ai não serve porque a pista é menor.. o clima é diferente... ahhhh não.... ai não dá
vc precisa ir pro rj, se muda pra lá, paga filiação e tudo mais e coloca seu carro pra correr lá durante um ano, ai vc vem me dizer... dificil né? restritivo demais para um forum né?
mudei de ideia... esse topico é util sim, como propaganda para o cm... o fato ?... tem manual? não, metodologia? não... homologação? não... certificação do produto? não... caixa? tem uma maldita caixa de papel?o? não... não... não.. não...
funciona? tu me falou que funciona... e eu disse o que? funciona e vc ainda vem dizer que é inutil... daqui a 20 paginas.... vamos chegar a mesma conclusão do meu post inutil...
na boa não to brigando... só to explicando que inutil não é meu post não...
-
pow cara, não entendi…
até agora ninguem explicou corretamente o funcionamento do mag e os poucos que se aventuram a tentar explicar, mesmo elogiando a simplicidade, os amantes reclamam... ai fica dificil, apenas vi isso se repetindo durante umas 6 paginas e nada.. e vi isso em varios posts diferentes e foruns.
por isso acho que é inutil, só.. isso é um ponto de vista... ai você vai me mandar testar, turbinar o carro e etc... eu acho meio ridiculo como eu mandar vc competir no campeonato de arrancada do rio de janeiro, no autodromo de jacarepagua... serve em spo ahhhhhh não.... ai não serve porque a pista é menor.. o clima é diferente... ahhhh não.... ai não dá
vc precisa ir pro rj, se muda pra lá, paga filiação e tudo mais e coloca seu carro pra correr lá durante um ano, ai vc vem me dizer... dificil né? restritivo demais para um forum né?
mudei de ideia... esse topico é util sim, como propaganda para o cm... o fato ?... tem manual? não, metodologia? não... homologação? não... certificação do produto? não... caixa? tem uma maldita caixa de papel?o? não... não... não.. não...
funciona? tu me falou que funciona... e eu disse o que? funciona e vc ainda vem dizer que é inutil... daqui a 20 paginas.... vamos chegar a mesma conclusão do meu post inutil...
na boa não to brigando... só to explicando que inutil não é meu post não...
[snapback]396385[/snapback]
não quiz dizer que seus post são unitil, e sim o post q vc fez antes, pois não falou nada contra nem afavor do aparelho, não entendi bem seu post, não vou falar pra vc turbinar seu carro nem nada, apenas não fale que não funciona un produto que vc não testeu, agora si vc testou e não funcionou, te pesso pelo amor de deus pra falar pra nois, agora si testeu e funcionou, fale tambein, agora si não testou, num mete o pau cara, vc num pode falar que não funciona si não testou, muito menos falar que funciona si nunca andou num carro q tem o produto dele.
tem o corsa2.0 ai q é engenheiro, acredito que ele entende un pouquinho né, afinal ele estudou pra isso, vc acha q un eng. iria vir aki falar que o produto funciona si não funciona-se? eu, o gustavo, ricardo, dede, farkatt, west, eulen, entre outros q não lembro agora, estariamos aki falando que funciona si não funciona? usaria ele sendo que poderia comprar outro aparelho com o mesmo dinheiro e que diz fazer o mesmo?
não tenho nada contra vc e tampouco quero brigar com vc, bem pelo contrario(prefiro fazer amizade do que enemigos) si falei algo que vc não gostou te peão desculpas, não falei que seus post são inutel, e tampouco pra q vc não poste mais, bem pelo contrario, peão q poste suas duvidas e ai tentaremos explicar, eu não sei explicar, ja entendi como funciona e não sei explicar.
sobre o cm, eu não tenho o que reclamar, pois todas as vezes que liguei fui bem atendido, até mesmo num sabado de noite, perto das 11horas pra pedir o preso de un meg pra ele, e mesmo assim ele não foi grosso nem nada, apenas tava com uma voz can?ada tudo bem que no geral ele num é muito gentil a todos que ligan, mais apartir do momento que ele te conhece e sabe que vc quer aprender e não encinar ele a turbinar ele te trata bem.
sobre aparencia do meg, coloco aki palabras de un amigo que estarei instalando un meg na mercedes dele este mes ainda.
marcio - clovis, falei com o cm e si vc quicer ele tem o meg pra aumentar a presão do compresor da mercedes.
clovis - então vamos depositar o dinheiro que eu vou querer
marcio - só que vc ja sabe como é né? é igual ao meu
clovis - e dai, igual vai ficar de baixo do painel, vamos regular e esquecer lá
bom, isso que vai ser numa mercedes, onde ja está instalado a ignição plus.
concordo que serie muito mais show si tive-se un display igual aquele da ft mais si pra isso teria q perder a simplicidade de regulagen e a confiabiliade, deixa queto, pois é melhor un feio que funcione do que un bonito q não.
-
uma pergunta talvez un tanto besta mais vai igual.
sobre esse lance de sonda que o piu e o gustavo estão falando.
pra saber exatamente isso, não daria pra colocar no mesmo motor as duas sondas(wide e norow) e regular de maneira que atinja fatos lambda 1 na wide e ver quanto a norow está marcando? alguem ai que tem wide poderia fazer esse teste? talez vc mesmo piu? o que acha? pois ai mataria esse mite de norow não marcar certo, perder precisão a partir de un certo valor e tal, eu me disponharia a fazer, mais num tenho a sonda wide nem grana pra comprar uma
-
tem o corsa2.0 ai q é engenheiro, acredito que ele entende un pouquinho né, afinal ele estudou pra isso, vc acha q un eng. iria vir aki falar que o produto funciona si não funciona-se? eu, o gustavo, ricardo, dede, farkatt, west, eulen, entre outros q não lembro agora, estariamos aki falando que funciona si não funciona? usaria ele sendo que poderia comprar outro aparelho com o mesmo dinheiro e que diz fazer o mesmo?
não tenho nada contra vc e tampouco quero brigar com vc, bem pelo contrario(prefiro fazer amizade do que enemigos) si falei algo que vc não gostou te peão desculpas, não falei que seus post são inutel, e tampouco pra q vc não poste mais, bem pelo contrario, peão q poste suas duvidas e ai tentaremos explicar, eu não sei explicar, ja entendi como funciona e não sei explicar.
filho na boa, vou te dizer uma coisa que fique de exemplo para todos os usuarios nesse forum… num debate... não tenha o minimo pudor de expressar sua opinião... o minimo... portanto, pelo menos no meu caso, eu tenho absoluta certeza que mesmo que role um ahhh não fo de vai tomar no eu vou encarar como eu não concordo mesmo
esquece isso, tira da sua cabeça... e se essa duvida existe aqui é melhor todos pararmos porque acreditem, eu sou um cara experiente em foruns de clubes e mecanica e o preparados com certeza reflete uma elite
aqui é o bicho, aqui o bicho pega aqui tem gente que sabe, faz e inventa um jeito de fazer funcionar... isso aqui é um paraiso e eu não abro mão tenha certeza que nem precisa se retratar ou explicar, se eu não gostar de algo vou te avisar até mesmo por mp se eu achar que vai gerar confusão....
quanto ao meu post, não testei.. mas sei que funciona pelo numero de pessoas que usam o que se discute aqui se for isso é inutil, porque funciona... se o lance foi a forma de funcionamento... bem é meio subjetivo já que o criador não informa (resguardado o direito de segredo industrial).
amigo... tudo é festa não se preocupe, pelo menos comigo em criar inimigos a não ser que vc chame meu carro de manco, lento e coisas assim... ai eu fico puto e só me curo com um chopp gelado...