Cmracing x magicas
-
mais ou menos ricardo… linear eh modo de dizer, afinal, motor a combustao interna ciclo otto foi e sempre sera uma maquina absolutamente linear em teoria... todo o resto que se faz, eh tentativa de manter essa linearidade na pratica..
no meu caso especificamente, o meg da uma engordadinha de nada no final da escala de rpm... coisa boba, mas da pra notar no multimetro... e o mais intrigante, eh mesmo sabendo que ele nao mede pressao de jeito nenhum... caso eu aumente um piouco a pressao, a mistura nao cai... so se eu aumentar muito... ai tem que refazer toda a regulagem, caso o bico ainda seja suficiente...
[snapback]396226[/snapback]
andré , só completando o que vc disse . essa engordadinha , os originais também fazem em alguns momentos . ai vamos começar a conversar sobre mecânica também .
mas aqui vale resaltar que o cm foi muito esperto , pois não criou nada , apenas copiou o resultado dos turbo originais . lembro bem do dácio benevides contando que comparou o funcionamento da saveiro dele com meg e o audi turbo original do pai dele . identicos … tirando o tanto que a saveiro andava mais ... daqui a pouco ele confirma isso por aqui . bem da forma que o rodrigo falou que era a parati dele .
sds
gustavo
-
gustavo, ou eu não expus direito minha dúvida ou você não entendeu o que eu quis dizer.
nenhum carro, mesmo original, trabalha com lambda 1 em wot. a partir de uma certa carga, a injeção enriquece um pouco a mistura, para não haver quebra, além de que a relação ar/combustável para potência máxima não é lambda=1, é um pouco mais rica.
o que eu quero saber, é como você chegou é conclusão que 450mv não é lambda=1. se foi pelo fato de você sentir o carro mais solto lendo 860mv na sonda, significa apenas que você comprovou que o motor mesmo original não usa estequiometria em wot.
lambda=1, é apenas para economia, e economia não significa po embaixo. ali?s, estequiometria só serve pra baixas potências, onde o calor gerado ainda não assume valores perigosos, além de possibilitar o funcionamento do catalisador.
imaginei que você afirmando que lambda=1 era diferente de 450mv, estaria falando de algum segredo não documentado, passado diretamente por algum fabricante de sondas. ali?s, eu trabalho com manutenção de equipamentos industriais, e um de meus clientes é a delphi automotive systems de piracicaba, onde eles fabricam sondas. um dos equipamentos que já consertei era justamente um aferidor de sondas. por isso a dúvida, sacou?
-
gustavo, ou eu não expus direito minha dúvida ou você não entendeu o que eu quis dizer.
nenhum carro, mesmo original, trabalha com lambda 1 em wot. a partir de uma certa carga, a injeção enriquece um pouco a mistura, para não haver quebra, além de que a relação ar/combustável para potência máxima não é lambda=1, é um pouco mais rica.
o que eu quero saber, é como você chegou é conclusão que 450mv não é lambda=1. se foi pelo fato de você sentir o carro mais solto lendo 860mv na sonda, significa apenas que você comprovou que o motor mesmo original não usa estequiometria em wot.
lambda=1, é apenas para economia, e economia não significa po embaixo. ali?s, estequiometria só serve pra baixas potências, onde o calor gerado ainda não assume valores perigosos, além de possibilitar o funcionamento do catalisador.
imaginei que você afirmando que lambda=1 era diferente de 450mv, estaria falando de algum segredo não documentado, passado diretamente por algum fabricante de sondas. ali?s, eu trabalho com manutenção de equipamentos industriais, e um de meus clientes é a delphi automotive systems de piracicaba, onde eles fabricam sondas. um dos equipamentos que já consertei era justamente um aferidor de sondas. por isso a dúvida, sacou?
[snapback]396294[/snapback]
oi piu , eu não consigo entender esse conceito , que o fator lambda 1 é para economia . tenho aqui uma autopower com uma matéria escrita pelo evandro lima , que sei que frequenta o forum , dizendo que em sonda narrow , lambda 1 é em 566mv sendo como melhor valor te?rico da relação ar/combustivel - potência/economia e maior potência entre 768 a 783mv . um preparador do nível do evandro, que publica isso numa revista que é (ou era)referencia em preparação no brasil , me deixou espantado . imagino quantos motores não foram quebrados usando essa refer?ncia . é bem difácil acreditar no que lemos .
mas voltando ao assunto , então como em lambda 1 , eu tenho a queima de 100% do ar da mistura , se eu injetar mais combustável , eu teria mais potência , certo é pela teoria que foi apresentada sim .
lembro de um texto postado aqui pelo leo multi que tirei uma informação de extrema importancia que mostra que :
afr da gasolina pura 14,7:1 (massa em kg)
afr da gasolina pura 9500:1 (volume em litros)
isso é mais um fator pra levar em conta . imagine que você está colocando na camara de combustão 1 litro de combustivel e 9500 litros de ar(ta certo que é motor de navio … rs) , se colocar mais um litro de combustável , seu afr foi para 4749,5:1 , ou seja , enriqueceu um absurdo . eu levaria isso conta também .
para mim , não faz o menor sentido lambda 1 ser um valor apenas para economia . ah , em muitos casos onde vc ganha alguma potência enrriquecendo a mistura , normalmente isso é a solução de um outro problema como mistura não homogenea , ignição fraca , ponto errado e etc .
sds
gustavo
-
seu post é totalmente inutil ao topico, pois não fala nada sobre o produto.
estamos aki para explicar/aprender como o meg funciona, como ele faz alimentação não tendo un sensor de presão digital que informe a presão a cada mudança.
[snapback]395934[/snapback]
pow cara, não entendi…
até agora ninguem explicou corretamente o funcionamento do mag e os poucos que se aventuram a tentar explicar, mesmo elogiando a simplicidade, os amantes reclamam... ai fica dificil, apenas vi isso se repetindo durante umas 6 paginas e nada.. e vi isso em varios posts diferentes e foruns.
por isso acho que é inutil, só.. isso é um ponto de vista... ai você vai me mandar testar, turbinar o carro e etc... eu acho meio ridiculo como eu mandar vc competir no campeonato de arrancada do rio de janeiro, no autodromo de jacarepagua... serve em spo ahhhhhh não.... ai não serve porque a pista é menor.. o clima é diferente... ahhhh não.... ai não dá
vc precisa ir pro rj, se muda pra lá, paga filiação e tudo mais e coloca seu carro pra correr lá durante um ano, ai vc vem me dizer... dificil né? restritivo demais para um forum né?
mudei de ideia... esse topico é util sim, como propaganda para o cm... o fato ?... tem manual? não, metodologia? não... homologação? não... certificação do produto? não... caixa? tem uma maldita caixa de papel?o? não... não... não.. não...
funciona? tu me falou que funciona... e eu disse o que? funciona e vc ainda vem dizer que é inutil... daqui a 20 paginas.... vamos chegar a mesma conclusão do meu post inutil...
na boa não to brigando... só to explicando que inutil não é meu post não...
-
pow cara, não entendi…
até agora ninguem explicou corretamente o funcionamento do mag e os poucos que se aventuram a tentar explicar, mesmo elogiando a simplicidade, os amantes reclamam... ai fica dificil, apenas vi isso se repetindo durante umas 6 paginas e nada.. e vi isso em varios posts diferentes e foruns.
por isso acho que é inutil, só.. isso é um ponto de vista... ai você vai me mandar testar, turbinar o carro e etc... eu acho meio ridiculo como eu mandar vc competir no campeonato de arrancada do rio de janeiro, no autodromo de jacarepagua... serve em spo ahhhhhh não.... ai não serve porque a pista é menor.. o clima é diferente... ahhhh não.... ai não dá
vc precisa ir pro rj, se muda pra lá, paga filiação e tudo mais e coloca seu carro pra correr lá durante um ano, ai vc vem me dizer... dificil né? restritivo demais para um forum né?
mudei de ideia... esse topico é util sim, como propaganda para o cm... o fato ?... tem manual? não, metodologia? não... homologação? não... certificação do produto? não... caixa? tem uma maldita caixa de papel?o? não... não... não.. não...
funciona? tu me falou que funciona... e eu disse o que? funciona e vc ainda vem dizer que é inutil... daqui a 20 paginas.... vamos chegar a mesma conclusão do meu post inutil...
na boa não to brigando... só to explicando que inutil não é meu post não...
[snapback]396385[/snapback]
não quiz dizer que seus post são unitil, e sim o post q vc fez antes, pois não falou nada contra nem afavor do aparelho, não entendi bem seu post, não vou falar pra vc turbinar seu carro nem nada, apenas não fale que não funciona un produto que vc não testeu, agora si vc testou e não funcionou, te pesso pelo amor de deus pra falar pra nois, agora si testeu e funcionou, fale tambein, agora si não testou, num mete o pau cara, vc num pode falar que não funciona si não testou, muito menos falar que funciona si nunca andou num carro q tem o produto dele.
tem o corsa2.0 ai q é engenheiro, acredito que ele entende un pouquinho né, afinal ele estudou pra isso, vc acha q un eng. iria vir aki falar que o produto funciona si não funciona-se? eu, o gustavo, ricardo, dede, farkatt, west, eulen, entre outros q não lembro agora, estariamos aki falando que funciona si não funciona? usaria ele sendo que poderia comprar outro aparelho com o mesmo dinheiro e que diz fazer o mesmo?
não tenho nada contra vc e tampouco quero brigar com vc, bem pelo contrario(prefiro fazer amizade do que enemigos) si falei algo que vc não gostou te peão desculpas, não falei que seus post são inutel, e tampouco pra q vc não poste mais, bem pelo contrario, peão q poste suas duvidas e ai tentaremos explicar, eu não sei explicar, ja entendi como funciona e não sei explicar.
sobre o cm, eu não tenho o que reclamar, pois todas as vezes que liguei fui bem atendido, até mesmo num sabado de noite, perto das 11horas pra pedir o preso de un meg pra ele, e mesmo assim ele não foi grosso nem nada, apenas tava com uma voz can?ada tudo bem que no geral ele num é muito gentil a todos que ligan, mais apartir do momento que ele te conhece e sabe que vc quer aprender e não encinar ele a turbinar ele te trata bem.
sobre aparencia do meg, coloco aki palabras de un amigo que estarei instalando un meg na mercedes dele este mes ainda.
marcio - clovis, falei com o cm e si vc quicer ele tem o meg pra aumentar a presão do compresor da mercedes.
clovis - então vamos depositar o dinheiro que eu vou querer
marcio - só que vc ja sabe como é né? é igual ao meu
clovis - e dai, igual vai ficar de baixo do painel, vamos regular e esquecer lá
bom, isso que vai ser numa mercedes, onde ja está instalado a ignição plus.
concordo que serie muito mais show si tive-se un display igual aquele da ft mais si pra isso teria q perder a simplicidade de regulagen e a confiabiliade, deixa queto, pois é melhor un feio que funcione do que un bonito q não.
-
uma pergunta talvez un tanto besta mais vai igual.
sobre esse lance de sonda que o piu e o gustavo estão falando.
pra saber exatamente isso, não daria pra colocar no mesmo motor as duas sondas(wide e norow) e regular de maneira que atinja fatos lambda 1 na wide e ver quanto a norow está marcando? alguem ai que tem wide poderia fazer esse teste? talez vc mesmo piu? o que acha? pois ai mataria esse mite de norow não marcar certo, perder precisão a partir de un certo valor e tal, eu me disponharia a fazer, mais num tenho a sonda wide nem grana pra comprar uma
-
tem o corsa2.0 ai q é engenheiro, acredito que ele entende un pouquinho né, afinal ele estudou pra isso, vc acha q un eng. iria vir aki falar que o produto funciona si não funciona-se? eu, o gustavo, ricardo, dede, farkatt, west, eulen, entre outros q não lembro agora, estariamos aki falando que funciona si não funciona? usaria ele sendo que poderia comprar outro aparelho com o mesmo dinheiro e que diz fazer o mesmo?
não tenho nada contra vc e tampouco quero brigar com vc, bem pelo contrario(prefiro fazer amizade do que enemigos) si falei algo que vc não gostou te peão desculpas, não falei que seus post são inutel, e tampouco pra q vc não poste mais, bem pelo contrario, peão q poste suas duvidas e ai tentaremos explicar, eu não sei explicar, ja entendi como funciona e não sei explicar.
filho na boa, vou te dizer uma coisa que fique de exemplo para todos os usuarios nesse forum… num debate... não tenha o minimo pudor de expressar sua opinião... o minimo... portanto, pelo menos no meu caso, eu tenho absoluta certeza que mesmo que role um ahhh não fo de vai tomar no eu vou encarar como eu não concordo mesmo
esquece isso, tira da sua cabeça... e se essa duvida existe aqui é melhor todos pararmos porque acreditem, eu sou um cara experiente em foruns de clubes e mecanica e o preparados com certeza reflete uma elite
aqui é o bicho, aqui o bicho pega aqui tem gente que sabe, faz e inventa um jeito de fazer funcionar... isso aqui é um paraiso e eu não abro mão tenha certeza que nem precisa se retratar ou explicar, se eu não gostar de algo vou te avisar até mesmo por mp se eu achar que vai gerar confusão....
quanto ao meu post, não testei.. mas sei que funciona pelo numero de pessoas que usam o que se discute aqui se for isso é inutil, porque funciona... se o lance foi a forma de funcionamento... bem é meio subjetivo já que o criador não informa (resguardado o direito de segredo industrial).
amigo... tudo é festa não se preocupe, pelo menos comigo em criar inimigos a não ser que vc chame meu carro de manco, lento e coisas assim... ai eu fico puto e só me curo com um chopp gelado...
-
filho na boa, vou te dizer uma coisa que fique de exemplo para todos os usuarios nesse forum… num debate... não tenha o minimo pudor de expressar sua opinião... o minimo... portanto, pelo menos no meu caso, eu tenho absoluta certeza que mesmo que role um ahhh não fo de vai tomar no eu vou encarar como eu não concordo mesmo
esquece isso, tira da sua cabeça... e se essa duvida existe aqui é melhor todos pararmos porque acreditem, eu sou um cara experiente em foruns de clubes e mecanica e o preparados com certeza reflete uma elite
aqui é o bicho, aqui o bicho pega aqui tem gente que sabe, faz e inventa um jeito de fazer funcionar... isso aqui é um paraiso e eu não abro mão tenha certeza que nem precisa se retratar ou explicar, se eu não gostar de algo vou te avisar até mesmo por mp se eu achar que vai gerar confusão....
quanto ao meu post, não testei.. mas sei que funciona pelo numero de pessoas que usam o que se discute aqui se for isso é inutil, porque funciona... se o lance foi a forma de funcionamento... bem é meio subjetivo já que o criador não informa (resguardado o direito de segredo industrial).
amigo... tudo é festa não se preocupe, pelo menos comigo em criar inimigos a não ser que vc chame meu carro de manco, lento e coisas assim... ai eu fico puto e só me curo com um chopp gelado...
[snapback]396442[/snapback]
na boa, mais eu acho q teu carro é manco sim. zuera cara.
mais voltando ao topico,
ja foi explicado o funcionamento do meg, apesar de ser un tanto complicado entender, mais é assim mesmo, não existe sensor escondido na resina, não tem segredo, é como o pessoal explicou. logico que si vc regular pra 0.7bar e meter 1.5bar ele não vai corigir a mistura certinho, pelo menos eu acho, mais si vc variar pouco a presão tipo até uma 400gramas a mais ou a menos ele corrigi.
-
antigamente em competições (circuito) não era permitido usar polia regulável nos motores. o q os caras faziam era afinar a chaveta pra conseguir algum movimento lateral na polia original mesmo, enquadravam, faziam a marcação, tiravam a polia, passavam loctite e depois remontavam
[snapback]392782[/snapback]
ka, ainda fazem isso em alguns motores
-
na boa, mais eu acho q teu carro é manco sim. zuera cara.
mais voltando ao topico,
ja foi explicado o funcionamento do meg, apesar de ser un tanto complicado entender, mais é assim mesmo, não existe sensor escondido na resina, não tem segredo, é como o pessoal explicou. logico que si vc regular pra 0.7bar e meter 1.5bar ele não vai corigir a mistura certinho, pelo menos eu acho, mais si vc variar pouco a presão tipo até uma 400gramas a mais ou a menos ele corrigi.
[snapback]396479[/snapback]
porra foi dificil achar um bar por aqui por perto.. mazzz zuuuuu zuuuuu beiinnnn…
pow cara eu acho que basicamente é a explicação que nosso colega mostrou a uma pagina atrás... ele definil ali o que faz e o que não faz. de boa, pelo preão que ?... não vejo misterio se for aquilo e nem demerito....
-
porra foi dificil achar um bar por aqui por perto.. mazzz zuuuuu zuuuuu beiinnnn…
pow cara eu acho que basicamente é a explicação que nosso colega mostrou a uma pagina atrás... ele definil ali o que faz e o que não faz. de boa, pelo preão que ?... não vejo misterio se for aquilo e nem demerito....
[snapback]396513[/snapback]
mais analizando pelo preço, si vc quer un carro injetado bem feito, qual gerenciador fora o meg usaria? levando en concideração que o meg tá 465r$ sin não me engano o basico e com ele vc concegue un acerto perfeito, conforme falamos nas paginas anteriores.
-
mas é o que eu to falando pelo preão de r$460 reais vc tem uma solução que de acordo com muita gente funciona. ou seja, acho que o maior problema do mag é que não h? nada na faixa de preão dele que possa ser comparado… acho que a unica vacilada tem mais haver com a postura do cesar em relação ao produto...
explico, em vez de aceitar as criticas (que se perderiam na afirmação mas funciona ) de que não leva em conta isso ou aquilo e administrar a situação dizendo que alem de barato é parrudo e resistente e funciona muito bem... não, ele abriu fogo e publicou algumas perolas sobre preparação que foi um prato cheio para os criticos...
só isso.
-
olha gustavo, da mesma forma que você não entende, eu também não consigo visualizar o seu ponto de vista. veja bem, você está dizendo que lambda=1 é 860mv na sonda apenas pq você com essa tensão em wot tá tendo um rendimento melhor do carro. então você assumiu que melhor rendimento=lambda1 certo? só que desde que é unanimemente aceito e documentado o fato que deve-se enriquecer a mistura em wot para que a temp da c?mara não ultrapasse os valores suport?veis pelos materias atualmente utilizados, essa afirmação não tem valor algum. ali?s, ainda não entendi o por que de você assumir que o melhor rendimento é sempre com mistura estequiom?trica. isso não é verdade.
ali?s, pode até ser considerado, se o que estamos avaliando é o rendimento térmico de um motor. ou seja, se estivermos mensurando o quanto de trabalho conseguimos extrair de uma determinada quantia de combustável, é claro que em estequiometria conseguiremos o rendimento máximo.
mas se o que estiver em jogo é o máximo de potência, a partir de um motor de cilindrada conhecida, a maior potência obtida é com mistura um pouco mais rica que o estequiom?trico. isso é fato.
ali?s, mistura calibrada para maior economia, é ligeiramente mais pobre que o estequiom?trico, em torno de lambda=1.05 com esse valor, garantimos que todo o combustável é queimado e o pouco de ar que sobra não é suficiente nem para ocupar espaço na c?mara, nem absorver calor da explosão e perder rendimento térmico. da mesma forma que a situação hipot?tica do motor de navio com 9000 litros de ar e 1 de combustável perder rendimento se enfiarmos a aparente rid?cula quantidde de 2 litros de combustável ao invós de 1. acontece que 1 litro de combustável em forma láquida possui volume ?nfimo, mas 1 litro vaporizado ocupa um volume enorme, além desse excedente tirar espaço na c?mara que deveria ser preenchido com comburente, por ela não queimar, ela absorve calor da queima e consequentemente baixa o rendimento térmico da explosão, fazendo com que a pressão sobre o pistão seja inferior a uma explosão correta .
quanto ao que se lá em revistas, prefiro nem comentar. quando o nível das revistas nacionais estiverem algo perto das importadas de mais de 30 anos de exist?ncia, aí poderemos utilizar os exemplos impressos como vêlidos.
já chega aquela palha?ada dos pistões castos que deu muitas poginas de discussão sem proveito algum, é não ser ficar visável que as revistas nacionais estão apenas engatinhando.
quanto a sua dúvida (ou melhor, pegadinha) sobre o porque da sonda quando em closed loop ficar variando bastante ao invós de estabilizar em 450mv, é claro que você sabe que a faixa de atuação dela é extremamente fechada. pra injeção só importa saber se está rico ou pobre. a ecu trabalha com estequiometria média, ou seja, fica oscilando entre rico e pobre, mas fica aprox. 50% do tempo em cada estado, de forma que na média, o que se tem é estequiometria.
agora me explique o seu ponto de vista pra essa situação….
ou melhor, nem explique nada. tá vendo que esse papo vai ser como outros que tivemos com o pessoal que simpatizava com o cm. posts cheio de quotes e r?plicas, parecendo uma sabatina, um questionando o outro e argumentando que o seu ponto de vista é certo e o outro tá sempre errado que que todas as montadoras estão unidas numa conspiração contra os consumidores...
mas confesso que te achei muito mais equilibrado, pelo menos no quesito etiqueta. se você se libertar dessas correntes que o cm joga em seus disc?pulos, tenho certeza que você ir? longe.
-
quanto ao que se lá em revistas, prefiro nem comentar. quando o nível das revistas nacionais estiverem algo perto das importadas de mais de 30 anos de exist?ncia, aí poderemos utilizar os exemplos impressos como vêlidos.
já chega aquela palha?ada dos pistões castos que deu muitas poginas de discussão sem proveito algum, é não ser ficar visável que as revistas nacionais estão apenas engatinhando.
falando em pistões castos, no site do cm ele condena o uso de pistões forjados. segundo ele, eu posso usar o meg e pistões originais sem problemas.
-
falando em pistões castos, no site do cm ele condena o uso de pistões forjados. segundo ele, eu posso usar o meg e pistões originais sem problemas.
[snapback]396934[/snapback]
o ponto de vista dele (pelo que entendi) ?:
até 1 bar vc não precisa deles, os seus aguentam.
mais que isso, seu câmbio vai pro espaço (se o carro tracionar, pq não adianta vc ter 600 cv, lixar até de 5? que vai tomar nabo de um carro de 200 que tem ch?o ).
não que não precisa deles … depende até onde vc vai na brincadeira