Carter seco.
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opa, espero poder ajudar… achei o link no google
ae tem o esquema dos 3 diferentes sistemas de carter seco que essa razorpeformance ofecere (www.razorperformance.com)
abracos
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bom … a primeira e a segunda figura demonstra um esquema bem interessante ... mas eu gostaria de entender ... como que o óleo não fica retirdo no carter?
por exemplo: no meu motor, tenho um radiador de oleo. a bomba tira o oleo do carter, leva ate o radiador e o oleo volta para o carter. no meio deste sistema ainda tem um filtro comum. o oleo só circula fora, mas fica sempre armazenado no proprio carter.
em um sistema de carter seco, o carter fica realmente seco ou esse nome é algo figurado? se o oleo fica armazenado em um recipiente (mostrado na fig. 1 e 2) ... para que serviria o carter?
outra questão ... se utilizar um esquema desses ... de carter seco ... qtos litros de oleo se usa no motor? o suficiente para encher o carter? o sufuciente para encher o carter e o reservatorio e assim fazer todo esse oleo circular?
existe algum risco neste sistema?
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tipo… eh assim, mostra lah um entrada mas o oleo nao simplesmente entra o carter, dentro do carter tem tubos(de cobre o q eu vi) que jogam oleo direto nos embolos, e em mais partes necessarias...
sei tbm que logo apos jogar oleo a saida jah está puxando ele, dai vem o nome de carter seco... reservatorio serve para armazenar o oleo que nao está dentro das tubulações, funcionando como carter de um sistema normal...
eh o que sei, se tiver algo errado me corrijam por favor..
abra?
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huuummm .. agora as coisas começam a clarear … então quer dizer que dentro do carter ... tem uma tubulação que esguicha o óleo onde precisa e o que sobra deste esguicho já é puxado para fora. com isso não se armazena óleo no carter original.
? isso mesmo que eu entendi?
então a unica coisa que muda ... é que tem que fazer este esquema dos esguichosó pois enviar e retirar o oleo do carter ... as bombas normais ja fazem.
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isso fabio, o oleo fica armazenado fora do motor, com isso ja se tem um pequeno ganho em redução de temperatura, ainda mais se for usar um radiador de oleo. o oleo vai chegar nas partes m?veis atraves de jatos posicionados de forma estratégica, se tornando assim um circuito externo em relação ao original, onde o oleo passa por galerias dentro do bloco, perde pressão e ganha temperatura com essas passagens.
basicamente é isso. o fião tava montando um esquema desses no gol do renato.
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valeu carol
com este sistema de carter seco o óleo deixa de passar pelas galerias do bloco?
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depende do projeto, alguns locais não tem como instalar injetores e nisso vc pode precisar manter o circuito original mesmo q funcionando assim só naquele trecho, mas mantendo a circulação de oleo sendo alimentada pelo novo sistema.
chegou a comentar com o prof. chico sobre isso?
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depende do projeto, alguns locais não tem como instalar injetores e nisso vc pode precisar manter o circuito original mesmo q funcionando assim só naquele trecho, mas mantendo a circulação de oleo sendo alimentada pelo novo sistema.
chegou a comentar com o prof. chico sobre isso?
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negativo … não falei com ele não.
estou comentando isso pq dei um pulo na suspentécnica estes dias e conversei com um pessoal de lá.
eles falaram que motor a ar sem carter seco ou pelo menos tipo um catch tank no carter ... quebra ou começa emitir cheiro de queimado em 2 voltas fortes em interlagos ... se for turbo ... o risco de quebra é maior ainda ...
só que nisso lembrei que daqueles fuscas da divisão 3 ... todos aspirados e virando muito forte no circuito o tempo todo.
ruim o motor não é ... mas precisa de uma adaptação considerável.
não que eu pretenda colocar o carro na pista hoje em dia ... mas quem sabe depois eu tudo estiver certo por aqui
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uma dúvida: não tem risco de eu ter menor pressão de óleo num brinquedinho desses?
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eu tenho uma matéria de um fuka aspro em casa com carter seco e ele tem 80 psi de pressão com o motor frio …
o meu carro com radiador de oleo, bomba schadek e filtro de oleo bate 40psi no maximo
o que eu tenho que ver lá ... é qual bomba o cara esta usando
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se for motor a ar, a bomba eh schadek 4 engrenagens, ela eh para carter seco.
para circulação externa apenas se usa bomba dupla.
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e aquele esquema que pode ser feito para melhorar a lubrifica?ao nos cabeçotes … tu sabe como funciona?
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negativo … não falei com ele não.
estou comentando isso pq dei um pulo na suspentécnica estes dias e conversei com um pessoal de lá.
eles falaram que motor a ar sem carter seco ou pelo menos tipo um catch tank no carter ... quebra ou começa emitir cheiro de queimado em 2 voltas fortes em interlagos ... se for turbo ... o risco de quebra é maior ainda ...
só que nisso lembrei que daqueles fuscas da divisão 3 ... todos aspirados e virando muito forte no circuito o tempo todo.
ruim o motor não é ... mas precisa de uma adaptação considerável.
não que eu pretenda colocar o carro na pista hoje em dia ... mas quem sabe depois eu tudo estiver certo por aqui
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deve ser alguma falha na lubrificação das bronzinas o motivo de ter q parar o carro em 2 voltas. quebrar pistão/biela no seu caso é dificil por seu motor ser forjado.
o q mais eles te falaram fabio?
quem preparava carros (fuscas) de ponta das épocas ?ureas de divisão 3 era o pai do z?. montava motores 1600 q davam bucha em outros 1.800/1.900 de griffe hehehehe
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deve ser alguma falha na lubrificação das bronzinas o motivo de ter q parar o carro em 2 voltas. quebrar pistão/biela no seu caso é dificil por seu motor ser forjado.
o q mais eles te falaram fabio?
quem preparava carros (fuscas) de ponta das épocas ?ureas de divisão 3 era o pai do z?. montava motores 1600 q davam bucha em outros 1.800/1.900 de griffe hehehehe
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pode ser que por ser um carro mais de pista, com mais aceleracao lateral, e com um sistema de lubrificacao arcaico falte oleo mesmo nas curvas.
se servir pra algo.. os porsche 911, desde os primeiros que sairam no comeco da decada de 60(de 67 em diante eu confirmo pq jah vi dois) vieram com sistema de carter seco.
abracos
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deve ser alguma falha na lubrificação das bronzinas o motivo de ter q parar o carro em 2 voltas. quebrar pistão/biela no seu caso é dificil por seu motor ser forjado.
o q mais eles te falaram fabio?
quem preparava carros (fuscas) de ponta das épocas ?ureas de divisão 3 era o pai do z?. montava motores 1600 q davam bucha em outros 1.800/1.900 de griffe hehehehe
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se o pai do z? topasse dar uma olhada e mexer no meu carro eu nao pensaria 2 vezes.
eles falaram que eles correram com um fusca turbo injetado, com tudo de tudo. eu vi esse fuka e realmente … até alavanca scat tinha ... e o carro quebrou ... mas quebrou por vacilo pq deu falta e derreteu tudo.
eles nao abriram muito o jogo não ... só deram essa letra do carter seco ou como eles mesmo falam ... tiver um pocinho para o pescador pegar o óleo em curvas ... que era qdo o bicho pegava por falta de oleo ... e tb que era um motor que super aquecia demais e nao aguentava muito por estes motivos ...
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a lubrificação em motor a ar eh tudo… veja se o virabrequim tb foi trabalhado nos dutos, além de usar tb bronzinas trabalhadas e das antigas, pois as novas são um lixo.. soh servem para andar original.
todos fuscas da oficina usam carter seco, soh o meu que naum, pois eu naum tive $$$ sobrando para fazer o tanque de alumínio com dita a cartilha.
veja se isso eh oque vc qr?
esse motor tah andando com 0.8kg pois tah em fase de amaciamento, e mesmo assim quebrou muitos câmbios do sapinho, pois ele teimava que mesmo sendo um 2.100cc naum podia quebrar o câmbio que ele mandou, soh com 0.8kg (pressão naum eh nada ). sóbado ele finalmente mandou um câmbio descente. talvez esse carro saia em breve em alguma reportagem.
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