Motor v6 odd-fire
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ol?
tá querendo esclarecer uma dúvida sobre motor v6 odd-fire . já pesquisei na internet mas só consegui explicações em ingl?s e por melhor que seja a tradução não ficou ainda claro para mim o que realmente significa. alguém ai sabe pré me explicar é eu agrade?o.
heitor.
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isso acontece pq é digamos assim, defeito crúnico de motor v6.
para se obter o ?ngulo certo entre as bancadas de motores em v, basta dividir 720 / pelo número de cilindros. no caso de um 6 cil. esse valor seria 120?. o que faz com que os pistões atinjam o pms em intervalos regulares de 120?, o chamado even fire. mas isso é problem?tico nos v6 pois com esse arranjo, as bielas não compartilham um ponto em comum, muito menos uma articulção entre bancadas de 90?. não mais oferecendo um único momento de primeira ordem de componentes verticais e horizontais identicas. gerando vibração exacerbada e aspereza de fundionamento.
então, por motivos construtivos, vislumbrou-se utilizar um motor v8 com dois cilindros a menos, mantendo o ?ngulo entre bancadas (correto para v8, errado para v6) de 90 graus. fazendo com que os pistões chegassem aos pms em intervalos irregulares de 90/150/90/150 aos invós do que se desejaria 120/120/120, resultando no mais not?rio caso de motor odd fire.
o motor é atribulado apenas por momentos, gerados em parte pelas 2 bielas adjacentes que por estarem em cilindros opostos a 90 graus produzem apenas um unico momento de magnitude fixa (componentes horizontais e verticais iguais) sendo que os de primeira ordem são completamente balance?veis com o uso de contrapesos sim?tricos e diametralmente opostos no eixo. contudo sobra um momento de segunda ordem que atribula o motor tendo a mesma como atuação a tendencia de levar a frente do motor para a direita e a traseira para esquerda, movimento composto exclusivamente no plano horizontal (neste plano está contido o eixo de manivelas) sendo que h? uma altern?ncia dupla do sentido deste momento de segunda ordem a cada rotação do eixo. somente pode ser compensada com o uso de 2 eixos contrarotativos, que devem girar com o dobro da velocidade do eixo, sendo que esses 2 eixos devem obrigatéiramente estar contidos no plano vertical que contenha a linha de eixo do vira e os 2 eixos devem ser equidistantes do eixo de manivelas. um arranjo praticamente impossivel de se fazer por questáes de espaço. mas o que mais incomoda não é o momento de segunda ordem, mas a sequência de ignição odd-fire. o ronco do motor fica desagradável, além do que a sequência 90/150/90/150 cria uma harmúnica que causa muito stress torsional no eixo de manivelas. um damper é requisito obrigatério. o melhor exemplar desses motores é o buick v6 dos anos 60 e os gm vortec v6 das blazer.
vale lembrar que as bielas dos v8 e v6 odd fire não tem as bronzinas centradas nas mesmas, o raio de concordancia no lado externo das bielas é muito maior que o do lado que faceia a outra biela. no even fire, ambos raios são iguais e muito menores. as bielas dos odd fire são postas muito proximas a linha de centro dos cilindros como nos demais v8, semprese tolerando alguma folga para as tolerancias de usinagem.
e é isso, resumidamente falando, é uma ordem de ignição não sim?trica.
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http://home.off-road.com/~merls_garage/oddfire.html
em ingl?s, mas dá pra ter uma ideia…..
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streit, acontece tb com v10?
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acontece, mas um pouco menos.
da mesma forma que fizeram o v6 para ter um v8 um pouco menor, fizeram o v10 para ter um v8 um pouco maior.
normalmente os v10 tb repetem o ?ngulo m?gico de 90 graus entre bancadas consagrado pelos v8. o desejável angulo de 90 promove uma série de 5 momentos ao longo do eixo. a sequencia de ignição é odd fire, sendo os intervalos: 90/54/90/54, contra os 72/72 even desejáveis.
assim, o comportamente do motor tb sofre dos mesmos males do v6, sendo os momentos de primeira ordem completamente anulável pela pratica de colocar 2
contarpesos sim?tricos e diamentralmente opostos nos extremos do virabrequim. mas o de segunda não é facilmente anulável sem o auxilio de eixos contrarotativos. pela menor defasagem quando comprarado a um v6 odd fire, as harmonicas geradas são menores, apesar de existirem e dependendo do tamanho do motor serem até percept?veis.
? um motor menos pior que um v6, mas ainda não é um v8 ou v12.