Duvidas sobre turbo
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bom apesar de ser mecânico, nunca mexi com carros turbo preparados e nunca mexi nem em turbina original, so carros aspirados mesmo em geral com i.e…
mas eu tenho um motor ap carburado com tldz. sei que o 2.e. mas pelo pouco que sei dizem q diferença mesmo so quando prepara pra aspirado. bom ainda não sei se é verdade mas é oque fiquei sabendo sobre o assunto.
e já que tenho um motor ap eu quero ir preparando ele... eu já consegui realizar meu primeiro projeto e revisei o motor. um ap600 gasolina original. troquei os pistões por um kit original metal leve, mandei vira e bielas e bloco pra retifica dar polimento e brunimento pois não precisou aumentar a medidas. troquei o velho e empenado mini progressivo por um tldz em bom estado. depois de muito custo consegui ajustar ele pro original e regula-lo. agora ela esta como original com seus melhores consumos com o pé leve em 10 na cidade e 14 na estrada.
mas como todo dono de ap. a preparação do motor é quase uma tradição... entao eu gostaria de um projeto simples, se possível sem precisar abrir esse motor de novo pra trocar pistões, bielas essas coisas...
entao se pude-se ter um carro mais esportivo sem fritar os pistões e entortar as bielas sem ter q forjar nada. eu gostaria de um turbo pro motor responder bem rápido e pensei tb em usar nos pra ter um boost extra ou talvez alguma espécie de boost no turbo pra mudar a pressão detrabalho pra não ter um grande aumento no consumo o tempo todo e puder usar isso mais quando for conveniente...
derrepente alguém pode dar uma ideia de quanta pressão se pode usar no turbo pra isso. e quem tem mais experiência dizer oq o motor aguenta melhor... pensei no comando 49g q é muito famoso mas não seis e seria um bom investimento.
e o consumo dos carros como fica?
´penso se seria melhor isolar a bomba mecânica e instalar uma bomba elétrica externa? quais as dicas do pessoal? e o escapamento faz diferença pro turbo? como ficam os respiros de óleo? e pra legalizar? como faz com a controlar pra quem quer fazer tudo dentro da lei? e pra legalizar?
duvidas mecanicas:
e todas essas valvulas é precisa de tudo isso? todo turbo preparado espirra? pq ´precisa espirrar? tem como ficar igual turbo original q nao espirra?
qual a diferença enjtre prioridade, westgate e alivio? precisa de todasó onde vao montadas?
queria um turbo pulsativo por saber q o fluxo de gases é melhor tem alguma turbina de pequeno porte assim?
qual a diferença de uma apl pra um t2, t3, t4?
como fica os gicles do carburador? originaisó e algum fornecimento de gasolina paralelo é feito? como fica o ponto de igniçao?
sera q dap ra brincar em algum circuito de arrancadas assim?
se me prolonguei ou repeti alguma coisa de outro topico peço desculpas naotive tempo de explorar bem o site ainda.
obrigado pelo apoio dos users do forum desde ja. e agradeço ao forum pelo espaço.
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muitas perguntas^^
valvulas, todas desempenham tarefas semelhantes (controlar a pressão) alivio: valvula que libera o excesso de pressão na admissão, quando se tira o pé(fecha a borboleta)montada antes da borboleta e depois da turbina.
westgate: válvula que controla a pressão no coletor de escape desviando o fluxo de gases para o escapamento antes dele passar pela turbina. ( normalmente embutida em algumas turbinas)
alivio: igual a westgate, mas não fica embutida na turbina e sim no coletor de escape.
nem todo turbo espirra, existem válvulas que desviam o fluxo dos gase por uma mangueira e redireciona para onde vc quizer evitando o barulho de espirro.
apl t2 t3 t4 é o formato da caixa quente da turbina e sua respectiva saida, t2 é uma saida pequena e t3 e t4 maiores mudando, algumas presas com parafusos outras com braçadeiras, etc.
em carros carburado o ajuste do carburador deve ser refeito, com novos gicles para um volume maior de combustível, ou adição de outra linha de combustivel com bicos injetores auxiliares e bomba elétrica de combustível.
o ponto deve ser alterado de acordo com a pressão utilizada para evitar detonação(batida de pino)e por consequência melhorar o aproveitamento da queima do combustivel.
se falei besteira me corrijam valew.
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o cara aew em cima ja falou pra ticamente tudo…kakaka...ref. o que vc disse roda com pouca pressão inicial tipo 0,8 kg, e coloca um booster para uma 2ª pressão maior 1,2 1,5 kg (só para casos extremos), para confiar no motor mais mesmo assim vai de vagar pra não quebrar, eu ja rodei com pressão alta em miolo original cada acelerada é um medo de quebra...kakaka
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legal a colaboraçao dos amigos do forum. outra coisa q me surgiu. como ajustar o carburador para a turbina? em quais gicles trabalhar? nos de combustivel apenasó ou precisa mexer em todosó a injetora precisa ser de maior vazao tb? precisa trocar os tubos misturadores tb? como fica o 2º estagio a vacuo? sob pressao ele abre tb? na verdade eu queria trabalhar com pouca pressao pra nao forçar o motor no uso normal. e podere ligar um boost para quando quiser acelerar mais. alguem sabe como funciona o mecanismo do boost de pressao?
ah as turbinas tem nomenclaturas como .50.72 ja sei q sao os tamanhos das carcaças mas exatamente querem dizer oq? e como escolher o turbo baseado nisso?
ah q lubrificante usar nos motores turbo?
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comessa com uma apl (42x48) (.42 tamanho da caixa fria, .48 tamanho da caixa quente), pouca pressão até 1,0 kg sem dor de cabeça.
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o boost normalmente é uma tornerinha instalada juntamente a valvula, que regula a pressão da turbina mais um solenoide pra facilitar.
como funciona: a pressão no coletor de admissão manten a valvula do coletor de escape fechada enviando todo o gas gerado pelo motor para a turbina, quando a pressão existente no coletor, ultrapassa a carga da mola da valvula, ela acaba se abrindo, desviando parte dos gases gerados pelo motor direto para o escapamento, aliviando a pressão e mantendo uma constante na turbina. o boost é um acessorio que mantem a valvula do coletor fechada, mesmo apos essa pressão ultrapassar a carga da mola, e somente deixa a valvula abrir quando a pressão atingir um segundo patamar regulado pela tornerinha instalada na valvula de escape, pode-se usar um solenoide eletrico para ativar e desativar essas segunda pressão.
referente ao tamanho da turbina voce deve escolher a turbina que melhor se adequada a algumas caracteristicas. primeiro: qual o tamanho do motor, potencia desejada, faixa de giro (rpm) mais usada e regime de trabalho, rua, pista, misto.
uma turbina maior, demora mais para enxer (turbo lag) se o motor for pequeno, logo ela so vai render em altas rpm e por uma menor faixa de rpm.
uma turbina menor, enxe mais rapido, mas não consegue gerar muita pressão em altas rpm, e ainda pode ocorre da turbina sofrer over speed e estourar.
voce precisa definir as carasteristicas do seu carro para definir a turbina.
uma turbina media como a apl pode ser boa para uso diario, em motores 1.6, 1.8 e 2.0 com pressão maxima de 1.0 bar.
se pretende usar pressão acima disso recomendo uma 50.48. para motores 1.8 e 2.0
intercooler é uma boa pedida tambem pois melhora o desempenho e evita detonação no motor, fora que voce consegue um desempenho igual com menor pressão.
exemplo: sem intercooler 1.0 bar de pressão gera 200 hp, com intercooler 1.0 bar gera 220 hp logo, voce poderia usar intercooler e pressão de 0.8 para ter os mesmos 200 hp.
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westgate e alivio são a mesma coisa: ficam ou na turbina ou no coletor de escapamento.
blow-off e prioridade também: liberar o ar que ficou na pressurização para a atmosfera (espirro) ou para algum lugar como a caixa de filtro (sem espirro).
o dimensionamento da turbina vai depender do seu projeto, assim como a escolha da westgate e da blow-off. cada modelo tem uma aplicação. valvulas com molas muito rígidas não abrem com pouco fluxo de ar, válvulas com molas finas e fracas não permitem regular a pressão com grandes fluxos. tudo depende do projeto.