Dosador, como regular essa torneira moderninha ?
-
seu carro sendo aspirado, só se regula a pressão constante ali pelo parafuso maior.
qdo vc aperta ele, vc esta fechando cada vez mas o retorno do combustivel pro tanque, e com isso, mantendo mais pressão nos bicos.
vc esta usando um hp/hpi? o parafuso menor é só pra regular a pressão final (de combustivel) qdo o motor é turbo.
pra regular certinho te recomendo usar um manometro de combustivel pra te auxiliar. se os bicos são originais, deixe a pressão do sistema de acordo com o original do carro. se os bicos são maiores e o carro é chipado, as vzs é preciso baixar um pouco a pressão na linha. ai vc deixa de lado o original e tem q partir pra testes, regulando, andando, acelerando e sentindo as respostas do motor de acordo com q vc vai mudando a regulagem.
-
valeu ka, de fato… o parafuso menor eu fechei todo e abri todo e não fez aparentemente a minima diferença. eu tenho manometro de pressão no carro... atualmente ele esta com bicos de vazão maior sim, pra ser exato de 1,8 para 2,1 de vaz?o.
ou seja, no caso do carro aspro, eu não tenho como limitar a pressão final? tipo, quando eu piso ele larga a pressão digamos em 3 ... ai mantendo o po na mesma altura ele vai descendo... que regulagem é essa? ou isso é do proprio hpo
sacou?
-
complementando, se não houver mudança no vacuo enquanto voce estiver em wot, a pressão deve se estabilizar. se houver aumento do vêcuo então essa diferença é sentida no manometro de combustável tambem. levando em conta que o dosador tenha tomada de vêcuo.
-
hummmm… não esta conseguindo manter? pow deixa eu explicar direito.. o meu pelo que vi é o hpi que tem o parafuso para pressão final . existe o hp que só tem o parafuso maior... se eu retirar o tubo que vai pro meu coletor, e meter um parafuso, sei lá.. a pressão não muda... ela não sobe e fica parada aonde regulei a inicial ...
se eu conecto no meu coletor... a impressão que dá é que a medida que o vacuo aumenta a pressão do combustivel sobe... a medida que o vacuo vai diminuindo... ela vai descendo a pressão do combustivel...
se eu meter o po no fundo bonito... a pressão sobe e fica lá no talo mas isso varia na marcha que eu estou e outros fatores.. por isso que eu to achando estranho que o meu dosador seja somente um registro de pressão... ele com certeza trata o vacuo ... eu sei que ele veio com o conector da mangueira que vai para o coletor do outro lado....
ai tivemos que trocar ele de lado... e tampar o furo que ele estava originalmente, o carro era turbo.
espero que isso dá uma ideia melhor das coisas.
-
complementando, se não houver mudança no vacuo enquanto voce estiver em wot, a pressão deve se estabilizar. se houver aumento do vêcuo então essa diferença é sentida no manometro de combustável tambem. levando em conta que o dosador tenha tomada de vêcuo.
[snapback]395863[/snapback]
isso
isso ai.. estamos começando a nos entender
de fato a pressão muda e a mistura acompanha de acordo com a regulagem (no hallmeter). a pergunta ?.. existe alguma tecnica para se regular isso? tipo, primeiro regulo a inicial… depois a final? como? como funciona o parafuso da progressiva ? é ele que controla o vacuo que vai pro hpi?
-
o dosador hpi não vai adiantar muito no seu carro aspirado. vc só conseguir? regular a pressão no parafuso grande, como vc mesmo percebeu.
-
o dosador hpi não vai adiantar muito no seu carro aspirado. vc só conseguir? regular a pressão no parafuso grande, como vc mesmo percebeu.
[snapback]395876[/snapback]
na social…
então pra que serve essa porra? huahuhauhau... tipo assim... pra que serve isso? só pra ter um ajuste tosco de grosseiro da pressão de trabalho da bomba? pow, que isso... deve ter algum uso sim, já que ele é sensivel ao vacuo... se não.. era melhor pegar aquelas torneiras de piscina e instalar no retorno, que nem vi por aqui um dia desses...
-
em motor aspirado, a pressão na linha deve ser constante. uma coisa que até agora ninguem soube explicar ?: pq os dosadores originais dos injetados mais antigos tem aquela tomada da vacuo, ja q dessa forma qto mais vacuo (aceleração rápida), mais o retorno abre e a pressão cai? deveria ser ao contrario. até hj não entendi essa l?gica .
a vantagem de um dosador regulável é vc justamente poder regular a pressão na linha de acordo com sua necessidade. meu pug tinha um dosador modelo original, mas com parafuso de regulagem. a pressão mínima era de 2,7 bar e permitia fechar todo o retorno se fosse preciso, mas sabem, isso força demais a bomba. ai os bicos do carro abriram o bico e nisso foram colocados bicos trabalhados, ai os 2,7 bar deixaram a mistura um pouco gorda (o carro é chipado e roda com alcool) exigindo um outro dosador tipo hp pra baixar um pouquinho a pressão e resolver o problema.
-
em motor aspirado, a pressão na linha deve ser constante. uma coisa que até agora ninguem soube explicar ?: pq os dosadores originais dos injetados mais antigos tem aquela tomada da vacuo, ja q dessa forma qto mais vacuo (aceleração rápida), mais o retorno abre e a pressão cai? deveria ser ao contrario. até hj não entendi essa l?gica .
a vantagem de um dosador regulável é vc justamente poder regular a pressão na linha de acordo com sua necessidade. meu pug tinha um dosador modelo original, mas com parafuso de regulagem. a pressão mínima era de 2,7 bar e permitia fechar todo o retorno se fosse preciso, mas sabem, isso força demais a bomba. ai os bicos do carro abriram o bico e nisso foram colocados bicos trabalhados, ai os 2,7 bar deixaram a mistura um pouco gorda (o carro é chipado e roda com alcool) exigindo um outro dosador tipo hp pra baixar um pouquinho a pressão e resolver o problema.
[snapback]395935[/snapback]
ka, e o diferencial de presão entre lenta e aceleração? tipo o mi si ficar na lenta ou mesmo com acelerador pisado mais sem carga a presão baixa pra 2bar e pisando vai pra 3bar, no hp dá pra fazer isso tambein? pois ele só tem a regulagen principal, como vou determinar essa disminuida na presão? no caso do hpi apenas tenho q regular os 3bar sem a mangueira de vacuo e dai ligar ela e regular até baixar pros 2bar, mais no hp num sei como fazer isso, ou num é algo necessario? acredito que seja pois senão a fabrica não faria n
-
[snapback]395935[/snapback]
eu acho q seja por que nesses carros a linha de comb trabalhe com pressão diferencial…assim, já q h? uma pequena variação na pressão (vócuo) h? a necessidade de variar a pressão de comb tb...
no focus do user ronin, aqui do fórum, qdo instalamos o man?metro de pressão de comb no carro dele, a pressão variava de 3,2 a 3,8 bar e, segundo ele, estava dentro do normal declarado pela ford...o motor estava tendo um comportamento estranho e uma das suspeitas era a pressão/vazão de comb que estava ruim....a pressão a gente constatou q não era...se tivesse um vacu?metro instalado no coletor dele ia ser o ideal...a gente ia ver como variava a pressão de acordo com o vêcuo no coletor...
-
na social…
então pra que serve essa porra? huahuhauhau... tipo assim... pra que serve isso? só pra ter um ajuste tosco de grosseiro da pressão de trabalho da bomba? pow, que isso... deve ter algum uso sim, já que ele é sensivel ao vacuo... se não.. era melhor pegar aquelas torneiras de piscina e instalar no retorno, que nem vi por aqui um dia desses...
[snapback]395922[/snapback]
em aspirados, como a carol falou, voce deve ter uma pressão de combustável constante. portanto um hp com tomada de vêcuo já esta de bom tamanho, pois vai poder regular a pressão de combustável constante e terá o diferencial criado pelo vêcuo.
essa regulagem na tomada de pressão/vócuo no hpi serve para que, ao turbo fazer pressão, o hpi parta para a regulagem de alta mais suavemente, ficando melhor a intermediaria.
no seu caso, se vc fechar um pouco a tomada de vêcuo, a pressão de combustável vai demorar mais para responder as mudanças que ocorrem com o vêcuo.
isso é o que eu entendo e ja vi. se alguem tiver alguma complementação ou correção fique a vontade, eu quero aprender tambem.
-
ka, e o diferencial de presão entre lenta e aceleração? tipo o mi si ficar na lenta ou mesmo com acelerador pisado mais sem carga a presão baixa pra 2bar e pisando vai pra 3bar, no hp dá pra fazer isso tambein? pois ele só tem a regulagen principal, como vou determinar essa disminuida na presão? no caso do hpi apenas tenho q regular os 3bar sem a mangueira de vacuo e dai ligar ela e regular até baixar pros 2bar, mais no hp num sei como fazer isso, ou num é algo necessario? acredito que seja pois senão a fabrica não faria né?
[snapback]395943[/snapback]
eu acho q seja por que nesses carros a linha de comb trabalhe com pressão diferencial…assim, já q h? uma pequena variação na pressão (vócuo) h? a necessidade de variar a pressão de comb tb...
no focus do user ronin, aqui do fórum, qdo instalamos o man?metro de pressão de comb no carro dele, a pressão variava de 3,2 a 3,8 bar e, segundo ele, estava dentro do normal declarado pela ford...o motor estava tendo um comportamento estranho e uma das suspeitas era a pressão/vazão de comb que estava ruim....a pressão a gente constatou q não era...se tivesse um vacu?metro instalado no coletor dele ia ser o ideal...a gente ia ver como variava a pressão de acordo com o vêcuo no coletor...
[snapback]395956[/snapback]
entaum, nos injetados q vi sendo feita medição de pressão (inclusive no pug) ficava 2,5 na lenta e caia pra 2,2 qdo acelerava rapido e logo voltava pra 2,5 e se mantinha até o final de giro.
ah marcio, num hp a queda de pressão (se vc ainda querer usar ela) até pode rolar desde que o vacuo gerado seja mais forte do q a pressão da mola interna do dosador.
-
entaum, nos injetados q vi sendo feita medição de pressão (inclusive no pug) ficava 2,5 na lenta e caia pra 2,2 qdo acelerava rapido e logo voltava pra 2,5 e se mantinha até o final de giro.
[snapback]395974[/snapback]
muito estranho, pois ao pisar no acelerador o vêcuo quase que zera (depende da borboleta, filtro, etc.), e a pressão do combustivel na linha deveria imediatamente passar para os 2,5. talvez a mola do dosador não conseguisse acompanhar rapidamente as mudanças.
-
muito estranho, pois ao pisar no acelerador o vêcuo quase que zera (depende da borboleta, filtro, etc.), e a pressão do combustivel na linha deveria imediatamente passar para os 2,5. talvez a mola do dosador não conseguisse acompanhar rapidamente as mudanças.
[snapback]395978[/snapback]
tipo, a rotação esta estabilizada na lenta, ai vc acelera de uma vez e a pressão cai e volta rapidinho.
se fzr pressão no dosador (como o turbo), o retorno vai fechando e fazendo a pressão subir, mas o motor é aspirado e não existe pressão positiva pra dentro do dosador, então não é pra ter como a pressão subir ao se fzr mais vacuo, a lágica é a pressão cair por causa da sucção da membrana e abrindo um pouco mais o retorno.
muito ?kztr?nio isso tudo mesmo.
-
pelo que eu sei:
-
a pressão de combustivel é constante nos carros monoponto e no sistema sem retorno onde o regulador de pressão fica dentro do tanque.
-
no carros que possuem regulador na flauta a pressão de combustivel é menor com borboleta fechada e maior com ela aberta isso pelo simples fato da pressão atmosferica exercer pressão sobre a mola do regulador de pressão fazendo aumentar a pressão quando a borboleta esta aberta
-
-
o regulador de pressão usa o mesmo principio do hidrovacuo
pense no seu po sobre o pedal do freio como se fosse o combustivel querendo passar pelo regulador, com a mangueira de vacuo ligada fica mais facil pisar no pedal certo(vc não prescisa fazer tanta pressão no pedal) e sem a ação do hidrovacuo( sem vacuo do coletor de admissão) o pedal é mt mais duro para pisar, vc aumenta a pressão no pedal para conseguir freiar.
isso é o que acontece no regulador de pressão
obs: não sou mt bom para explicar esse tipo de coisa, entendo mt bem como funciona na pratica, mas explicar é outra história
-
- no carros que possuem regulador na flauta a pressão de combustivel é menor com borboleta fechada e maior com ela aberta isso pelo simples fato da pressão atmosferica exercer pressão sobre a mola do regulador de pressão fazendo aumentar a pressão quando a borboleta esta aberta
[snapback]396005[/snapback]
? bem isso mesmo…
o vêcuo no coletor de admissão é maior na marcha-lenta do q em wot
como esse vêcuo é maior, a membrana é puxada, abrindo mais o retorno e a pressão de comb cai...
? medida q se abre a borboleta o vêcuo diminui e a membrana do regulador original é puxada com menos força, ou seja, o retorno é fechado aos poucos e a pressão volta a subir...
essa variação é pequena, mas rola (pelo menos é pra rolar) na linha de comb original...
me estranhou o fato do hpi não ser sensável a essa diferença de vêcuo no coletor...eu achava q rolava alguma variação