Dosador, como regular essa torneira moderninha ?
-
muito estranho, pois ao pisar no acelerador o vêcuo quase que zera (depende da borboleta, filtro, etc.), e a pressão do combustivel na linha deveria imediatamente passar para os 2,5. talvez a mola do dosador não conseguisse acompanhar rapidamente as mudanças.
[snapback]395978[/snapback]
tipo, a rotação esta estabilizada na lenta, ai vc acelera de uma vez e a pressão cai e volta rapidinho.
se fzr pressão no dosador (como o turbo), o retorno vai fechando e fazendo a pressão subir, mas o motor é aspirado e não existe pressão positiva pra dentro do dosador, então não é pra ter como a pressão subir ao se fzr mais vacuo, a lágica é a pressão cair por causa da sucção da membrana e abrindo um pouco mais o retorno.
muito ?kztr?nio isso tudo mesmo.
-
pelo que eu sei:
-
a pressão de combustivel é constante nos carros monoponto e no sistema sem retorno onde o regulador de pressão fica dentro do tanque.
-
no carros que possuem regulador na flauta a pressão de combustivel é menor com borboleta fechada e maior com ela aberta isso pelo simples fato da pressão atmosferica exercer pressão sobre a mola do regulador de pressão fazendo aumentar a pressão quando a borboleta esta aberta
-
-
o regulador de pressão usa o mesmo principio do hidrovacuo
pense no seu po sobre o pedal do freio como se fosse o combustivel querendo passar pelo regulador, com a mangueira de vacuo ligada fica mais facil pisar no pedal certo(vc não prescisa fazer tanta pressão no pedal) e sem a ação do hidrovacuo( sem vacuo do coletor de admissão) o pedal é mt mais duro para pisar, vc aumenta a pressão no pedal para conseguir freiar.
isso é o que acontece no regulador de pressão
obs: não sou mt bom para explicar esse tipo de coisa, entendo mt bem como funciona na pratica, mas explicar é outra história
-
- no carros que possuem regulador na flauta a pressão de combustivel é menor com borboleta fechada e maior com ela aberta isso pelo simples fato da pressão atmosferica exercer pressão sobre a mola do regulador de pressão fazendo aumentar a pressão quando a borboleta esta aberta
[snapback]396005[/snapback]
? bem isso mesmo…
o vêcuo no coletor de admissão é maior na marcha-lenta do q em wot
como esse vêcuo é maior, a membrana é puxada, abrindo mais o retorno e a pressão de comb cai...
? medida q se abre a borboleta o vêcuo diminui e a membrana do regulador original é puxada com menos força, ou seja, o retorno é fechado aos poucos e a pressão volta a subir...
essa variação é pequena, mas rola (pelo menos é pra rolar) na linha de comb original...
me estranhou o fato do hpi não ser sensável a essa diferença de vêcuo no coletor...eu achava q rolava alguma variação
-
como é correto ligar o dosador…
o meu ta ligado na mufla …note que o que ta assinalado é o vacuo pra his e vem um da mufla que vai direto para o dosador pequeno ...que venho no kit.....que acho que ele ta com problema pq a minha pressão cai em wot.
bomba é feita .....bem feita ja testada e retestada.
-
? bem isso mesmo…
o vêcuo no coletor de admissão é maior na marcha-lenta do q em wot
como esse vêcuo é maior, a membrana é puxada, abrindo mais o retorno e a pressão de comb cai...
? medida q se abre a borboleta o vêcuo diminui e a membrana do regulador original é puxada com menos força, ou seja, o retorno é fechado aos poucos e a pressão volta a subir...
essa variação é pequena, mas rola (pelo menos é pra rolar) na linha de comb original...
me estranhou o fato do hpi não ser sensável a essa diferença de vêcuo no coletor...eu achava q rolava alguma variação
[snapback]396034[/snapback]
no hpi é a mesma coisa pelo menos no que eu uso é assim :
com o carro em marcha lenta fica em 3 bar normal
borboleta aberta fica com cerca de 6 bar mas da pra aumentar ate uns 8 bar sem mudar a pressão inicial de 3 bar o parafuso allen principal é mt sensivel qualquer giro da uma diferença danada por isso indico uso de medidor de vazão e pressão para acertar isso
na primeira vez que fui acertar estraguei o regulador original do carro motivo na lenta estava com uns 4 bar a com borboleta aberta dava 12 bar imagina o original é projetado para apenas 3 bar na media
outra coisa que eu acho importante é que quando vc aumenta a pressão diminui a vazão de combustivel de nada adianta dizer bah o meu da 8 bar na linha e a vaz?o???quanto da? as vezes ela cai pra zero ai não adianta
-
no hpi é a mesma coisa pelo menos no que eu uso é assim :
com o carro em marcha lenta fica em 3 bar normal
borboleta aberta fica com cerca de 6 bar mas da pra aumentar ate uns 8 bar sem mudar a pressão inicial de 3 bar o parafuso allen principal é mt sensivel qualquer giro da uma diferença danada por isso indico uso de medidor de vazão e pressão para acertar isso
na primeira vez que fui acertar estraguei o regulador original do carro motivo na lenta estava com uns 4 bar a com borboleta aberta dava 12 bar imagina o original é projetado para apenas 3 bar na media
outra coisa que eu acho importante é que quando vc aumenta a pressão diminui a vazão de combustivel de nada adianta dizer bah o meu da 8 bar na linha e a vaz?o???quanto da? as vezes ela cai pra zero ai não adianta
[snapback]396081[/snapback]
seu carro é turbo?
-
não é não
mas imagino que num turbo funcione da mesma maneira
-
ops imagino não funciona da mesma forma
-
tipo, a rotação esta estabilizada na lenta, ai vc acelera de uma vez e a pressão cai e volta rapidinho.
se fzr pressão no dosador (como o turbo), o retorno vai fechando e fazendo a pressão subir, mas o motor é aspirado e não existe pressão positiva pra dentro do dosador, então não é pra ter como a pressão subir ao se fzr mais vacuo, a lágica é a pressão cair por causa da sucção da membrana e abrindo um pouco mais o retorno.
muito ?kztr?nio isso tudo mesmo.
vc precisa explicar isso rapidamente aqui pro meu dosador… eu sei que o carro é forte.. mas isso é ridiculo... porque... simplesmente é isso que ele faz... lenta, 1 bar (isso mesmo, mistura ok, vai ver é por causa dos bicos retrabalhados) e quando eu piso vai a 3,7 bar de pressão....
então é assim... eu piso e mantenho o po... ele parte voado de 1,0 bar para 3,7 bar.. mantenho o po e aceleração, sem mover.... ele vai baixando... até um certo ponto. bolou? mais um dado... eu não fui preciso ao dizer até aonde baixa porque muda tipo assim... dependendo do regime do motor... a pressão minima na aceleração varia...
uma pergunta... o parafuso pequeno com uma mola que fica no hpi... qual o nome certo dele? é progressiva mesmo? e como ele funciona na pratica? fechado faz o que e aberto faz o que?
-
então é assim… eu piso e mantenho o po... ele parte voado de 1,0 bar para 3,7 bar.. mantenho o po e aceleração, sem mover…. ele vai baixando... até um certo ponto. bolou? mais um dado… eu não fui preciso ao dizer até aonde baixa porque muda tipo assim... dependendo do regime do motor... a pressão minima na aceleração varia...
[snapback]396314[/snapback]
isso acontece pois o vêcuo aumenta ao andar com o po na mesma posição e o carro for ganhando velocidade. se manter velocidade com meia carga, é gerado um certo vêcuo mas ele se mantem. eu acompanhava isso no vacuometro quando tinha saveiro.
-
bom, o fato dos carros tipo ap mi baixar a presão na lenta pelo que me explicarom, un motor aspirado com borboleta aberta tem 1bar de presão(varia de acordo a altitude do mar e tal, ou seja, presão atmosferica) e ao fechar a borboleta o motor ja não tem mais esse 1bar que tinha antes, ele cai pra zero(vacuo dentor do coletor, pois não tem a presão atmosferica) e ai a presão é baixada para manter a mesma presão no bico, com borboleta aberta tem 1bar dentro do coletor e mais 3bar de combustivel nos bicos si vc restar sobra 2bar en cima do bico, pois é 3bar de comb menos 1bar de presão dentro do coletor, agora ao soltar o acelerador a presão cai pra zero e então o bico ja não precisa injetar nos 1bar de presão o q facilita a injeção de combustivel ai o regulador baixa a presão pra 2bar q é a presão de trabalho do bico, na realidade un bico mi não trabalha com 3 bar e sim 2bar apesar do regulador mandar 3bar quando tá pisando.
eu não sei explicar bem, mais é assim que funciona.
agora sobre o dosador, pelo que sei, o hpi funciona assim, vc regula a presão de trabalho dele sem o vacuo, ou seja a presão q ele tem q manter quando vc pisar no acelerador mais sem presão de turbo, ai vc liga o vacuo e regula o parafuzinho da progressiva até baixar pros 2bar ai ele fica como original, e ao meter presão pela logica ele deve subir conforme a presão de turbo ou seja, lenta vai ficar en 2bar pisou vai pra 3bar e si teu turbo estiver comprimindo 1bar ele vai pra 4bar. só que agora num sei como fazer pra ir alem dos 4bar, tipo, si for um carro bom bicos abertos e presão alta pra alimentar, pois num sei como regularia a lenta e a alta, acho q teria q encontrar um meio termo.
-
como é correto ligar o dosador…
o meu ta ligado na mufla …note que o que ta assinalado é o vacuo pra his e vem um da mufla que vai direto para o dosador pequeno ...que venho no kit.....que acho que ele ta com problema pq a minha pressão cai em wot.
bomba é feita .....bem feita ja testada e retestada.
[snapback]396053[/snapback]
alguém tem alguma dica o pq a minha pressão cai …o meu dosador ta ligado na mufla.....? correto ligar o dosador na mufla.. sim ou naum.
-
pow cara na boa.. vc avaba de me dar um knowhow foda do que fazer e nem deve ter se dado conta disso…
eu nunca fiz esse procedimento
de desligar o vacuo e fazer a regulagem da maxima e depois... ligar o vacuo e ir regulando a progressiva as coisas começam a fazer muito sentido
-
vc precisa explicar isso rapidamente aqui pro meu dosador… eu sei que o carro é forte.. mas isso é ridiculo... porque... simplesmente é isso que ele faz... lenta, 1 bar (isso mesmo, mistura ok, vai ver é por causa dos bicos retrabalhados) e quando eu piso vai a 3,7 bar de pressão....
então é assim... eu piso e mantenho o po... ele parte voado de 1,0 bar para 3,7 bar.. mantenho o po e aceleração, sem mover.... ele vai baixando... até um certo ponto. bolou? mais um dado... eu não fui preciso ao dizer até aonde baixa porque muda tipo assim... dependendo do regime do motor... a pressão minima na aceleração varia...
uma pergunta... o parafuso pequeno com uma mola que fica no hpi... qual o nome certo dele? é progressiva mesmo? e como ele funciona na pratica? fechado faz o que e aberto faz o que?
[snapback]396314[/snapback]
o parafuso pequeno é conhecido como o de regulagem de alta. o termo progressiva eu nunca escutei.
qto a pressão subir de 1 pra 3,7, cara é outra coisa q em mais de 16 anos ao lado de mecanica e preparação eu nunca vi e nem escutei falar.
alguém tem alguma dica o pq a minha pressão cai …o meu dosador ta ligado na mufla.....? correto ligar o dosador na mufla.. sim ou naum.
[snapback]396387[/snapback]
seu problema parece ser dosador ou bomba. o ponto de captação de pressão pra ele pode ser na mufla mesmo.
-
o parafuso pequeno é conhecido como o de regulagem de alta. o termo progressiva eu nunca escutei.
qto a pressão subir de 1 pra 3,7, cara é outra coisa q em mais de 16 anos ao lado de mecanica e preparação eu nunca vi e nem escutei falar.
seu problema parece ser dosador ou bomba. o ponto de captação de pressão pra ele pode ser na mufla mesmo.
[snapback]396397[/snapback]
perai que isso é grave
vc nunca escutou falar porque não é correto ou porque não faz ? porque eu garanto que dependendo da regulagem (que nos topicos anteriores já vi que estava fazendo errado, eu deveria desligar o vacuo) ele faz exatamente isso
-
perai que isso é grave
vc nunca escutou falar porque não é correto ou porque não faz ? porque eu garanto que dependendo da regulagem (que nos topicos anteriores já vi que estava fazendo errado, eu deveria desligar o vacuo) ele faz exatamente isso
[snapback]396414[/snapback]
nunca escutei falar e menos ainda vi de perto isso acontecer num sistema de alimentação (aspro) em perfeito estado.
expliquei q com o vacuo no dosador o retorno abre mais, e com isso a pressão tem que cair e não subir.