Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Dosador, como regular essa torneira moderninha ?

Dosador, como regular essa torneira moderninha ?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
53 Posts 10 Posters 18.8k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    rodrigo-viegas
    escreveu em última edição por

o regulador de pressão usa o mesmo principio do hidrovacuo

pense no seu po sobre o pedal do freio como se fosse o combustivel querendo passar pelo regulador, com a mangueira de vacuo ligada fica mais facil pisar no pedal certo(vc não prescisa fazer tanta pressão no pedal) e sem a ação do hidrovacuo( sem vacuo do coletor de admissão) o pedal é mt mais duro para pisar, vc aumenta a pressão no pedal para conseguir freiar.

isso é o que acontece no regulador de pressão

obs: não sou mt bom para explicar esse tipo de coisa, entendo mt bem como funciona na pratica, mas explicar é outra história

1 Resposta Última resposta
    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      • no carros que possuem regulador na flauta a pressão de combustivel é menor com borboleta fechada e maior com ela aberta isso pelo simples fato da pressão atmosferica exercer pressão sobre a mola do regulador de pressão fazendo aumentar a pressão quando a borboleta esta aberta

[snapback]396005[/snapback]

? bem isso mesmo…

o vêcuo no coletor de admissão é maior na marcha-lenta do q em wot

como esse vêcuo é maior, a membrana é puxada, abrindo mais o retorno e a pressão de comb cai...

? medida q se abre a borboleta o vêcuo diminui e a membrana do regulador original é puxada com menos força, ou seja, o retorno é fechado aos poucos e a pressão volta a subir...

essa variação é pequena, mas rola (pelo menos é pra rolar) na linha de comb original...

me estranhou o fato do hpi não ser sensável a essa diferença de vêcuo no coletor...eu achava q rolava alguma variação :ninja:

• W Offline
        W Offline
        wagnerlg

como é correto ligar o dosador…

o meu ta ligado na mufla …note que o que ta assinalado é o vacuo pra his e vem um da mufla que vai direto para o dosador pequeno ...que venho no kit.....que acho que ele ta com problema pq a minha pressão cai em wot.

bomba é feita .....bem feita ja testada e retestada.

• R Offline
          R Offline
          rodrigo-viegas

? bem isso mesmo…

o vêcuo no coletor de admissão é maior na marcha-lenta do q em wot

como esse vêcuo é maior, a membrana é puxada, abrindo mais o retorno e a pressão de comb cai...

? medida q se abre a borboleta o vêcuo diminui e a membrana do regulador original é puxada com menos força, ou seja, o retorno é fechado aos poucos e a pressão volta a subir...

essa variação é pequena, mas rola (pelo menos é pra rolar) na linha de comb original...

me estranhou o fato do hpi não ser sensável a essa diferença de vêcuo no coletor...eu achava q rolava alguma variação  :ninja:

[snapback]396034[/snapback]

no hpi é a mesma coisa pelo menos no que eu uso é assim :

com o carro em marcha lenta fica em 3 bar normal

borboleta aberta fica com cerca de 6 bar mas da pra aumentar ate uns 8 bar sem mudar a pressão inicial de 3 bar o parafuso allen principal é mt sensivel qualquer giro da uma diferença danada por isso indico uso de medidor de vazão e pressão para acertar isso

na primeira vez que fui acertar estraguei o regulador original do carro motivo na lenta estava com uns 4 bar a com borboleta aberta dava 12 bar imagina o original é projetado para apenas 3 bar na media

outra coisa que eu acho importante é que quando vc aumenta a pressão diminui a vazão de combustivel de nada adianta dizer bah o meu da 8 bar na linha e a vaz?o???quanto da? as vezes ela cai pra zero ai não adianta

• Q Offline
            Q Offline
            quarteto

no hpi é a mesma coisa pelo menos no que eu uso é assim :

com o carro em marcha lenta  fica em 3 bar normal

borboleta aberta fica com cerca de 6 bar mas da pra aumentar ate uns 8 bar sem mudar a pressão inicial de 3 bar o parafuso allen principal é mt sensivel qualquer giro da uma diferença danada   por isso indico uso de medidor de vazão e pressão para acertar isso

na primeira vez que fui acertar estraguei o regulador original do carro motivo na lenta estava com uns 4 bar a com borboleta aberta dava 12 bar imagina o original é projetado para apenas 3 bar na media

outra coisa que eu acho importante é que quando vc aumenta a pressão diminui a vazão de combustivel de nada adianta dizer bah o meu da 8 bar na linha e a vaz?o???quanto da? as vezes ela cai pra zero ai não adianta

[snapback]396081[/snapback]

seu carro é turbo?

• R Offline
              R Offline
              rodrigo-viegas

não é não

mas imagino que num turbo funcione da mesma maneira

• R Offline
                R Offline
                rodrigo-viegas

ops imagino não funciona da mesma forma

• R Offline
                  R Offline
                  rocmtfk

tipo, a rotação esta estabilizada na lenta, ai vc acelera de uma vez e a pressão cai e volta rapidinho.

se fzr pressão no dosador (como o turbo), o retorno vai fechando e fazendo a pressão subir, mas o motor é aspirado e não existe pressão positiva pra dentro do dosador, então não é pra ter como a pressão subir ao se fzr mais vacuo, a lágica é a pressão cair por causa da sucção da membrana e abrindo um pouco mais o retorno.

muito ?kztr?nio isso tudo mesmo.

vc precisa explicar isso rapidamente aqui pro meu dosador… eu sei que o carro é forte.. mas isso é ridiculo... :ninja: porque... simplesmente é isso que ele faz... lenta, 1 bar (isso mesmo, mistura ok, vai ver é por causa dos bicos retrabalhados) e quando eu piso vai a 3,7 bar de pressão....

então é assim... eu piso e mantenho o po... ele parte voado de 1,0 bar para 3,7 bar.. mantenho o po e aceleração, sem mover.... ele vai baixando... até um certo ponto. bolou? mais um dado... :ohoh: eu não fui preciso ao dizer até aonde baixa porque muda :) tipo assim... dependendo do regime do motor... a pressão minima na aceleração varia... :)

uma pergunta... o parafuso pequeno com uma mola que fica no hpi... qual o nome certo dele? é progressiva mesmo? e como ele funciona na pratica? fechado faz o que e aberto faz o que?

• F Offline
                    F Offline
                    Frighetto

então é assim… eu piso e mantenho o po... ele parte voado de 1,0 bar para 3,7 bar.. mantenho o po e aceleração, sem mover…. ele vai baixando... até um certo ponto. bolou? mais um dado… :ninja: eu não fui preciso ao dizer até aonde baixa porque muda :ohoh: tipo assim... dependendo do regime do motor... a pressão minima na aceleração varia... :)

[snapback]396314[/snapback]

isso acontece pois o vêcuo aumenta ao andar com o po na mesma posição e o carro for ganhando velocidade. se manter velocidade com meia carga, é gerado um certo vêcuo mas ele se mantem. eu acompanhava isso no vacuometro quando tinha saveiro. :)

• M Offline
                      M Offline
                      marcioap

bom, o fato dos carros tipo ap mi baixar a presão na lenta pelo que me explicarom, un motor aspirado com borboleta aberta tem 1bar de presão(varia de acordo a altitude do mar e tal, ou seja, presão atmosferica) e ao fechar a borboleta o motor ja não tem mais esse 1bar que tinha antes, ele cai pra zero(vacuo dentor do coletor, pois não tem a presão atmosferica) e ai a presão é baixada para manter a mesma presão no bico, com borboleta aberta tem 1bar dentro do coletor e mais 3bar de combustivel nos bicos si vc restar sobra 2bar en cima do bico, pois é 3bar de comb menos 1bar de presão dentro do coletor, agora ao soltar o acelerador a presão cai pra zero e então o bico ja não precisa injetar nos 1bar de presão o q facilita a injeção de combustivel ai o regulador baixa a presão pra 2bar q é a presão de trabalho do bico, na realidade un bico mi não trabalha com 3 bar e sim 2bar apesar do regulador mandar 3bar quando tá pisando.

eu não sei explicar bem, mais é assim que funciona.

agora sobre o dosador, pelo que sei, o hpi funciona assim, vc regula a presão de trabalho dele sem o vacuo, ou seja a presão q ele tem q manter quando vc pisar no acelerador mais sem presão de turbo, ai vc liga o vacuo e regula o parafuzinho da progressiva até baixar pros 2bar ai ele fica como original, e ao meter presão pela logica ele deve subir conforme a presão de turbo ou seja, lenta vai ficar en 2bar pisou vai pra 3bar e si teu turbo estiver comprimindo 1bar ele vai pra 4bar. só que agora num sei como fazer pra ir alem dos 4bar, tipo, si for um carro bom bicos abertos e presão alta pra alimentar, pois num sei como regularia a lenta e a alta, acho q teria q encontrar um meio termo.

• W Offline
                        W Offline
                        wagnerlg

como é correto ligar o dosador…

o meu ta ligado na mufla …note que o que ta assinalado é o vacuo pra his e vem um da mufla que vai direto para o dosador pequeno ...que venho no kit.....que acho que ele ta com problema pq a  minha pressão cai em wot.

bomba é feita .....bem feita ja testada e retestada.

[snapback]396053[/snapback]

alguém tem alguma dica o pq a minha pressão cai …o meu dosador ta ligado na mufla.....? correto ligar o dosador na mufla.. sim ou naum.

• R Offline
                          R Offline
                          rocmtfk

pow cara na boa.. vc avaba de me dar um knowhow foda do que fazer e nem deve ter se dado conta disso…

eu nunca fiz esse procedimento

de desligar o vacuo e fazer a regulagem da maxima e depois... ligar o vacuo e ir regulando a progressiva as coisas começam a fazer muito sentido :ninja:

• ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante

vc precisa explicar isso rapidamente aqui pro meu dosador… eu sei que o carro é forte.. mas isso é ridiculo... :ninja: porque... simplesmente é isso que ele faz... lenta, 1 bar (isso mesmo, mistura ok, vai ver é por causa dos bicos retrabalhados) e quando eu piso  vai a 3,7 bar de pressão....

então é assim... eu piso e mantenho o po... ele parte voado de 1,0 bar para 3,7 bar.. mantenho o po e aceleração, sem mover.... ele vai baixando... até um certo ponto. bolou? mais um dado... :ohoh: eu não fui preciso ao dizer até aonde baixa porque muda :) tipo assim... dependendo do regime do motor... a pressão minima na aceleração varia... :)

uma pergunta... o parafuso pequeno com uma mola que fica no hpi... qual o nome certo dele? é progressiva mesmo? e como ele funciona na pratica? fechado faz o que e aberto faz o que?

[snapback]396314[/snapback]

o parafuso pequeno é conhecido como o de regulagem de alta. o termo progressiva eu nunca escutei.

qto a pressão subir de 1 pra 3,7, cara é outra coisa q em mais de 16 anos ao lado de mecanica e preparação eu nunca vi e nem escutei falar.

alguém tem alguma dica o pq a minha pressão cai …o meu dosador ta ligado na mufla.....? correto ligar o dosador na mufla.. sim ou naum.

[snapback]396387[/snapback]

seu problema parece ser dosador ou bomba. o ponto de captação de pressão pra ele pode ser na mufla mesmo.

• R Offline
                              R Offline
                              rocmtfk

eu sempre tentei regular com o vacuo ligado, ou seja, se esse procedimento é o correto… bem, faz todo sentido.

• W Offline
                                W Offline
                                wagnerlg

valew…..ka ..hj compro outro dosador mas como eu ja tinha perguntado qual seria um bom pois dos pequeno não adianta comprar certo. seria um maior

• R Offline
                                  R Offline
                                  rocmtfk

o parafuso pequeno é conhecido como o de regulagem de alta. o termo progressiva eu nunca escutei.

qto a pressão subir de 1 pra 3,7, cara é outra coisa q em mais de 16 anos ao lado de mecanica e preparação eu nunca vi e nem escutei falar.

seu problema parece ser dosador ou bomba. o ponto de captação de pressão pra ele pode ser na mufla mesmo.

[snapback]396397[/snapback]

perai que isso é grave :ninja:

vc nunca escutou falar porque não é correto ou porque não faz ? porque eu garanto que dependendo da regulagem (que nos topicos anteriores já vi que estava fazendo errado, eu deveria desligar o vacuo) ele faz exatamente isso

• ? Offline
                                    ? Offline
                                    Visitante

perai que isso é grave   :ninja:

vc nunca escutou falar porque não é correto ou porque não faz ? porque eu garanto que dependendo da regulagem (que nos topicos anteriores já vi que estava fazendo errado, eu deveria desligar o vacuo) ele faz exatamente isso

[snapback]396414[/snapback]

nunca escutei falar e menos ainda vi de perto isso acontecer num sistema de alimentação (aspro) em perfeito estado.

expliquei q com o vacuo no dosador o retorno abre mais, e com isso a pressão tem que cair e não subir.

• M Offline
                                      M Offline
                                      marcioap

nunca escutei falar e menos ainda vi de perto isso acontecer num sistema de alimentação (aspro) em perfeito estado.

expliquei q com o vacuo no dosador o retorno abre mais, e com isso a pressão tem que cair e não subir.

[snapback]396438[/snapback]

num é que sobe de 1bar pra 3.7bar e sim baixa de 3.7 pra 1bar na lenta, pelo que eu entendi, o motor dele tá assim

lenta = 1bar

pisou = 3.7bar

final = não sei

isso deve ser por que na hora de regular, pode ser q desligarom o vacuo e regularom pra 3.7bar ai ligarom o vacuo e fecharom a regulagen de alta e com isso ele puxa a membrana e abre o retorno baixando a presão, ai quando ele solta o po fica en 1bar e quando pisa vai pra 3.7bar e quano o turbo sopra a presão sobe so não sei pra quando, agoro o lance da presão cair num sei si entendi bem, mais si é tipo assim,

vc sai com o carro e vai pisando e estabiliza o acelerador, quando o carro atingir a velocidade na qual o motor não faz tanta força pra manter o carro, a carga do motor diminui mesmo mantendo o acelerador, e com isso dá mais vacuo dentro do coletor fazendo com que o dosador abra o retorno baixando a presão, pra confirmar si é isso mesmo, quando acontecer, basta dar uma pisadinha de leve e prasão tem q subir denovo.

• ? Offline
                                        ? Offline
                                        Visitante

num é que sobe de 1bar pra 3.7bar e sim baixa de 3.7 pra 1bar na lenta, pelo que eu entendi, o motor dele tá assim

lenta = 1bar

pisou = 3.7bar

final = não sei

isso deve ser por que na hora de regular, pode ser q desligarom o vacuo e regularom pra 3.7bar ai ligarom o vacuo e fecharom a regulagen de alta e com isso ele puxa a membrana e abre o retorno baixando a presão, ai quando ele solta o po fica en 1bar e quando pisa vai pra 3.7bar e quano o turbo sopra a presão sobe so não sei pra quando, agoro o lance da presão cair num sei si entendi bem, mais si é tipo assim,

vc sai com o carro e vai pisando e estabiliza o acelerador, quando o carro atingir a velocidade na qual o motor não faz tanta força pra manter o carro, a carga do motor diminui mesmo mantendo o acelerador, e com isso dá mais vacuo dentro do coletor fazendo com que o dosador abra o retorno baixando a presão, pra confirmar si é isso mesmo, quando acontecer, basta dar uma pisadinha de leve e prasão tem q subir denovo.

[snapback]396458[/snapback]

uai, se ta com 1 bar na lenta e vai pra 3,7 bar qdo acelera, então a pressão sobe sim né marcio…

podem ter feito o q vc disse, mas não entendo como pode alterar tanto a pressão, subir quase quatro vezes em cima do inicial. isso parece até motor turbo com dosador pressurizado.

• M Offline
                                          M Offline
                                          marcioap

uai, se ta com 1 bar na lenta e vai pra 3,7 bar qdo acelera, então a pressão sobe sim né marcio…

podem ter feito o q vc disse, mas não entendo como pode alterar tanto a pressão, subir quase quatro vezes em cima do inicial. isso parece até motor turbo com dosador pressurizado.

[snapback]396476[/snapback]

pode ser q o hpi dele tenha mola mais fraca, e com isso o vacuo que vem pela mangueirinha q tá ligada no coletor vence puxar a membrana e abrir o retorno, tambein achei uma variação bem grande, normalmente o dosador concegue baixar até 1.5bar tirando o po do acelerador, ais baixar cuase 3bar é bastante.

analisei agora e usando uma mola mais fraca seria posivel baixar mais a presão ao colocar vacuo na mangueira, mais quando tira-se ele com a mola mais fraca tambein seria dificil essa variação de presão, pois a mola não teria força o suficiente pra fechar o retorno.

mais como ja foi falado, que dosador é complicado de se entender. o que eu ja apanhei de un pora de un hpi é coisa de louco. :ninja:

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários